Pesquisar No Site

Encontro de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa e a com Deficiência reúne usuários do Ciapi em Caraguatatuba

Encontro de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa e a com Deficiência reúne usuários do Ciapi em Caraguatatuba
Encontro de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa e a com Deficiência reúne usuários do Ciapi em Caraguatatuba

“Uma manhã cheia de informação, aprendizado e esclarecimentos”, assim definiu a usuária do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), Maria Cecília Ruiz, que participou do “Encontro de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa e a com Deficiência”, na sexta-feira (27)

O evento, realizado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), teve o objetivo de chamar a atenção para este problema social, muitas vezes silencioso.

Além dos usuários do Ciapi, o encontro contou com a participação de representantes de diversas secretarias municipais e de entidades socioassistenciais que prestam atendimento a esses segmentos da população.

A servidora da Secretaria de Saúde e membro do Comitê Municipal de Vigilância às Violências, Ceci Oliveira Penteado, abordou o tema “A importância da notificação para a rede de proteção do idoso e da pessoa com deficiência”.

“Temos uma rede de proteção formada pelas secretarias de Saúde, Assistência Social e Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, onde trabalhamos em conjunto a partir do momento que recebemos notificação sobre qualquer tipo de violência, que chega por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Centro de Referências de Assistência Social (CRAS), Santa Casa, Hospital Regional, delegacia. As notificações geram dados e os dados permitem ao governo municipal estabelecer políticas públicas que atendam à população”, destacou.

A diretora de articulação da Sepedi, Selma Hecher, reforçou a importância do Disque 100 para denunciar, anonimamente, qualquer caso de violência. Como também outros canais para denúncia como o Ministério Público, Delegacias de Polícia, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Sepedi.

O assessor da Secretaria de Assistência Social, Diego Luiz Silva Pereira, explicou sobre os trabalhos desenvolvidos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que são seis no município, e também sobre o Centro de Referencia Especializado de Assistência Social (CREAS).

A palestra principal do encontro foi realizada pelo advogado Rafael Dias, presidente da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência e da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Caraguatatuba, que abordou o tema “Violência contra a Pessoa Idosa e a com Deficiência: Como prevenir e combater”.

Ele trouxe dados do Fórum Nacional de Segurança Pública – Atlas da Violência no Brasil, que entre 2020 a 2023 o número de denúncias pelo Disque 100 de violências contra idosos foi de 408.395 mil e somente em 2024 esse número subiu para 657 mil.

“As mulheres são as mais agredidas: 70% entre mulheres idosas e 88% entre mulheres com deficiência. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais são os três estados que mais somam agressões contra idosos e PcDs”, destacou.

O advogado também explicou as formas de violência contra esses segmentos populacionais: física, psicológica/moral, patrimonial/material, negligência, institucional e sexual.

“O Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741/2003, que visa garantir os direitos e a proteção da população com 60 anos ou mais, e o Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei 13.146/2015, que visa assegurar a proteção, o amparo e a inclusão plena dessas pessoas na sociedade, garantindo a igualdade de oportunidades e participação em todos os âmbitos da vida, são marcos para o poder público e para a sociedade brasileira”, afirmou.

Dias também abordou os golpes mais comuns – falsa central telefônica, para roubo de senha, transferência de valores; falso romance/golpe emocional; oferecimento de ajuda nos caixas eletrônicos para troca de cartão ou furto; falso presente que cobra taxa de entrega; boletos falsos por e-mail ou SMS; pelo whatsApp para clonagem e empréstimos; falso sequestro; falsa maquininha de cartão com visor adulterado para compra duplicada, entre outros.

Para Maria Donizeti Sandim, “quem não assistiu ao evento, perdeu uma ótima oportunidade de se informar”. Usuária do Ciapi, a idosa disse que “o encontro foi muito bom e esclarecedor”.

Abertura

O encontro foi aberto com uma apresentação de Tai Chi Chuan da turma do Ciapi do professor Cleber Dias. O mestre convidou aos presentes a fazer vários movimentos desta arte marcial para relaxar o corpo e acalmar a mente.

Logo após, o prefeito Mateus Silva ressaltou a satisfação em mais uma vez participar de um evento na Sepedi e Ciapi, pois são equipamentos que oferecem um acolhimento e um trabalho diferenciados à população idosa e a com deficiência.

“Minha intenção é que tenhamos mais equipamentos como estes na cidade para oferecermos atendimentos mais específicos e estruturados a todos que necessitam”, afirmou.

A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Malerba, agradeceu as entidades parceiras, ao secretariado municipal, palestrantes e participantes do evento.

“O combate à violência contra pessoas idosas e pessoas com deficiência tem que ser contínuo, junto com os conselhos municipais do idoso e da pessoa com deficiência, a rede protetiva e promotoria”, frisou.

Secretaria de Comunicação – PMC

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Audiências Públicas da Política Nacional Aldir Blanc iniciam na próxima quarta-feira
Audiências Públicas da Política Nacional Aldir Blanc iniciam na próxima quarta-feira

Na próxima quarta-feira (11/6), às 18h, iniciam as audiências públicas do 2º ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB, em Caraguatatuba. O primeiro encontro será realizado no IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo). No dia 17/6 (terça-feira), a audiência será

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 04/06/2025
Jogos Escolares Municipais começam em Caraguatatuba
Jogos Escolares Municipais começam em Caraguatatuba

O Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) ficou lotado de estudantes esportistas na manhã desta quarta-feira (25) em Caraguatatuba para o início de mais uma edição dos Jogos Escolares Municipais (JEM). A competição começou oficialmente com as primeiras provas da modalidade de atletismo para alunos do Ensino Fundamental II também

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 25/06/2025
Atletas dos Jogos Regionais da Melhor Idade de Caraguatatuba são recepcionados no Centro Esportivo
Atletas dos Jogos Regionais da Melhor Idade de Caraguatatuba são recepcionados no Centro Esportivo

Após a excelente campanha de Caraguatatuba na 27ª edição dos Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi), os atletas do município foram recepcionados pelo secretário de Esportes e Recreação Cláudio Longo, e o secretário-adjunto de Esportes e Recreação Rubens Antônio de Castro, na quadra poliesportiva do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 17/06/2025
Caraguatatuba mobiliza população em ações de combate ao trabalho infantil
Caraguatatuba mobiliza população em ações de combate ao trabalho infantil

A Secretaria de Assistência Social promoveu duas importantes ações de conscientização contra o trabalho infantil em alusão ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) na última quinta-feira (12). As atividades mobilizaram crianças, adolescentes, adultos e comerciantes, e reforçou o compromisso do município na proteção dos direitos da infância e

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 16/06/2025
9ª Festa Junina Forró de Todos é neste sábado na Praça do Caiçara
9ª Festa Junina Forró de Todos é neste sábado na Praça do Caiçara

Com o intuito de valorizar as festas tradicionais nordestinas presentes na cultura popular e manter acesa a chama da cultura forrozeira, o Coletivo Forró de Todos realiza sua 9º Festa Junina no sábado, (28/6), das 18h às 22h, na Praça do Caiçara. A entrada é gratuita e livre para todos

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 25/06/2025