Pesquisar No Site
Filme premiado em Festival de Cannes, “A Flor do Buriti”, é exibido neste sábado em Caraguatatuba
Filme premiado em Festival de Cannes, “A Flor do Buriti”, é exibido neste sábado em Caraguatatuba
Caraguatatuba exibe o premiado filme “A Flor do Buriti”, dirigido por João Salaviza e Renée Nader Messora, neste sábado (8), às 19h, no Espaço Hartãt, situado na Rua Bartolomeu Bueno da Silva, nº 1.231, Martim de Sá.
O filme, além de premiado no Festival de Cannes com o Prêmio Ensemble, proporciona aos telespectadores refletir sobre a história dos povos originários do Brasil e sua luta por existência e reconhecimento. A entrada é gratuita.
O longa-metragem narra a história de resistência do povo Krahô e aborda momentos cruciais de sua luta contra violências históricas e contemporâneas. A narrativa atravessa diferentes épocas, de um massacre em 1940 à tentativa de aliciamento dos jovens Krahô pelo exército brasileiro durante a Ditadura Militar, e chega ao presente, onde a comunidade segue reafirmando sua identidade e seu direito a terra.
Com uma abordagem poética e sensível, “A Flor do Buriti” foi filmado ao longo de 15 meses na Terra Indígena Krahô e destaca-se pelo envolvimento direto dos próprios Krahô na construção do roteiro, na atuação e na produção local. O filme já percorreu os mais importantes festivais do mundo, incluindo o Festival de Cannes (Un Certain Regard), o Festival de Cinema de Munique, o Festival Internacional de Cine de Mar del Plata e a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
A exibição é um projeto viabilizado pela PNAB – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, e conta com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba – Fundacc.
Sobre os diretores: João Salaviza e Renée Nader Messora são cineastas reconhecidos internacionalmente. Salaviza recebeu a Palma de Ouro em Cannes pelo curta “Arena” (2009) e o Urso de Ouro na Berlinale pelo curta “Rafa” (2012). Em 2018, a dupla dirigiu “Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos”, também premiado em Cannes. Seu trabalho junto aos Krahô se baseia em uma colaboração imersiva e respeitosa, que traz ao cinema uma representação autêntica das vivências indígenas.
Serviço:
Exibição do filme “A Flor do Buriti”
Data: 8 de março de 2025 (sábado)
Horário: 19h
Local: Rua Bartolomeu Bueno da Silva, 1231, Martim de Sá – Caraguatatuba
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 124 minutos
Gratuito
Veja Também Recentes
Tradição: XXXV Festa do Divino Espírito Santo movimenta turismo religioso e cultura popular em Caraguatatuba
Caraguatatuba recebe a partir desta sexta-feira (24) a XXXV Festa do Divino Espírito Santo, realizada na Catedral do Divino Espírito Santo, no bairro Indaiá. Tradicional no calendário municipal, o evento segue até 24 de maio, integra a rota do turismo religioso da região e atrai visitantes interessados em manifestações culturais,
Andressa e Hiago, DJ Miro e Paóli encerram programação de food trucks no Complexo do Camaroeiro em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba realiza, neste fim de semana, o encerramento da programação promovida no Complexo Turístico do Camaroeiro, em parceria com empreendedores de food trucks e com apoio da Secretaria de Turismo. Ao longo dos últimos dias, o evento reuniu moradores e turistas em um dos principais pontos da
Paratleta de Caraguatatuba fatura bronze no Campeonato Nacional de Atletismo Circuito Loterias Caixa 2026
A paratleta Ellen Cristina Dias Braga, do time de atletismo do programa Inclusão em Movimento da Prefeitura de Caraguatatuba, faturou medalha de bronze no arremesso de peso, classe F32, na 1ª Fase do Campeonato Nacional de Atletismo Circuito Loterias Caixa 2026. A competição foi disputada nos dias 1° e 2
Doação de uvas e maçãs reforçam ações de segurança alimentar no Banco de Alimentos em Caraguatatuba
O Banco de Alimentos de Caraguatatuba recebeu, na última semana, a doação de aproximadamente 12 quilos de uva Thompson e 42 quilos de maçã, provenientes da parceria que foi retomada com uma rede de hipermercados do município. A iniciativa integra as ações de parceria com o setor privado, voltadas ao
Prefeitura de Caraguatatuba aguarda aprovados de seis funções do Concurso de 2023 até sexta-feira
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais sete aprovados de seis cargos do Concurso Público de 2023 para se apresentar nesta quarta, quinta e sexta-feira (15, 16 e 17/4), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de
