Pesquisar No Site
Programa Melhor em Casa realiza primeiro atendimento odontológico domiciliar a pacientes acamados em Caraguatatuba

Programa Melhor em Casa realiza primeiro atendimento odontológico domiciliar a pacientes acamados em Caraguatatuba
O Programa Melhor em Casa deu um passo importante na promoção da saúde pública em Caraguatatuba com a realização do primeiro atendimento odontológico domiciliar na quinta-feira (15).
O atendimento foi realizado pela cirurgiã-dentista Ana Paula Pavarina, na residência de um paciente acamado, com atendimento por mucosite e raspagem periodontal inferior.
A mucosite é uma inflamação dolorosa da mucosa oral, que afeta especialmente pacientes em estado debilitado. Pode causar dores intensas e dificultar a alimentação e a fala.
Já a raspagem periodontal inferior é um procedimento que remove placas bacterianas e tártaro da região subgengival, para tratar inflamações e prevenir infecções mais graves.
Além dos procedimentos clínicos, a profissional conduziu um treinamento prático com os cuidadores para ensinar técnicas eficazes de higiene bucal adaptadas para pacientes acamados. Foram demonstradas abordagens para a escovação, uso de gaze umedecida, aplicação de antissépticos e cuidados com a hidratação da mucosa oral.
Programa Melhor em Casa
O Programa Melhor em Casa oferece atendimento domiciliar a pacientes da rede municipal de saúde de Caraguatatuba, com visitas presenciais e acompanhamento diário por telefone, com intuito de dar continuidade ao cuidado, especialmente para pacientes com mobilidade reduzida ou em recuperação após internação.
A Atenção Domiciliar (AD) inclui ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação, integradas à rede pública de saúde (SUS). Pacientes mais estáveis são acompanhados pelas equipes de Saúde da Família, enquanto casos complexos ficam sob responsabilidade das equipes EMAD (médico, enfermeiro, técnico e fisioterapeuta) e EMAP (nutricionista, fonoaudiólogo, assistente social e terapeuta ocupacional).
O programa não é de livre acesso. O paciente precisa ser encaminhado por hospitais, Unidades de Pronto Atendimentos (UPA) ou Unidades Básicas de Saúde (UBS). Após a avaliação inicial, se atender aos critérios da Portaria 2.527/2011, o atendimento é iniciado no domicílio.
Secretaria de Comunicação Social – 16/5/2025
Veja Também Recentes

Arte e cultura marcam encerramento do Circuito Negrita Arteira em Caraguatatuba
A cidade de Caraguatatuba recebeu neste sábado (28), a terceira e última parada do Circuito Brincante Negrita Arteira, um projeto cultural que promove a valorização das culturas africanas e afro-brasileiras por meio de atividades lúdicas, educativas e inclusivas. O evento foi realizado na EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no bairro Travessão.

Fiscalização ambiental no bairro Barranco Alto coíbe irregularidades
A equipe de fiscalização e monitoramento ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba realizou, na última sexta-feira (6), uma operação no bairro Barranco Alto, na região sul do município, com foco nas áreas com possíveis intervenções irregulares, como descarte de resíduos e supressão de vegetação. De

Secretaria de Administração convoca mais 28 bolsistas do PEAD para reforço na limpeza urbana de Caraguatatuba
Mais 28 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 são aguardados até a próxima quinta-feira (12/6), das 9h às 11h30 e das 13h às 16h, ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. As repartições públicas municipais de Caraguatatuba não abrem na próxima

Caraguatatuba forma alunos do curso de Técnicas em Vendas
Nesta segunda-feira (30), foi realizada a formatura dos alunos que participaram do curso Técnicas em Vendas, uma parceria do governo municipal com o governo estadual por meio do programa Qualifica SP, na sede do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), no bairro Sumaré. De acordo com a secretária de Governo,

Campeonato Máster 50 e 60 anos começa com 20 gols em seis jogos em Caraguatatuba
O Campeonato Máster 50 e 60 anos de Futebol começou no sábado (28) em Caraguatatuba. Ao todo, 17 equipes – sendo 12 na categoria Máster 50 anos e cinco na categoria Máster 60 anos – estão na disputa com atletas experientes de Caraguatatuba e região. Os jogos da rodada de