Pesquisar No Site
Escola celebra Dia Internacional da Síndrome de Down com ação de conscientização e diversidade em Caraguatatuba

Escola celebra Dia Internacional da Síndrome de Down com ação de conscientização e diversidade em Caraguatatuba
A EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho, no bairro Tinga, em Caraguatatuba, promoveu uma ação para marcar o Dia Internacional da Síndrome de Down na última sexta-feira (21). Aproximadamente 380 alunos do Ensino Fundamental anos iniciais e finais, com idades entre 6 e 14 anos, participaram ativamente da celebração, unindo-se em uma atividade simples, mas carregada de significado.

#PraTodosVerem: Professora de mãos dadas com aluno Pedro Jorge aponta para cima. Ao lado dele está a aluna Ana Luiza olhando o painel descorado e escrito “Dia Mundial da Síndrome de Down” à sua frente. No fundo, vários alunos estão lado a lado (Foto: JC Curtis/PMC)
Todos usaram meias de cores diferentes e trocadas, alguns foram com calçados diferentes, mas com o mesmo intuito de simbolizar a diversidade e o respeito ao próximo.
Desde 2022, a escola realiza essa ação anualmente, e durante todo o mês, os alunos aprendem de forma lúdica sobre a importância da inclusão. A mensagem é clara – todos são iguais, independentemente de suas condições ou características individuais. Segundo gestores, o trabalho não se restringe a momentos pontuais, não se limita a uma data específica do calendário, mas é um esforço contínuo ao longo do ano.

#PraTodosVerem: Vários alunos sentados no banco da praça em frente à escola Profª Maria Aparecida de Carvalho exibem meias coloridas e erguem os braços para o alto (Foto: JC Curtis/PMC)
Ana Luiza, estudante do 8º ano B, tem a trissomia do cromossomo 21 e recebe todo o suporte da equipe docente e dos colegas na escola. A aluna é articulada e tem avançado com muito empenho nos estudos. Em entrevista, Ana Luiza contou que gosta da ação promovida pela escola e já participou em outros anos. “A ação é legal. Gosto de participar e estar com os meus amigos. A gente aprende tudo juntos”, disse.
Além de sensibilizar os alunos sobre o tema, a escola busca alcançar também os pais, por meio de um processo educativo em que o aprendizado adquirido na escola transborda para dentro das casas. Ao abordar a diversidade de forma constante, a escola prepara os alunos para se tornarem cidadãos mais empáticos, respeitosos e conscientes.

#PraTodosVerem: Secretária de Educação, Roseli Morilla, posa para foto ao lado de alunas. Vários alunos estão ao fundo (Foto: JC Curtis/PMC)
O aluno Lucas Gabriel, do 9º ano A, compartilhou a importância de celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down. “É uma ação muito importante e muito bonita que a minha escola faz, para mostrar que todos nós somos iguais, mostrar respeito a todas as pessoas”, contou.
Com o apoio da Secretária de Educação, Roseli Morilla, que também participou da atividade, o momento foi registrado em uma foto coletiva na praça em frente à escola, com os alunos unidos e com as meias coloridas.
Foto: JC Curtis/PMC
Veja Também Recentes

20º Caraguá a Gosto celebra “Origens”
Em ritmo de contagem regressiva, a 20ª edição do Caraguá a Gosto celebra o tema “Origens”. Este ano, o maior festival gastronômico do Litoral Norte terá a participação de 48 estabelecimentos, divididos entre as categorias À La Carte, Lanches Artesanais, Pizzas, Porções e Sobremesas. De 1º a 31 de agosto,

Projeto Bendita Fruta promove arraiá julino com diversas atrações neste sábado
O projeto “Bendita Fruta – A Leitura como Semente” promove neste sábado (12/7), das 9h às 12h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, o arraiá julino “Festa Caiçara na Roça”, com cultura, leitura e conscientização ambiental em atrações diversas. A entrada é gratuita e a sugestão é que os participantes

GCM de Caraguatatuba intercepta veículos clonados e caso de apropriação indébita em diferentes pontos da cidade
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba registrou três ocorrências relevantes entre os dias 4 e 7 de julho em crimes como clonagem de veículos, adulteração de sinais identificadores e apropriação indébita. As ações foram desencadeadas a partir de alertas emitidos pelo Centro de Operações Integradas (COI). No dia 4 de

Guarda Civil prende suspeito por tráfico de drogas em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba prendeu na tarde de terça-feira (9/7) um homem suspeito de tráfico de drogas no bairro Nova Caraguá I, região do Pegorelli. A ocorrência foi registrada por volta das 16h40, na Rua Três. De acordo com o boletim, durante patrulhamento da equipe da Inspetoria em

Caraguatatuba promove debate sobre os 20 anos do SUAS em Conferência Municipal
A 11ª Conferência Municipal de Assistência Social começou nesta segunda-feira (7) em Caraguatatuba com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. O evento segue até a tarde de terça-feira (8) A Conferência de Assistência Social é um espaço democrático onde a sociedade civil, usuários da assistência