Pesquisar No Site
Retirada de fiação irregular e cabos caídos de postes é intensificada em Caraguatatuba

Retirada de fiação irregular e cabos caídos de postes é intensificada em Caraguatatuba
A retirada de fios e cabos irregulares dos postes de energia em Caraguatatuba será reforçada nos próximos meses. O trabalho abrange toda a cidade, a partir da região central.
O intuito é aumentar a segurança da população, eliminar riscos de acidentes e melhorar a paisagem urbana, especialmente em locais com grande acúmulo de cabeamento clandestino ou desativado.
A ação também garante que o uso do espaço nos postes siga as normas técnicas para evitar prejuízos a empresas regularizadas e possíveis impactos em serviços essenciais como internet, telefonia e fornecimento de energia elétrica.
A ampliação do trabalho foi foco da reunião realizada na quarta-feira (14) entre Ministério Público, representantes da Secretaria de Urbanismo e da EDP Bandeirante, concessionária de energia elétrica. Durante o encontro, foi estabelecida a cooperação para intensificar a remoção de cabos sem identificação e organizar a operação por áreas, já mapeadas pela Secretaria de Urbanismo.
A iniciativa reforça um trabalho iniciado em janeiro deste ano, em cumprimento a uma decisão judicial relacionada a uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público contra a EDP, que foi condenada a realizar a limpeza em das fiações nos postes.
Histórico

#PraTodosVerem: Funcionários da EDP estão ao lado de poste e retiram fiação irregular. Carro da empresa está estacionado e cones sinalizam o serviço (Fotos: Divulgação/PMC)
A primeira etapa do trabalho foi realizada entre os dias 16 e 17 de janeiro, quando equipes da EDP, com apoio do governo municipal, realizaram a retirada de cabos de telecomunicação sem identificação ou desativados nos bairros Tabatinga, Cocanha, Massaguaçu, Sumaré, Getuba, Poiares, Praia das Palmeiras e Jardim Gaivotas.
Além das remoções, empresas responsáveis por fiações em situação irregular foram notificadas para adequação. A atuação incluiu ainda o mapeamento de trechos com fiação excedente e risco iminente, e o suporte técnico da Secretaria de Urbanismo para identificar locais prioritários.
Na ocasião, o governo municipal reforçou que apenas as empresas detentoras dos cabos estão autorizadas a fazer a retirada ou manutenção de suas estruturas, de forma a evitar risco de interrupções em serviços essenciais como internet, segurança pública, saúde e educação em caso de intervenção inadequada.
Secretaria de Comunicação Social – 23/5/2025
Veja Também Recentes

14º Litoral em Dança tem início nesta quinta-feira com competições e aulas abertas
O Litoral em Dança em sua décima quarta edição retorna para os palcos do Teatro Mario Covas a partir desta quinta-feira (19/6) e segue até o dia 22, domingo, com mostras competitivas, oficinas e aulas abertas. Para esta edição, o evento terá como jurados os profissionais Alan Marques, Ana Bottosso,

Campeonato Máster 50 e 60 anos reúne 17 times e começa neste sábado em Caraguatatuba
O Campeonato Máster 50 e 60 anos de Futebol começa neste sábado (28) em Caraguatatuba. A competição reúne um total de 17 equipes, sendo 12 na categoria Máster 50 anos e cinco na categoria Máster 60 anos, com atletas experientes de Caraguatatuba e região. Os jogos da rodada de abertura

Fiscalização ambiental no bairro Barranco Alto coíbe irregularidades
A equipe de fiscalização e monitoramento ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba realizou, na última sexta-feira (6), uma operação no bairro Barranco Alto, na região sul do município, com foco nas áreas com possíveis intervenções irregulares, como descarte de resíduos e supressão de vegetação. De

Parque Natural Municipal do Juqueriquerê abre inscrições para Programa de Voluntariado
Estão abertas as inscrições para o Programa de Voluntariado do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, com o objetivo de engajar a comunidade na preservação do meio ambiente e na realização de atividades de conservação. O programa oferece a oportunidade para quem deseja colaborar com a proteção dos recursos naturais enquanto

Arte e cultura marcam encerramento do Circuito Negrita Arteira em Caraguatatuba
A cidade de Caraguatatuba recebeu neste sábado (28), a terceira e última parada do Circuito Brincante Negrita Arteira, um projeto cultural que promove a valorização das culturas africanas e afro-brasileiras por meio de atividades lúdicas, educativas e inclusivas. O evento foi realizado na EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no bairro Travessão.