Pesquisar No Site
Pontos MIS tem Mostra LGBT+ na Videoteca Lúcio Braun em junho

Pontos MIS tem Mostra LGBT+ na Videoteca Lúcio Braun em junho
A Videoteca Lúcio Braun apresenta mais uma seleção de filmes do programa Pontos MIS. As exibições serão às terças-feiras, dias 3, 10, 14 e 24 de junho, às 18h, com entrada gratuita. Em junho é celebrado o mês do orgulho LGBT+ e, para marcar a data, Cineclube preparou uma programação dedicada ao tema.
LGBTQIAPN+ é a sigla que representa lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer, intersexuais, assexuais, pansexuais, não-binários e o mais, que abrange outras identidades e orientações sexuais que não estão especificamente mencionadas.
Os filmes nacionais escolhidos do catálogo do Pontos MIS que, embora não pretendam representar todas as vivências LGBT+, oferecem fragmentos da diversidade de histórias e trajetórias dentro desse universo, além de refletirem como o cinema nacional tem retratado essas experiências.
A mostra tem início com ”Laerte-se”, um documentário sobre a cartunista Laerte, que aos 60 anos passou por uma transição de gênero, surpreendendo muitos ao se assumir mulher e gerou uma discussão pública importante sobre o tema.
Outro filme, ”Tudo o que você poderia ser”, acompanha um grupo de quatro jovens queer, reforça a importância da amizade e da construção de uma família escolhida, em contextos muitas vezes marcados pela rejeição familiar.
Já ”Sofia Foi” apresenta a vivência queer como um aspecto da vida da protagonista, sem que sua identidade de gênero seja o conflito central, e amplia assim a compreensão sobre as múltiplas dimensões da experiência de ser LGBT+.
Na mesma linha, ”Cidade; Campo” aborda diversas questões, inclui a história de um casal de mulheres que se muda para o interior e traz diferentes perspectivas e realidades.
O convite é para todas as pessoas interessadas no tema e em compartilhar suas vivências, a participarem das exibições. O objetivo é fortalecer espaços de troca, conscientização e celebração da diversidade.
O Pontos MIS é um programa de formação e difusão cultural e acontece em Caraguatatuba por meio de parceria entre o Governo Municipal e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e o MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo.
Confira as sinopses e detalhes das produções
Dia 3 – 18h – “Laerte-se”
Direção: Lygia Barbosa e Eliane Brum
País de produção: Brasil
Tempo de duração: 100 minutos
Ano: 2017
Classificação etária: 14 anos
Neste documentário, Laerte conjuga um corpo no feminino, esquadrinha conceitos e preconceitos. Não busca identidade. O que conjura são desidentidades. Laerte é filho e filha, é vó e vô. É também pai de três filhos, órfão de um. É ainda quem leva a filha ao altar como pai e como mulher. E quem, mesmo sem útero, gesta. Envia suas criaturas para confrontar a realidade na ficção dos quadrinhos como uma vanguarda de si. E, nas ruas, ficciona-se como personagem real.
Dia 10 – 18h – “Tudo o que você poderia ser”
Direção: Ricardo Alves Junior
Tempo de duração: 1h13
Ano: 2024
Gênero: Documentário, Drama
Roteiro: Germano Melo
Elenco: Aisha Brunno, Bramma Bremmer, Igui Leal
Classificação: Não recomendado para menores de 16 anos
“Tudo o Que Você Podia Ser” é um documentário de ficção dirigido por Ricardo Alves Jr. que acompanha Aisha em seu último dia em Belo Horizonte, pois está de partida e encara um dia muito especial de com as suas melhores amigas: Bramma, Igui e Will, construi uma mensagem poderosa sobre a amizade e sua construção de família. Entre risos e lágrimas, confissões e encontros afetuosos, é hora de celebrar até o limite, quando o nascer do sol se irradia sobre a beleza tocante e sincera dessa amizade. Borrando os limites entre o real e o ficcional, “Tudo o Que Você Podia Ser” é um retrato autêntico da mais plena liberdade queer. Pelo olhar das personagens, viajamos pela experiência sensível, brilhante, de corpos dissidentes que nos tocam pelo reconhecimento do que nos torna melhores, humanos: o amor, os laços de amizade, a alegria de ser o que se é. Selecionado para o Festival do Rio de 2023. Agora, o astronauta vai mais uma vez abrir as asas dos seus sonhos e voltar à infância.
Dia 17- 18h – “Sofia Foi”
A obra, lançada em 2023, é uma produção brasileira e independente. Em 69 minutos de duração, o filme do diretor Pedro Geraldo conta a história da universitária Sofia, de 23 anos, que, após deixar o apartamento onde estava hospedada, passa por uma solitária jornada noturna pelo campus da Universidade de São Paulo.
A classificação indicativa do filme é 14 anos
Dia 24 – 18h – “Cidade; Campo”
Dir. Juliana Rojas
Brasil
2024
119 min.
Drama
Classificação: Livre
Cidade; Campo é um drama que acompanha a história de duas mulheres de realidades completamente diferentes que precisam passar pelo processo de migração entre o ambiente urbano e rural. Entre transformações e desafios em meio a novas paisagens e realidades, elas lutam pela sobrevivência e a busca por suas identidades em contextos de ruptura e mudança.
A Videoteca Lúcio Braun está localizada no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, na Praça Dr. Cândido Motta, 72, no Centro. A entrada é pela Praça do Caiçara.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba abre inscrições para curso de Mecânica Automotiva Básica gratuito
Estão abertas as inscrições para curso de Mecânica Automotiva Básica em Caraguatatuba. Serão disponibilizadas 20 vagas, no turno da tarde, das 13h às 17h, para curso presencial de qualificação profissional do Qualifica SP – Novo Emprego. Podem se inscrever candidatos que tenham idade mínima de 16 anos, alfabetizados e domiciliados

Jogos Escolares Municipais começam em Caraguatatuba
O Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) ficou lotado de estudantes esportistas na manhã desta quarta-feira (25) em Caraguatatuba para o início de mais uma edição dos Jogos Escolares Municipais (JEM). A competição começou oficialmente com as primeiras provas da modalidade de atletismo para alunos do Ensino Fundamental II também

Procon de Caraguatatuba alerta sobre golpe do ressarcimento dos descontos dos aposentados do INSS
O Procon de Caraguatatuba faz um alerta sobre pessoas mal-intencionadas que se passam por funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para enganar aposentados e pensionistas do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) para furtar os dados dos segurados. Os golpistas entram em contato com as vítimas em potencial

“A Batalha da Rua Maria Antônia” é destaque desta sexta-feira na Videoteca Lúcio Braun
O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui exibe nesta sexta-feira (4/7), às 19h, o filme “A Batalha da Rua Maria Antônia” na Videoteca Lúcio Braun com entrada gratuita. A classificação indicativa é 16 anos. Dirigido por Vers Egito, é um drama que mergulha no Brasil de 1968, em plena ditadura militar. O filme acompanha a jornada de

Encontro de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa e a com Deficiência reúne usuários do Ciapi em Caraguatatuba
“Uma manhã cheia de informação, aprendizado e esclarecimentos”, assim definiu a usuária do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), Maria Cecília Ruiz, que participou do “Encontro de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa e a com Deficiência”, na sexta-feira (27) O