Pesquisar No Site
Caraguatatuba segue com oficinas sobre Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)

Caraguatatuba segue com oficinas sobre Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)
A Secretaria Municipal de Assistência Social segue com a programação das Oficinas voltadas ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). As oficinas ocorrem todas as sextas-feiras durante o mês de Maio, das 8h30 às 11h30, na Videoteca Lúcio Braun, localizada no Polo Cultural “Profª Adaly Coelho Passos”, nº 72, no Centro.

#PraTodosVerem: Videoteca Lúcio Braun do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, Centro. Várias pessoas entre homens e mulheres estão sentadas em cadeiras assistindo a oficina de erradicação do trabalho infantil.
As oficinas são direcionadas para professores orientadores e artistas da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Os interessados em participar podem se inscrever presencialmente no local nos dias em que são disponibilizadas.
As ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti) têm como objetivo fortalecer a rede de proteção, promover a identificação e a propagação de informações para a prevenção e erradicação do trabalho infantil em Caraguatatuba.
O programa PETI existe desde 1996 e busca a prevenção e eliminação da exploração do trabalho de crianças e adolescentes menores de 16 anos e ressalva a condição de aprendiz a partir dos 14 anos.
A intersetorialidade do programa é fundamental, pois possibilita o alcance de políticas públicas voltadas ao combate à violação dos direitos de crianças e adolescentes.
Mais informações pelo telefone: (12) 3886 – 2030.
Trabalho Infantil
O IBGE define o trabalho infantil como aquele considerado perigoso e prejudicial para a saúde e desenvolvimento mental, físico, social ou moral das crianças e que interfere na sua escolarização. A legislação brasileira proíbe que crianças até 13 anos trabalhem, em qualquer circunstância.
Adolescentes de 14 e 15 anos só podem trabalhar na condição de aprendiz. Já aqueles com 16 e 17 anos podem ter empregos com carteira assinada, desde que não sejam em atividades insalubres, perigosas ou em horário noturno. Qualquer situação que fuja a essas regras é considerada trabalho infantil.
Denúncias podem ser efetuadas pelo Disque 100. A ligação telefônica de aparelho fixo ou celular é gratuita e os dados são sigilosos. Ou podem ser realizadas pelo Sistema Ipê Trabalho Infantil, no endereço eletrônico https://ipetrabalhoinfantil.trabalho.gov.br/.
Secretaria de Comunicação – 19/5/2025
Veja Também Recentes

MACC recebe representantes das Comunidades Caiçaras na 23ª Semana Nacional de Museus
Dentro da programação da 23ª Semana Nacional de Museus, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) realizou na última semana, de 12 a 16/5, diversas atividades culturais. O Museu recebeu representantes das Comunidades Caiçaras de Caraguatatuba para rodas de conversa com a população. Participaram Ladsla Coelho Crispim, do

Município trata de habitação, royalties e infraestrutura em agenda institucional em Brasília
Nesta terça-feira (29), representantes de Caraguatatuba participaram da Assembleia Geral da ABRAMT (Associação Brasileira dos Municípios com Terminais Marítimos, Fluviais e Terrestres para Embarque e Desembarque de Petróleo e Gás Natural), em Brasília. A pauta abordou a recuperação das receitas de royalties do petróleo e gás, com destaque para decisões

Caraguatatuba recebe cerca de 150 mil pessoas durante feriado prolongado e Aniversário de Caraguatatuba
Quem esteve em Caraguatatuba no último feriado prolongado e de comemorações pelos 168 anos de Caraguatatuba, pode aproveitar os eventos culturais organizados pelo governo municipal. Entre os dias 18 e 21 de abril, a cidade recebeu aproximadamente 150 mil pessoas. Somente nos shows, a Secretaria de Turismo contabilizou um público

Alunos de escola municipal participam de palestra sobre combate à violência sexual na Campanha Maio Laranja
Prevenção e diálogo são ferramentas imprescindíveis para combater a violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Os números assustam: a cada hora, três crianças são abusadas no país. Os dados são do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que sugerem que somente 7,5% dos dados cheguem a ser

Professores da rede municipal de Caraguatatuba participam da 30ª BETT Brasil em SP
Diretores das unidades escolares que ganharam o prêmio de Excelência Educacional, por meio do programa Alfabetiza Juntos SP, e professores da equipe do Apoio Pedagógico e Supervisão, e da Informática Educativa participaram da BETT Brasil 2025 (BETT – British Educational Training and Technology Show), o maior evento de Inovação e