Pesquisar No Site
Alunos do 6º ano da EMEF Professor Antônio de Freitas Avelar participam de experimentação de diversas frutas e sucos

Alunos do 6º ano da EMEF Professor Antônio de Freitas Avelar participam de experimentação de diversas frutas e sucos
Apaixonado pelo ofício de educar, o professor de Geografia, Antônio Carlos Oliveira, o Lula, gosta de inovar no ambiente de trabalho, ou seja, na sala de aula com os alunos. Um dos projetos que anualmente coloca em prática é o Dia da Alimentação Saudável na Escola.
O projeto funciona da seguinte forma: alunos, professores, funcionários trazem frutas diversas, legumes e verduras para uma aula sobre alimentação saudável e também para degustação. Nessa confraternização, os estudantes aprendem e provam sabores que normalmente não fazem parte do seu cotidiano.
Na terça-feira (6) foi o dia dos alunos do 6º anos da EMEF Professor Antonio de Freitas Avelar, onde o professor leciona, participarem de encontro para provarem diversas frutas e sucos feitos com água mineral com gás.

#PraTodosVerem Auditório da EMEF Professor Antônio de Freitas Avelar vários alunos e alunas estão degustando frutas e suco no Dia da Alimentação Saudável.
Frutas comuns como banana, maçã, mamão, melão, melancia, uva vermelha e verde, tangerina, manga, maracujá e outras exóticas como pitaia, kiwi, mirtilo ou blueberry foram degustadas pelos alunos in natura e também em drinks preparados com água mineral gasosa.
“Sempre via a pitaia, mas tinha medo de experimentar e ser ruim. Hoje consegui, aqui, na escola. Foi bom, um sabor diferente”, disse Heloisa Glícia Baptista, 11 anos.
Já Theo Jordão, 11 anos, também provou pela primeira vez a pitaia, mas achou sem graça. “A pitaia não tem muito gosto, mas o blueberry gostei de ter provado”, declarou.

#PraTodosVerem Auditório da EMEF Professor Antônio de Freitas Avelar. Mesa com várias frutas banana, maçã, mamão, melão, melancia, uva vermelha e verde, tangerina, manga, maracujá, legumes e verduras como repolho, cenoura, berinjela, alface, batata, abóbora.
A diretora da unidade escolar, Sandra Medeiros, disse que essa é uma oportunidade das crianças experimentarem frutas e sucos que não consomem em casa. “É um momento de aprendizado, num clima de descontração e troca. A apresentação da alimentação saudável é a partir de uma experiência positiva que agrega e diverte os alunos”, avaliou Medeiros.
O diretor do Departamento de Alimentação Escolar, técnico em nutrição e dietética e chefe de cozinha, Manoel Vicente da Silva, o Manu, acompanhou a atividade com a nutricionista, Karen Fernandes da Costa Faria.
“Achei muito interessante a iniciativa do professor e da equipe gestora e acredito que essa ação deva se estender às outras unidades escolares. Também tive a oportunidade de me apresentar aos alunos e contar que nossa equipe de Alimentação Escolar cuida do cardápio diário, servido, com cuidado e carinho para que todos possam ter uma alimentação balanceada nutritiva e saudável”, disse.
A metodologia de Lula é o da “Escola Viva”, onde todos participam para construir um mesmo trabalho em prol de todos. A própria vivência pessoal é transmitida aos educandos.
“Não tomo refrigerante, nenhuma bebida alcoólica e carne há vários anos. Sinto uma diferença grande no meu organismo e na minha disposição com essa dieta. Daí procuro mostrar aos alunos que uma vida saudável vale a pena”, disse.
Além disso, o docente também incentiva os alunos dando notas a mais para os pequenos que não tomam, refrigerante, sucos artificiais, tomam bastante água ao longo do dia para se hidratarem e para os que participam de aulas de inglês on-line gratuita em plataforma e fazem leitura de livros extraclasse.
“Não tiro nota de quem não faz isso. Aos que fazem eu bonifico. No princípio muitos fizeram pela nota a mais. Mas, depois de um tempo, todos incorporam essas ações no seu dia-a-dia por vontade própria. E, no meio disso tudo eu passo os ensinamentos de geografia. Até agora, tem dado muito certo”, afirmou.
#PraTodosVerem Auditório da EMEF Professor Antônio de Freitas Avelar vários alunos e alunas estão degustando frutas e suco no Dia da Alimentação Saudável.
Veja Também Recentes

Aulas de Prevenção a Risco e Queda é sucesso entre idosos e PcDs em Caraguatatuba
Uma das aulas mais divertidas, animadas e frequentadas no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), é a “Prevenção a Risco e Queda”, com o professor Leandro Lopes. Nos encontros, que ocorrem as terças e quintas-feiras, das 11h às 12h, Lopes trabalha a consciência corporal,

Enxadrista de Caraguatatuba vence 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar
Caraguatatuba se destacou na 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar, realizada na cidade de Tremembé. O aluno João Ricardo Kirsh Fernandes, da Escola Estadual Ismael Iglesias, conquistou o 1º lugar na categoria Sub14. O evento faz parte do calendário esportivo educacional do Vale do Paraíba e contou com

Congresso técnico do torneio ‘Aniversário da Cidade’ e Campeonato Amador de futebol de campo será nesta terça-feira (15)
Está marcado para esta terça-feira (15), o Congresso Técnico para o Torneio Aniversário da Cidade e Campeonato Amador de futebol de campo 1ª, 2ª e 3ª divisão. Todas as equipes inscritas estão convidas a participar do encontro, a partir das 19h, no Instituto Federal de Caraguatatuba (IF), localizado na Avenida

Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Luiz Melodia – No Coração do Brasil” nesta sexta-feira
O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui apresenta nesta sexta-feira (11/4), às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, o longa-metragem “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”. A exibição tem entrada gratuita e conta com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Dirigido por Alessandra Dorgan, o filme

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe oficina gratuita de escrita “Jornalismo Literário” nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (17/4), às 18h30, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) recebe a oficina de escrita “Jornalismo Literário”, que será ministrada pela jornalista Mônica Souza, da Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc. A ação é gratuita e não é necessário realizar inscrição. Durante a oficina, a