Pesquisar No Site

Cerca de 150 pessoas passam por simulador de embriaguez ao volante em Campanha promovida pelo Governo Municipal e DER

Cerca de 150 pessoas passam por simulador de embriaguez ao volante em Campanha promovida pelo Governo Municipal e DER
Cerca de 150 pessoas passam por simulador de embriaguez ao volante em Campanha promovida pelo Governo Municipal e DER

Motoristas de idades diversas como também pessoas não habilitadas a dirigir, que passaram por um percurso montado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) no último fim de semana (25 e 26) na Praça da Cultura, Centro de Caraguatatuba, com os óculos que simulam a embriaguez, foram unânimes em concluir: “Se beber, não dirija”.

#PraTodosVerem: Mulher com cabelos grisalhos usando óculos, assiste a um vídeo educativo dentro da van do DER, estacionada na Praça da Cultura, embaixo da tenda.

Leonardo Alves Mendes, 20 anos, foi um deles. Admitiu que, algumas vezes, dirigiu após consumir álcool. “Quando estamos sob efeito da bebida, não temos noção de quanto ela atrapalha a direção. Ao andar com os óculos pelo percurso, pude ter a noção de como é dirigir bêbado, estando sóbrio. Realmente é preocupante. A gente se coloca em risco e também às outras pessoas, dentro e fora do carro”, refletiu.

Outra que passou pela atividade foi Sandra de Moura, 47 anos. “Nunca dirigi alcoolizada. Queria saber qual é a sensação. É horrível, não consegui me locomover da forma correta”, disse.

Já Mateus de Jesus bispo, 25 anos, não é habilitado e mesmo assim quis saber qual é a sensação de dirigir bêbado. “É uma sensação que nos deixa confuso sem saber direito o que fazer. Portanto, aquela frase é totalmente certa: Se beber não dirija”.

A campanha itinerante e dinâmica idealizada pelo DER-SP com o apoio do Governo Municipal proporcionou aos participantes uma experiência na qual se promoveu a reflexão sobre a importância de atitudes responsáveis e como o comportamento de cada indivíduo é fundamental para um trânsito mais seguro.

As ações educativas do DER-SP visam conscientizar condutores e pedestres sobre a importância do respeito às leis de trânsito, com o objetivo principal a redução do número de acidentes e de vítimas nas rodovias.

Em Caraguatatuba, a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão em parceria com a Secretaria de Educação realizam o Programa Trânsito Legal, desde 2003, voltado aos alunos do 4º e 5º anos de escolas municipais e particulares. Nessa ação, os alunos têm aulas, teórica e prática, com agentes sobre as leis de trânsito, para que no futuro sejam motoristas responsáveis e também multipliquem o aprendizado junto aos pais e familiares. Mais de 35 mil crianças já participaram desse programa.

O que diz o Código de Trânsito Brasileiro

O Código de Trânsito Brasileiro assim define as condutas enquadradas como infração de trânsito relacionadas à Lei Seca:

Art. 165. Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência:

Infração gravíssima; Penalidade de multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses.

Art. 165-A. Recusar-se a ser submetido a teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa, na forma estabelecida pelo art. 277:

Infração gravíssima; Penalidade de multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze)

Em relação às situações em que o teste pode ser exigido e os tipos de testes e exames, assim prevê o CTB:

Art. 277. O condutor de veículo automotor envolvido em acidente de trânsito ou que for alvo de fiscalização de trânsito poderá ser submetido a teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que, por meios técnicos ou científicos, na forma disciplinada pelo Contran, permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa que determine dependência.

  • 1º (Revogado).
  • 2º A infração prevista no art. 165 também poderá ser caracterizada mediante imagem, vídeo, constatação de sinais que indiquem, na forma disciplinada pelo Contran, alteração da capacidade psicomotora ou produção de quaisquer outras provas em direito admitidas.
  • 3º Serão aplicadas as penalidades e medidas administrativas estabelecidas no art. 165-A deste Código ao condutor que se recusar a se submeter a qualquer dos procedimentos previstos no caput deste artigo. (Redação dada pela Lei nº 13.281, de 2016) (grifos)

O Conselho Nacional de Trânsito – Contran, por sua vez, regulamentou os pormenores do procedimento de autuação e do próprio processo administrativo por meio da Resolução nº 432/2013.

A infração originada da lei seca, seja por recusar-se aos testes, seja quando o resultado for positivo, poderá render ao motorista sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação, multa no valor de R$ 2.934,70 + suspensão da CNH por 12 meses e curso de reciclagem.

Texto: Secretaria de Comunicação

Foto: Fernando Matos/PMC

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

GBMAr aguarda 120 inscritos no TAF das 24 vagas de guarda-vidas temporários da Prefeitura de Caraguatatuba nesta terça-feira (22)
GBMAr aguarda 120 inscritos no TAF das 24 vagas de guarda-vidas temporários da Prefeitura de Caraguatatuba nesta terça-feira (22)

As inscrições presenciais do processo seletivo simplificado nº 01/2026 da Prefeitura de Caraguatatuba para 24 Guarda-Vidas Temporários (GVTs) encerram na próxima terça-feira (22/9), às 8h30, na sede do 3º Subgrupamento de Bombeiros Marítimo (antiga Subprefeitura do Porto Novo/Regional Sul) e Posto de Bombeiros Marítimo da Praia Martim de Sá. De acordo com o

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 17/09/2026
Frutos da Nossa Terra – II Edição marca 9º aniversário do Banco Municipal de Alimentos de Caraguatatuba
Frutos da Nossa Terra – II Edição marca 9º aniversário do Banco Municipal de Alimentos de Caraguatatuba

O Governo Municipal de Caraguatatuba promove, no dia 28 de agosto, a segunda edição do evento “Frutos da Nossa Terra”, em celebração ao 9º aniversário do Banco Municipal de Alimentos de Caraguatatuba. A programação será realizada das 8h30 às 13h, no Centro Universitário Módulo do campus Martim de Sá, localizado

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 1 - Erradicação da pobreza ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 2 - Fome zero e agricultura sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 24/08/2026
Núcleo Social e Cultural João Bolinha é revitalizado com retomada de atividades no Jardim Casa Branca
Núcleo Social e Cultural João Bolinha é revitalizado com retomada de atividades no Jardim Casa Branca

O Núcleo Social e Cultural João Bolinha, no bairro Jardim Casa Branca, região norte de Caraguatatuba, foi revitalizado e oficialmente entregue à comunidade na tarde da última segunda-feira (24). O equipamento passou por um amplo processo de recuperação após permanecer um longo período com boa parte de sua estrutura vandalizada

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 25/08/2026
Caraguatatuba abre processo para escolha dos novos representantes do Conselho do Fundeb
Caraguatatuba abre processo para escolha dos novos representantes do Conselho do Fundeb

Professores, diretores, servidores da Educação, pais de alunos, estudantes e representantes da sociedade civil poderão participar da escolha da nova composição do Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) de Caraguatatuba. O processo eleitoral para a gestão 2027/2030 começa nesta sexta-feira (11), com a abertura das

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 11/09/2026
Rua da Família encerra temporada 2026 com esporte, cultura e lazer na Avenida da Praia neste domingo
Rua da Família encerra temporada 2026 com esporte, cultura e lazer na Avenida da Praia neste domingo

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza neste domingo (30) a última edição da temporada do programa Rua da Família, levando esporte, cultura, lazer e serviços gratuitos para a Avenida da Praia, no Centro. A programação ocorre das 8h às 12h com participação aberta a moradores, turistas e visitantes. Durante a manhã,

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 26/08/2026