Pesquisar No Site
Professores da rede municipal participam de reunião pedagógica para volta às aulas

Professores da rede municipal participam de reunião pedagógica para volta às aulas
Os professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba participam nesta segunda e terça-feira (3 e 4/2) de uma reunião pedagógica preparatória para a volta às aulas. Os alunos retornam às salas de aula nas 64 unidades de ensino na quarta-feira (5).
Durante o mês de janeiro, todas as unidades passaram por pequenas intervenções, dentro das possibilidades da administração, para a retomada das atividades.

#PraTodosVerem: O prefeito Mateus Silva conversa com docentes sobre expectativa de volta às aulas ao lado da secretária de educação, Roseli Morilla e da diretora da EMEI/EMEF Profa. Aida de Almeida Castro Grazioli (Fernando Matos/PMC)
O prefeito Mateus Silva e a secretária de Educação, Roseli Morilla, estiveram na EMEI/EMEF Profa. Aida de Almeida Castro Grazioli, no Rio do Ouro, para dar boas vindas aos profissionais. “Trabalhamos muito nesses poucos dias para dar condições mínimas de trabalho aos nossos profissionais e recepcionar bem nossos alunos. Sabemos de todas as dificuldades enfrentadas num passado recente e temos desafios a vencer, mas acreditamos no potencial da nossa equipe pedagógica e aos poucos vamos conseguir restabelecer a qualidade de ensino que nossa cidade merece”, assegurou a secretária.
Amor pela Educação

#PraTodosVerem: docentes Orcelina e Renata conversam sobre expectativa de volta às aulas. (Foto Fernando Matos/PMC)
Entre o professorado, a expectativa pela volta às aulas é grande. Orcelina Ribeiro, que atua na rede desde 1992, conta os minutos para iniciar as atividades com o 5º ano do ensino fundamental. Mesmo com a aposentadoria às portas, a professora sente a mesma emoção da primeira aula ministrada. “Amo o que faço. Eu escolhi a educação. Hoje eu dou aula para os filhos dos meus alunos e daqui a pouco para os netos. Faço a diferença na vida deles”, relata.
A colega, Renata Silva, que leciona desde 1998, divide a mesma opinião. “Nossa expectativa é boa. Queremos que todos brilhem. Comecei na educação incentivada pela minha mãe. Ela queria ser professora e não teve oportunidade. Não me arrependo”, conta a professora, que vai lecionar para o 4º ano do ensino fundamental.
Reconhecimento
O prefeito Mateus Silva agradeceu ao empenho e dedicação do professorado, que junto a outros funcionários, mantiveram a máquina pública em funcionamento mesmo com tantas dificuldades encontradas. “Diante do cenário que encontramos, sabemos que a situação não está pior por causa do trabalho de cada um de vocês. Contamos com esse empenho redobrado, porque agora vocês terão a condição de trabalhar do jeito que tem que ser feito”, disse.
Mateus Silva pediu aos presentes que cuidassem dos alunos como se estivessem cuidando de seus entes e lembrou a promessa que fez para sua filha. “Eu prometi à minha filha que cuidaria das nossas crianças como eu cuido dela e da irmã e peço que vocês façam isso também”.
O prefeito ainda relatou aos professores as medidas que têm sido tomadas para sanar as contas públicas, como a renegociação de dívidas com os fornecedores, entre eles o da merenda escolar, que entre outros credores, têm débitos a receber desde março passado. “Nossas atitudes estão sendo tomadas com o pensamento no bem do município. Não queremos deixar dívidas para as próximas gestões, temos responsabilidade e vamos sanar essas pendências o mais rápido possível para que a cidade volte a crescer, por isso estamos com a renegociação das contas, em busca de descontos, para que possamos estancar essa sangria no menor tempo possível”.
Nova Onda
Mateus Silva também explicou aos professores o rompimento do contrato com o Instituto Social Boa Esperança, responsável pelas atividades do projeto Nova Onda, que realizava atividades esportivas com a Secretaria de Esportes e Recreação. “O valor empenhado no projeto em seis meses custaria aos cofres públicos R$ 9,2 milhões, somados a outros R$ 9 milhões do custo institucional da secretaria em agosto não teríamos mais orçamento. É um contrato extremamente custoso e precisou ser revisto. A empresa levou todas as informações dos alunos, não podemos ser negligentes em retomar atividades sem essas informações, por isso já estamos com as rematrículas em exercício e não vamos deixar de atender à comunidade”, finalizou.
Texto: Secretaria de Comunicação Social/PMC
Fotos: Fernando Matos/PMC
Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe etapa do KSeries Sprint de Triathlon neste domingo
A cidade de Caraguatatuba recebe neste domingo (3), a partir das 7h, uma das etapas mais aguardadas do calendário esportivo nacional: o KSeries Sprint. A prova tem largada na Praça de Eventos, no centro, com a presença de atletas amadores e experientes de diversas regiões do país para desafiar seus

Caraguatatuba conquista 4ª Taça Paraibuna de Futsal Feminino com campanha invicta
A equipe de futsal feminino de Caraguatatuba foi campeã da 4ª Taça Paraibuna de Futsal Feminino , na categoria adulto, realizada no último fim de semana, na cidade de Paraibuna (SP). Com uma campanha impecável, o time caraguatatubense venceu todos os jogos e garantiu o título de forma invicta. A

Repartições públicas municipais de Caraguatatuba suspendem expediente no feriado da Revolução de 32
As repartições do governo municipal de Caraguatatuba não vão funcionar nesta quarta-feira (9/7), em razão do feriado estadual da Revolução Constitucionalista de 1932. O atendimento ao público continua na próxima quinta-feira (10), no horário habitual de cada seção. Alguns serviços das Secretarias de Fazenda, Saúde, Urbanismo, Serviços Públicos, Administração, Assistência

Caraguatatuba oferece 84 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 84 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (7), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Caraguatatuba promove debate sobre os 20 anos do SUAS em Conferência Municipal
A 11ª Conferência Municipal de Assistência Social começou nesta segunda-feira (7) em Caraguatatuba com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. O evento segue até a tarde de terça-feira (8) A Conferência de Assistência Social é um espaço democrático onde a sociedade civil, usuários da assistência