Pesquisar No Site
Alunos do 6º ano da EMEF Professor Antônio de Freitas Avelar participam de experimentação de diversas frutas e sucos

Alunos do 6º ano da EMEF Professor Antônio de Freitas Avelar participam de experimentação de diversas frutas e sucos
Apaixonado pelo ofício de educar, o professor de Geografia, Antônio Carlos Oliveira, o Lula, gosta de inovar no ambiente de trabalho, ou seja, na sala de aula com os alunos. Um dos projetos que anualmente coloca em prática é o Dia da Alimentação Saudável na Escola.
O projeto funciona da seguinte forma: alunos, professores, funcionários trazem frutas diversas, legumes e verduras para uma aula sobre alimentação saudável e também para degustação. Nessa confraternização, os estudantes aprendem e provam sabores que normalmente não fazem parte do seu cotidiano.
Na terça-feira (6) foi o dia dos alunos do 6º anos da EMEF Professor Antonio de Freitas Avelar, onde o professor leciona, participarem de encontro para provarem diversas frutas e sucos feitos com água mineral com gás.

#PraTodosVerem Auditório da EMEF Professor Antônio de Freitas Avelar vários alunos e alunas estão degustando frutas e suco no Dia da Alimentação Saudável.
Frutas comuns como banana, maçã, mamão, melão, melancia, uva vermelha e verde, tangerina, manga, maracujá e outras exóticas como pitaia, kiwi, mirtilo ou blueberry foram degustadas pelos alunos in natura e também em drinks preparados com água mineral gasosa.
“Sempre via a pitaia, mas tinha medo de experimentar e ser ruim. Hoje consegui, aqui, na escola. Foi bom, um sabor diferente”, disse Heloisa Glícia Baptista, 11 anos.
Já Theo Jordão, 11 anos, também provou pela primeira vez a pitaia, mas achou sem graça. “A pitaia não tem muito gosto, mas o blueberry gostei de ter provado”, declarou.

#PraTodosVerem Auditório da EMEF Professor Antônio de Freitas Avelar. Mesa com várias frutas banana, maçã, mamão, melão, melancia, uva vermelha e verde, tangerina, manga, maracujá, legumes e verduras como repolho, cenoura, berinjela, alface, batata, abóbora.
A diretora da unidade escolar, Sandra Medeiros, disse que essa é uma oportunidade das crianças experimentarem frutas e sucos que não consomem em casa. “É um momento de aprendizado, num clima de descontração e troca. A apresentação da alimentação saudável é a partir de uma experiência positiva que agrega e diverte os alunos”, avaliou Medeiros.
O diretor do Departamento de Alimentação Escolar, técnico em nutrição e dietética e chefe de cozinha, Manoel Vicente da Silva, o Manu, acompanhou a atividade com a nutricionista, Karen Fernandes da Costa Faria.
“Achei muito interessante a iniciativa do professor e da equipe gestora e acredito que essa ação deva se estender às outras unidades escolares. Também tive a oportunidade de me apresentar aos alunos e contar que nossa equipe de Alimentação Escolar cuida do cardápio diário, servido, com cuidado e carinho para que todos possam ter uma alimentação balanceada nutritiva e saudável”, disse.
A metodologia de Lula é o da “Escola Viva”, onde todos participam para construir um mesmo trabalho em prol de todos. A própria vivência pessoal é transmitida aos educandos.
“Não tomo refrigerante, nenhuma bebida alcoólica e carne há vários anos. Sinto uma diferença grande no meu organismo e na minha disposição com essa dieta. Daí procuro mostrar aos alunos que uma vida saudável vale a pena”, disse.
Além disso, o docente também incentiva os alunos dando notas a mais para os pequenos que não tomam, refrigerante, sucos artificiais, tomam bastante água ao longo do dia para se hidratarem e para os que participam de aulas de inglês on-line gratuita em plataforma e fazem leitura de livros extraclasse.
“Não tiro nota de quem não faz isso. Aos que fazem eu bonifico. No princípio muitos fizeram pela nota a mais. Mas, depois de um tempo, todos incorporam essas ações no seu dia-a-dia por vontade própria. E, no meio disso tudo eu passo os ensinamentos de geografia. Até agora, tem dado muito certo”, afirmou.
#PraTodosVerem Auditório da EMEF Professor Antônio de Freitas Avelar vários alunos e alunas estão degustando frutas e suco no Dia da Alimentação Saudável.
Veja Também Recentes

Guarda Civil de Caraguatatuba detém homem por ameaça a Agente de Trânsito na Rodoviária
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba prendeu em flagrante, na tarde da última segunda-feira (21), um homem acusado de ameaçar uma agente de trânsito durante fiscalização na região da rodoviária, no bairro Jardim Jaqueira. De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe realizava patrulhamento preventivo pela área central

Caraguatatuba oferece 253 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 253 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Campeonato Municipal de Futsal 2025 abre inscrições para Séries Ouro Prata e Bronze
Está aberto o período de inscrições para o Campeonato Municipal de Futsal 2025 em Caraguatatuba. As equipes das Séries Ouro, Prata e Bronze já podem retirar as fichas de inscrição, com prazo até o dia 2 de setembro, data em que ocorre o Congresso Técnico, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo

20º Festival da Tainha recebe cerca de 20 mil pessoas e comercializa mais de quatro toneladas do pescado
Cerca de 20 mil pessoas prestigiaram a 20ª edição do Festival da Tainha, realizado entre os dias 9 e 13 de julho na Praça de Eventos do Porto Novo, na região sul de Caraguatatuba. O evento, que celebra a culinária e a cultura tradicional caiçara, foi promovido pelo governo municipal, por meio da

Navegar Experience agita Caraguatatuba com programação musical gratuita
Com atrações musicais ao vivo, esportes náuticos e luau ao entardecer, o Navegar Experience movimenta a praia do Centro no domingo (27). A programação já está definida. O evento é realizado das 9h à 21h, na faixa de areia localizada atrás da Secretaria de Turismo, na Avenida Dr. Arthur da