Pesquisar No Site

Pontos MIS tem Mostra LGBT+ na Videoteca Lúcio Braun em junho

Pontos MIS tem Mostra LGBT+ na Videoteca Lúcio Braun em junho
Pontos MIS tem Mostra LGBT+ na Videoteca Lúcio Braun em junho

A Videoteca Lúcio Braun apresenta mais uma seleção de filmes do programa Pontos MIS. As exibições serão às terças-feiras, dias 3, 10, 14 e 24 de junho, às 18h, com entrada gratuita. Em junho é celebrado o mês do orgulho LGBT+ e, para marcar a data, Cineclube preparou uma programação dedicada ao tema.

LGBTQIAPN+ é a sigla que representa lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer, intersexuais, assexuais, pansexuais, não-binários e o mais, que abrange outras identidades e orientações sexuais que não estão especificamente mencionadas.

Os filmes nacionais escolhidos do catálogo do Pontos MIS que, embora não pretendam representar todas as vivências LGBT+, oferecem fragmentos da diversidade de histórias e trajetórias dentro desse universo, além de refletirem como o cinema nacional tem retratado essas experiências.

A mostra tem início com ”Laerte-se”, um documentário sobre a cartunista Laerte, que aos 60 anos passou por uma transição de gênero, surpreendendo muitos ao se assumir mulher e gerou uma discussão pública importante sobre o tema.

Outro filme, ”Tudo o que você poderia ser”, acompanha um grupo de quatro jovens queer, reforça a importância da amizade e da construção de uma família escolhida, em contextos muitas vezes marcados pela rejeição familiar.

Já ”Sofia Foi” apresenta a vivência queer como um aspecto da vida da protagonista, sem que sua identidade de gênero seja o conflito central, e amplia assim a compreensão sobre as múltiplas dimensões da experiência de ser LGBT+.

Na mesma linha, ”Cidade; Campo” aborda diversas questões, inclui a história de um casal de mulheres que se muda para o interior e traz diferentes perspectivas e realidades.

O convite é para todas as pessoas interessadas no tema e em compartilhar suas vivências, a participarem das exibições. O objetivo é fortalecer espaços de troca, conscientização e celebração da diversidade.

O Pontos MIS é um programa de formação e difusão cultural e acontece em Caraguatatuba por meio de parceria entre o Governo Municipal e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e o MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

Confira as sinopses e detalhes das produções

Dia 3 – 18h – “Laerte-se”

Direção: Lygia Barbosa e Eliane Brum

País de produção: Brasil

Tempo de duração: 100 minutos

Ano: 2017

Classificação etária: 14 anos

Neste documentário, Laerte conjuga um corpo no feminino, esquadrinha conceitos e preconceitos. Não busca identidade. O que conjura são desidentidades. Laerte é filho e filha, é vó e vô. É também pai de três filhos, órfão de um. É ainda quem leva a filha ao altar como pai e como mulher. E quem, mesmo sem útero, gesta. Envia suas criaturas para confrontar a realidade na ficção dos quadrinhos como uma vanguarda de si. E, nas ruas, ficciona-se como personagem real.

Dia 10 – 18h – “Tudo o que você poderia ser”

Direção: Ricardo Alves Junior

Tempo de duração: 1h13

Ano: 2024

Gênero: Documentário, Drama

Roteiro: Germano Melo

Elenco: Aisha Brunno, Bramma Bremmer, Igui Leal

Classificação: Não recomendado para menores de 16 anos

“Tudo o Que Você Podia Ser” é um documentário de ficção dirigido por Ricardo Alves Jr. que acompanha Aisha em seu último dia em Belo Horizonte, pois está de partida e encara um dia muito especial de com as suas melhores amigas: Bramma, Igui e Will, construi uma mensagem poderosa sobre a amizade e sua construção de família. Entre risos e lágrimas, confissões e encontros afetuosos, é hora de celebrar até o limite, quando o nascer do sol se irradia sobre a beleza tocante e sincera dessa amizade. Borrando os limites entre o real e o ficcional, “Tudo o Que Você Podia Ser” é um retrato autêntico da mais plena liberdade queer. Pelo olhar das personagens, viajamos pela experiência sensível, brilhante, de corpos dissidentes que nos tocam pelo reconhecimento do que nos torna melhores, humanos: o amor, os laços de amizade, a alegria de ser o que se é. Selecionado para o Festival do Rio de 2023. Agora, o astronauta vai mais uma vez abrir as asas dos seus sonhos e voltar à infância.

Dia 17- 18h – “Sofia Foi”

A obra, lançada em 2023, é uma produção brasileira e independente. Em 69 minutos de duração, o filme do diretor Pedro Geraldo conta a história da universitária Sofia, de 23 anos, que, após deixar o apartamento onde estava hospedada, passa por uma solitária jornada noturna pelo campus da Universidade de São Paulo.

A classificação indicativa do filme é 14 anos

Dia 24 – 18h – “Cidade; Campo”

Dir. Juliana Rojas

Brasil

2024

119 min.

Drama

Classificação: Livre

Cidade; Campo é um drama que acompanha a história de duas mulheres de realidades completamente diferentes que precisam passar pelo processo de migração entre o ambiente urbano e rural. Entre transformações e desafios em meio a novas paisagens e realidades, elas lutam pela sobrevivência e a busca por suas identidades em contextos de ruptura e mudança.

A Videoteca Lúcio Braun está localizada no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, na Praça Dr. Cândido Motta, 72, no Centro. A entrada é pela Praça do Caiçara.

Logo Oficial ODS
Mais ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

Veja Também Recentes

3ª edição da Caraguá Cup reúne atletas e autoridades em cerimônia de abertura no Centro Esportivo
3ª edição da Caraguá Cup reúne atletas e autoridades em cerimônia de abertura no Centro Esportivo

Caraguatatuba recebeu na terça-feira (8) a cerimônia de abertura da terceira edição da Caraguá Cup, considerada uma das maiores competições de futebol de base do Brasil. O torneio conta com 60 equipes de diversas regiões do país, com jogos nas categorias sub-8 a sub-17. A abertura ocorreu no Centro Esportivo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 10/07/2025
Governo de Caraguatatuba amplia parceria com Centro Universitário Módulo para estágio e capacitação de servidores
Governo de Caraguatatuba amplia parceria com Centro Universitário Módulo para estágio e capacitação de servidores

Estudantes de Caraguatatuba e servidores públicos terão acesso ampliado a estágio curricular obrigatório e à capacitação graças aos aditivos de convênio firmados entre governo municipal e o Centro Universitário Módulo. O encontro para firmar a parceria foi realizado no gabinete do prefeito Mateus Silva na última terça-feira (12), com a

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 16/07/2025
Governo Municipal fecha parceria com Instituto Federal para atuação de alunos do curso de Engenharia com Defesa Civil
Governo Municipal fecha parceria com IFSP para atuação de alunos do curso de Engenharia com a Defesa Civil Municipal

Representantes do IFSP Campus Caraguatatuba e do governo municipal se reuniram para conversar sobre uma parceria entre as duas instituições por meio dos professores e alunos do curso de Engenharia e a Defesa Civil Municipal. Foi feita uma apresentação do Programa de Cartografia Social dos riscos de desastres naturais em

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 17/06/2025
“A Batalha da Rua Maria Antônia” é destaque desta sexta-feira na Videoteca Lúcio Braun

O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui exibe nesta sexta-feira (4/7), às 19h, o filme “A Batalha da Rua Maria Antônia” na Videoteca Lúcio Braun com entrada gratuita. A classificação indicativa é 16 anos. Dirigido por Vers Egito, é um drama que mergulha no Brasil de 1968, em plena ditadura militar. O filme acompanha a jornada de

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 03/07/2025
Caraguatatuba promove Encontro de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa e a com Deficiência
Caraguatatuba promove Encontro de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa e a com Deficiência

Com o objetivo de chamar a atenção para um problema social, muitas vezes silencioso, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) promove na próxima sexta-feira (27), o “Encontro de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa e a com Deficiência”, um convite à

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 23/06/2025