Pesquisar No Site
Filme premiado em Festival de Cannes, “A Flor do Buriti”, é exibido neste sábado em Caraguatatuba
Filme premiado em Festival de Cannes, “A Flor do Buriti”, é exibido neste sábado em Caraguatatuba
Caraguatatuba exibe o premiado filme “A Flor do Buriti”, dirigido por João Salaviza e Renée Nader Messora, neste sábado (8), às 19h, no Espaço Hartãt, situado na Rua Bartolomeu Bueno da Silva, nº 1.231, Martim de Sá.
O filme, além de premiado no Festival de Cannes com o Prêmio Ensemble, proporciona aos telespectadores refletir sobre a história dos povos originários do Brasil e sua luta por existência e reconhecimento. A entrada é gratuita.
O longa-metragem narra a história de resistência do povo Krahô e aborda momentos cruciais de sua luta contra violências históricas e contemporâneas. A narrativa atravessa diferentes épocas, de um massacre em 1940 à tentativa de aliciamento dos jovens Krahô pelo exército brasileiro durante a Ditadura Militar, e chega ao presente, onde a comunidade segue reafirmando sua identidade e seu direito a terra.
Com uma abordagem poética e sensível, “A Flor do Buriti” foi filmado ao longo de 15 meses na Terra Indígena Krahô e destaca-se pelo envolvimento direto dos próprios Krahô na construção do roteiro, na atuação e na produção local. O filme já percorreu os mais importantes festivais do mundo, incluindo o Festival de Cannes (Un Certain Regard), o Festival de Cinema de Munique, o Festival Internacional de Cine de Mar del Plata e a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
A exibição é um projeto viabilizado pela PNAB – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, e conta com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba – Fundacc.
Sobre os diretores: João Salaviza e Renée Nader Messora são cineastas reconhecidos internacionalmente. Salaviza recebeu a Palma de Ouro em Cannes pelo curta “Arena” (2009) e o Urso de Ouro na Berlinale pelo curta “Rafa” (2012). Em 2018, a dupla dirigiu “Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos”, também premiado em Cannes. Seu trabalho junto aos Krahô se baseia em uma colaboração imersiva e respeitosa, que traz ao cinema uma representação autêntica das vivências indígenas.
Serviço:
Exibição do filme “A Flor do Buriti”
Data: 8 de março de 2025 (sábado)
Horário: 19h
Local: Rua Bartolomeu Bueno da Silva, 1231, Martim de Sá – Caraguatatuba
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 124 minutos
Gratuito
Veja Também Recentes
Caraguatatuba conquista 22 medalhas e garante 3º lugar geral na Copa Caçapava de Karatê
Os atletas de Caraguatatuba participaram, no último domingo (14), da Copa Caçapava de Karatê, promovida pelo Centro Educacional de Artes Marciais e Condicionamento (Cemc), no município de Caçapava (SP). A competição, válida pela etapa paulista do circuito, reuniu cerca de 330 atletas de quatro estados brasileiros, São Paulo, Rio de
Programação de aniversário do Macc segue até dia 30
Com grupos das oficinas culturais e artistas convidados, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) retoma o projeto “Noites no Museu”, com o espaço aberto no período noturno, voltado às apresentações artísticas, com ênfase nas encenações de lendas, contação de histórias e espetáculos teatrais. Confira a programação: Dias
Guarda Municipal localiza e prende indivíduo com mandado de prisão durante abordagem
Durante patrulhamento preventivo realizado no bairro Perequê-Mirim, na manhã de domingo (31), agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba visualizaram quatro indivíduos em atitude suspeita na Rua São Roque, nas proximidades de um local conhecido por recorrentes denúncias relacionadas ao tráfico e uso de entorpecentes. Diante da fundada suspeita,
Prefeitura de Caraguatatuba e CIEE publicam classificação final da seleção de estágio de 2026 com mais de 800 inscritos
A Prefeitura de Caraguatatuba e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) divulgaram o resultado definitivo do Processo Seletivo Para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários nº 01/2026 para alunos de 35 cursos de ensinos superior, técnico e médio (com formação de Guarda Mirim, EJA e Integrado ao Técnico) na
Prefeitura de Caraguatatuba inicia asfaltamento de trecho da Av. Geraldo Nogueira da Silva no Jardim Aruan
A Secretaria de Obras Públicas da Prefeitura de Caraguatatuba começou o asfaltamento do trecho da Avenida Geraldo Nogueira da Silva, a partir do Quiosque nº 6, no Jardim Aruan. A fresagem (remoção da camada antiga) de pavimento asfáltico do perímetro foi realizada no final de maio. A Secretaria de Segurança
