Pesquisar No Site

Setores municipais e Sabesp discutem ações da força-tarefa no bairro Massaguaçu

Destaques
Setores municipais e Sabesp discutem ações da força-tarefa no bairro Massaguaçu
Setores municipais e Sabesp discutem ações da força-tarefa no bairro Massaguaçu

A articulação entre diferentes setores para solucionar os problemas de extravasamento de esgoto no bairro Massaguaçu, em Caraguatatuba, continua. Na segunda-feira (14), foi realizada uma reunião na sede da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca com o objetivo de alinhar estratégias que permitam identificar causas e definir medidas corretivas.

#PraTodosVerem: Representantes das Secretarias de Urbanismo, Saúde, Meio Ambiente e da empresa Sabesp (Foto: JC Curtis/PMC)

O encontro contou com a participação de representantes das Secretarias de Urbanismo, Saúde, Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e da empresa Sabesp.

Foram apresentados os avanços das vistorias, testes e fiscalizações em imóveis e galerias de águas pluviais iniciadas em janeiro, como resposta às ocorrências de vazamento e ao mau cheiro percebido nas águas do córrego que passa entre as avenidas Regina Margarete Passos e Maria de Lourdes da Silva Kfouri.

As investigações continuam com a identificação de imóveis que utilizam fossas sépticas e ainda não estão conectados à rede de esgoto. Além disso, foram avaliadas novas possibilidades de atuação para ampliar a eficácia da força-tarefa. Dentre essas ações, a Vigilância Sanitária e as secretarias envolvidas planejam intensificar a fiscalização das empresas responsáveis pela operação de caminhões limpa fossa no município.

A Sabesp expôs algumas análises técnicas e se dispôs a contribuir com as vistorias necessárias. Até o momento, não foram identificados imóveis com despejo irregular de esgoto diretamente no local onde houve o extravasamento em janeiro.

A reunião também serviu para fortalecer o diálogo entre os setores envolvidos e a Sabesp, com foco no avanço coordenado das próximas etapas da força-tarefa na região.

É importante destacar o apoio da Associação de Moradores dos bairros de Massaguaçu e região (AMBMar), que tem sido parceira histórica na comunicação e no acompanhamento das ações realizadas na região.

A participação da AMBMar fortalece o trabalho conjunto, especialmente no processo de fiscalização e na divulgação das próximas etapas da força-tarefa.

Projetos da Sabesp

A Sabesp está com projetos que vão contribuir para as questões de infraestrutura e garantir a ligação dos imóveis à rede de esgoto. Além das ações já em andamento, a empresa apresentou iniciativas que devem beneficiar a região.

Um dos principais programas em atuação é o Se Liga na Rede, que oferece gratuitamente a instalação sanitária para famílias de baixa renda, com rendimento de até três salários mínimos mensais. Esse programa permite a conexão dos imóveis à rede de coleta, que evita o descarte irregular de esgoto, e também envolve moradores das comunidades na conscientização sobre os benefícios ambientais da ligação de esgoto.

Outra ação relevante é o Programa Água Legal, que visa regularizar o fornecimento de água em áreas de vulnerabilidade social. Este programa não apenas conecta imóveis à rede de abastecimento de água, mas também contribui para a segurança hídrica das famílias, combate as perdas de água e assegura a cidadania, retirando famílias do grupo de risco de contaminação.

Até o primeiro semestre de 2027, o bairro Massaguaçu, os núcleos Casa Branca, Travessão, Casa Branca 2, Jaraguazinho, Rio do Ouro, Cantagalo, Casa Branca 3, Morro do Sumaré e Morro do Chocolate serão contemplados com aproximadamente 2,8 mil novas ligações.

Secretaria de Comunicação Social – 16/4/2025

Foto: JC Curtis/PMC

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Exposição apresenta fotos indígenas impressas artesanalmente com pigmento extraído do Jenipapo
Exposição apresenta fotos indígenas impressas artesanalmente com pigmento extraído do Jenipapo

Segue no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) até o dia 21/5, a exposição “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini. A mostra tem entrada gratuita e pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 10h às 18h. A artista apresenta uma seleção de obras,

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 22/05/2025
Governo atualiza dados de beneficiários do BPC na Casa de Repouso Clam
Governo atualiza dados de beneficiários do BPC na Casa de Repouso Clam em Caraguatatuba

A equipe do Cadastro Único do Governo Municipal esteve, na manhã desta quinta-feira (29), na Casa de Repouso Clam, no bairro Jardim Britânia, para atualização dos dados dos idosos contemplados com o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS). A visita integrou as ações da Secretaria de Assistência Social voltadas à regularização

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 30/05/2025
Tradicional Cavalaria do Divino é destaque na programação cultural de Caraguatatuba neste domingo
Tradicional Cavalaria do Divino é destaque na programação cultural de Caraguatatuba neste domingo

Entre os destaques da programação cultural deste fim de semana em Caraguatatuba, está a tradicional Cavalaria do Divino, que será realizada no domingo (25/5). A concentração está marcada para 10h, na Praça da Cultura, localizada na Av. Da Praia, no Centro. O evento, que neste ano chega à 16ª edição,

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 22/05/2025
Terceira rodada do Torneio da Cidade de Futebol é neste domingo em Caraguatatuba
Terceira rodada do Torneio da Cidade de Futebol é neste domingo em Caraguatatuba

O Torneio da Cidade de Caraguatatuba chega à terceira rodada neste domingo (25) com confrontos que reúnem tradicionais equipes locais e prometem agitar os torcedores com duelos disputadíssimos. Serão dez partidas ao longo do dia, distribuídas entre o Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), o Campo do Poiares e o

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 23/05/2025
Caraguatatuba é homenageada no Dia da Marinha com Medalha do Centenário
Caraguatatuba é homenageada no Dia da Marinha com Medalha do Centenário

Nesta terça-feira (11), uma cerimônia realizada na Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião marcou as comemorações pelo Dia da Marinha. A data é uma alusão à Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida em 11 de junho de 1865, marco na história militar brasileira, que consolidou a superioridade naval do

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 10/06/2025