Pesquisar No Site
Programa Melhor em Casa realiza primeiro atendimento odontológico domiciliar a pacientes acamados em Caraguatatuba

Programa Melhor em Casa realiza primeiro atendimento odontológico domiciliar a pacientes acamados em Caraguatatuba
O Programa Melhor em Casa deu um passo importante na promoção da saúde pública em Caraguatatuba com a realização do primeiro atendimento odontológico domiciliar na quinta-feira (15).
O atendimento foi realizado pela cirurgiã-dentista Ana Paula Pavarina, na residência de um paciente acamado, com atendimento por mucosite e raspagem periodontal inferior.
A mucosite é uma inflamação dolorosa da mucosa oral, que afeta especialmente pacientes em estado debilitado. Pode causar dores intensas e dificultar a alimentação e a fala.
Já a raspagem periodontal inferior é um procedimento que remove placas bacterianas e tártaro da região subgengival, para tratar inflamações e prevenir infecções mais graves.
Além dos procedimentos clínicos, a profissional conduziu um treinamento prático com os cuidadores para ensinar técnicas eficazes de higiene bucal adaptadas para pacientes acamados. Foram demonstradas abordagens para a escovação, uso de gaze umedecida, aplicação de antissépticos e cuidados com a hidratação da mucosa oral.
Programa Melhor em Casa
O Programa Melhor em Casa oferece atendimento domiciliar a pacientes da rede municipal de saúde de Caraguatatuba, com visitas presenciais e acompanhamento diário por telefone, com intuito de dar continuidade ao cuidado, especialmente para pacientes com mobilidade reduzida ou em recuperação após internação.
A Atenção Domiciliar (AD) inclui ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação, integradas à rede pública de saúde (SUS). Pacientes mais estáveis são acompanhados pelas equipes de Saúde da Família, enquanto casos complexos ficam sob responsabilidade das equipes EMAD (médico, enfermeiro, técnico e fisioterapeuta) e EMAP (nutricionista, fonoaudiólogo, assistente social e terapeuta ocupacional).
O programa não é de livre acesso. O paciente precisa ser encaminhado por hospitais, Unidades de Pronto Atendimentos (UPA) ou Unidades Básicas de Saúde (UBS). Após a avaliação inicial, se atender aos critérios da Portaria 2.527/2011, o atendimento é iniciado no domicílio.
Secretaria de Comunicação Social – 16/5/2025
Veja Também Recentes

Caraguatatuba promove 17ª Semana do Bebê e do Brincar
A primeira infância, que vai do primeiro mês de vida aos seis anos, é uma fase fundamental para garantir um desenvolvimento emocional, social, físico e cognitivo adequados, que terão um impacto duradouro na vida de cada indivíduo. Nesse sentido, Caraguatatuba tem um pacto com a primeira infância na rede municipal

Professores da rede municipal de Caraguatatuba participam da 30ª BETT Brasil em SP
Diretores das unidades escolares que ganharam o prêmio de Excelência Educacional, por meio do programa Alfabetiza Juntos SP, e professores da equipe do Apoio Pedagógico e Supervisão, e da Informática Educativa participaram da BETT Brasil 2025 (BETT – British Educational Training and Technology Show), o maior evento de Inovação e

Município trata de habitação, royalties e infraestrutura em agenda institucional em Brasília
Nesta terça-feira (29), representantes de Caraguatatuba participaram da Assembleia Geral da ABRAMT (Associação Brasileira dos Municípios com Terminais Marítimos, Fluviais e Terrestres para Embarque e Desembarque de Petróleo e Gás Natural), em Brasília. A pauta abordou a recuperação das receitas de royalties do petróleo e gás, com destaque para decisões

Visitas ao Parque Natural Municipal do Juqueriquerê e Viveiro Municipal podem ser agendadas por QR Code
Moradores e turistas podem agendar a visita ao Parque Natural Municipal do Juqueriquerê e ao Viveiro Municipal, em Caraguatatuba, de forma prática e moderna, por meio de um QR Code. O código direciona o usuário para a página de agendamento on-line. O sistema já está operacional e oferece mais comodidade

Serviços de zeladoria urbana seguem em vários bairros de Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba promove trabalhos de zeladoria ao longo da semana nos bairros do Vapapesca, Jardim Tarumãs, Perequê-Mirim, Pegorelli, Travessão (Nova Caraguá II), Porto Novo, Balneário dos Golfinhos, Pontal de Santamarina, Rio do Ouro, Capricórnio II, Massaguaçu e Praia da Cocanha, além da varrição das areias