Pesquisar No Site
Encontro de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa e a com Deficiência reúne usuários do Ciapi em Caraguatatuba
Encontro de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa e a com Deficiência reúne usuários do Ciapi em Caraguatatuba
“Uma manhã cheia de informação, aprendizado e esclarecimentos”, assim definiu a usuária do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), Maria Cecília Ruiz, que participou do “Encontro de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa e a com Deficiência”, na sexta-feira (27)
O evento, realizado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), teve o objetivo de chamar a atenção para este problema social, muitas vezes silencioso.
Além dos usuários do Ciapi, o encontro contou com a participação de representantes de diversas secretarias municipais e de entidades socioassistenciais que prestam atendimento a esses segmentos da população.
A servidora da Secretaria de Saúde e membro do Comitê Municipal de Vigilância às Violências, Ceci Oliveira Penteado, abordou o tema “A importância da notificação para a rede de proteção do idoso e da pessoa com deficiência”.
“Temos uma rede de proteção formada pelas secretarias de Saúde, Assistência Social e Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, onde trabalhamos em conjunto a partir do momento que recebemos notificação sobre qualquer tipo de violência, que chega por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Centro de Referências de Assistência Social (CRAS), Santa Casa, Hospital Regional, delegacia. As notificações geram dados e os dados permitem ao governo municipal estabelecer políticas públicas que atendam à população”, destacou.
A diretora de articulação da Sepedi, Selma Hecher, reforçou a importância do Disque 100 para denunciar, anonimamente, qualquer caso de violência. Como também outros canais para denúncia como o Ministério Público, Delegacias de Polícia, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Sepedi.
O assessor da Secretaria de Assistência Social, Diego Luiz Silva Pereira, explicou sobre os trabalhos desenvolvidos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que são seis no município, e também sobre o Centro de Referencia Especializado de Assistência Social (CREAS).
A palestra principal do encontro foi realizada pelo advogado Rafael Dias, presidente da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência e da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Caraguatatuba, que abordou o tema “Violência contra a Pessoa Idosa e a com Deficiência: Como prevenir e combater”.
Ele trouxe dados do Fórum Nacional de Segurança Pública – Atlas da Violência no Brasil, que entre 2020 a 2023 o número de denúncias pelo Disque 100 de violências contra idosos foi de 408.395 mil e somente em 2024 esse número subiu para 657 mil.
“As mulheres são as mais agredidas: 70% entre mulheres idosas e 88% entre mulheres com deficiência. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais são os três estados que mais somam agressões contra idosos e PcDs”, destacou.
O advogado também explicou as formas de violência contra esses segmentos populacionais: física, psicológica/moral, patrimonial/material, negligência, institucional e sexual.
“O Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741/2003, que visa garantir os direitos e a proteção da população com 60 anos ou mais, e o Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei 13.146/2015, que visa assegurar a proteção, o amparo e a inclusão plena dessas pessoas na sociedade, garantindo a igualdade de oportunidades e participação em todos os âmbitos da vida, são marcos para o poder público e para a sociedade brasileira”, afirmou.
Dias também abordou os golpes mais comuns – falsa central telefônica, para roubo de senha, transferência de valores; falso romance/golpe emocional; oferecimento de ajuda nos caixas eletrônicos para troca de cartão ou furto; falso presente que cobra taxa de entrega; boletos falsos por e-mail ou SMS; pelo whatsApp para clonagem e empréstimos; falso sequestro; falsa maquininha de cartão com visor adulterado para compra duplicada, entre outros.
Para Maria Donizeti Sandim, “quem não assistiu ao evento, perdeu uma ótima oportunidade de se informar”. Usuária do Ciapi, a idosa disse que “o encontro foi muito bom e esclarecedor”.
Abertura
O encontro foi aberto com uma apresentação de Tai Chi Chuan da turma do Ciapi do professor Cleber Dias. O mestre convidou aos presentes a fazer vários movimentos desta arte marcial para relaxar o corpo e acalmar a mente.
Logo após, o prefeito Mateus Silva ressaltou a satisfação em mais uma vez participar de um evento na Sepedi e Ciapi, pois são equipamentos que oferecem um acolhimento e um trabalho diferenciados à população idosa e a com deficiência.
“Minha intenção é que tenhamos mais equipamentos como estes na cidade para oferecermos atendimentos mais específicos e estruturados a todos que necessitam”, afirmou.
A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Malerba, agradeceu as entidades parceiras, ao secretariado municipal, palestrantes e participantes do evento.
“O combate à violência contra pessoas idosas e pessoas com deficiência tem que ser contínuo, junto com os conselhos municipais do idoso e da pessoa com deficiência, a rede protetiva e promotoria”, frisou.
Secretaria de Comunicação – PMC
Veja Também Recentes
Caraguatatuba conquista 32 medalhas na abertura do Circuito Paulista de Jiu-Jitsu
A equipe de jiu-jitsu de Caraguatatuba (Vision) teve um desempenho expressivo na primeira etapa do Circuito Paulista da modalidade, realizada no último fim de semana (14 e 15/3), na cidade de Barueri. Um total 33 atletas representaram a equipe e conquistaram 32 medalhas, consolidando um início de temporada bastante positivo.
Guarda Civil Municipal prende mulher procurada pela Justiça no bairro Estrela Dalva
Equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba, durante patrulhamento preventivo realizado na Rua Antônio Nardi, nº 200, bairro Estrela Dalva, na tarde de terça-feira (17), visualizou uma mulher em atitude suspeita nas proximidades de uma unidade escolar. Diante da situação, foi realizada a abordagem e, após consulta aos sistemas
Caraguatatuba adota CNPJ como inscrição municipal e avança na desburocratização da jornada dos empreendedores
A Prefeitura de Caraguatatuba segue com seu pacote de medidas para desburocratização da jornada de empresários e empreendedores que pretendem investir no município. Com base no Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Art. 8º da Lei Complementar nº 123/2006), Caraguatatuba passou a utilizar Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas
Teatro Mario Covas apresenta peças gratuitas sobre espectro autista na próxima semana
Na próxima semana, o Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe duas peças teatrais voltadas ao público infantil, que abordam, de forma lúdica e descontraída, o Transtorno do Espectro Autista (TEA). As montagens propõem reflexões sobre diversidade e pertencimento, aliando entretenimento à conscientização. A entrada é gratuita. As apresentações dialogam com
Caraguatatuba divulga candidatos aptos e inaptos para eleição do CMDU 2026/2027
A Prefeitura de Caraguatatuba divulgou o comunicado oficial com o deferimento e indeferimento das candidaturas para a eleição do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), referente ao biênio 2026/2028. O resultado pode ser consultado no Diário Oficial do município clicando aqui. O processo busca preencher as quatro vagas destinadas a
