Pesquisar No Site

Alunos do 6º ano da EMEF Professor Auracy Mansano aprendem e se divertem com lançamento de foguete de garrafa pet

Alunos do 6º ano da EMEF Professor Auracy Mansano aprendem e se divertem com lançamento de foguete de garrafa pet
Alunos do 6º ano da EMEF Professor Auracy Mansano aprendem e se divertem com lançamento de foguete de garrafa pet

A quarta-feira (30/4) foi dia de aprendizado e diversão para os alunos do 6º anos da EMEF Professor Auracy Mansano, no Jetuba, zona norte de Caraguatatuba. As crianças tiveram aula com os professores Rafael Silva Nunes (Ciências) e Osias de Barros Anunciação (Ciências e Matemática) sobre como montar um foguete de garrafa pet movido à água para lançamento.

A atividade faz parte do programa “Mentes Brilhantes”, desenvolvido pela equipe de docentes do Apoio Pedagógico, da Secretaria Municipal de Educação, que visa incentivar, motivar e preparar os alunos para a participação em Olimpíadas do Conhecimento, tais como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) entre outras.

Este ano, dez unidades municipais, com estudantes do 6º ao 9º anos, participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, (OBA) e da Olimpíada Brasileira de Foguetes (Obafog).

No decorrer do 1º trimestre letivo, o professor Rafael ministrou aulas sobre astronomia e astronáutica, sobre a origem do universo, sistema solar, desenvolvimento do planeta Terra, movimentos de translação e rotação, o eclipse, entre outras curiosidades.

Na aula de quarta-feira (30), o professor Osias explicou o princípio básico do funcionamento de um foguete, o sistema de contrapesos para completar a trajetória, após lançado, a quantidade de água a ser colocada e como montar o artefato com duas garrafas pet de 1,5 litro ou 2 litros e como encaixar as saias ou aletas na base, que são feitas de papelão comum, como as das caixas de sapato. No interior, é encaixada uma bexiga com um pouco de água.

A base para lançamento foi feito por ele, com canos de PVC e tem o auxílio de uma bomba de ar comprimido.

Os professores levaram as turmas de 6º ano para assistirem ao lançamento na área aberta da escola. Na primeira tentativa, o foguete não voou muito alto. Na segunda, subiu tão alto que, na queda, foi parar no telhado da escola para alegria da criançada.

Os alunos serão divididos em equipes de três para que cada uma construa seu próprio foguete para ser lançado na próxima quarta-feira (7/5).

O grupo formado por Raphael Moreira, Davi José Ribeiro Pereira e Nathanael Benjamim Sousa de Araújo, 11 anos, está animado para a competição.

Davi acredita que a aerodinâmica perfeita leva o foguete mais alto. Raphael quer construir o melhor possível. Nathanael acredita no potencial da equipe.

Mais tímidas, as meninas Ana Julia de Araújo Prado, Ana Fernanda dos Santos Viana e Eloah Diniz, 11 anos, ficaram empolgadas após verem o lançamento para montarem o foguete do time e acreditam que terão sucesso na empreitada.

O professor da equipe do Apoio Pedagógico, Eduardo Gigliotti, disse que a prova teórica da OBA será realizada até o dia 16 de maio, em cada unidade escolar.

Já na Obafog, cada escola fará a medição do alcance dos foguetes elaborados que deve atingir, no mínimo, 150 metros, também até dia 16 de maio, para classificação nacional.

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Operação conjunta combate descarte irregular e flagra crime ambiental no Morro do Algodão
Operação conjunta combate descarte irregular e flagra crime ambiental no Morro do Algodão

Uma operação conjunta da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e da Polícia Militar Ambiental resultou na emissão de 12 autos de infração por descarte irregular de resíduos e aterro clandestino, além do flagrante de um crime ambiental por manutenção ilegal de animal silvestre em cativeiro. A ação foi

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 12 - Consumo e produção responsáveis ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima ODS 14 - Vida na água ODS 15 - Vida terrestre ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade ODS 6 - Água potável e saneamento Publicado em 24/08/2026
Eleição do Comas define representantes da sociedade civil para gestão 2026/2028
Eleição do Comas define representantes da sociedade civil para gestão 2026/2028

A sociedade civil já tem seus representantes definidos para a próxima gestão do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas) de Caraguatatuba. O resultado da eleição para o biênio 2026/2028 foi publicado na terça-feira (22) no Diário Oficial do Município. A votação ocorreu na segunda-feira (21), na sede do conselho, no

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 22/09/2026
Mais bolsistas do PEAD são convocados para zeladoria dos bairros de Caraguatatuba
Mais bolsistas do PEAD são convocados para zeladoria dos bairros de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais oito bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 para se apresentar até quarta-feira (26/8), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato,

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 24/08/2026
Voleibol de Caraguatatuba conquista pódio e avança às semifinais em competições regionais
Voleibol de Caraguatatuba conquista pódio e avança às semifinais em competições regionais

As equipes de voleibol de Caraguatatuba tiveram um fim de semana de importantes resultados em competições regionais. As atletas representaram o município na Copa Regional de Guararema e na Copa Amizade, disputada em Caçapava, com conquista de pódio e classificação para as fases decisivas. Pela Copa Regional de Guararema, a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 01/09/2026