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Procon de Caraguatatuba fornece dicas para compras de ventiladores e climatizadores no verão

Procon de Caraguatatuba fornece dicas para compras de ventiladores e climatizadores no verão
Com a chegada do verão no Litoral Norte e as fortes ondas de calor registradas, a venda de itens como ventiladores, climatizadores e ar condicionado disparou nas lojas físicas e virtuais. O responsável pelo Procon de Caraguatatuba, João Ricardo Machado, fornece algumas dicas e cuidados que o consumidor deve se atentar no momento de efetuar a compra.

#Pratodosverem: Ventilador exposto para venda em uma loja física (Foto: Divulgação/PMC
Segundo João, é importante observar se o produto a ser adquirido tem a qualidade, potência, durabilidade e voltagem desejada e se possui garantia contratual que são fornecidas pelo próprio fabricante, além da atenção quanto à originalidade, procedência e valores que são fixados de acordo com a marca. “Um ventilador que possui 40 cm de diâmetro, por exemplo, pode ter no máximo oito pás. Se tiver mais do que esta quantidade, percebemos que não é um produto feito por um de seus fabricantes”, explica.
Machado destaca ainda o aumento recorrente dos valores dos produtos e demanda nesta época do ano. “Não temos uma incidência tão significativa quanto a reclamações destes itens em específico no verão, mas temos muitas reclamações registradas sobre o aumento dos valores. Neste caso, é o próprio estabelecimento que o determina, por isso é essencial que o consumidor tenha planejamento e preze pela antecipação de sua compra”, declarou.
Com relação à conscientização dos consumidores sobre a importância da escolha de produtos seguros e com procedência, João aconselha que o consumidor busque por uma loja física, pois o cliente pode exigir que o produto seja testado no mesmo momento, sendo possível identificar se está funcionando corretamente.
Já nas lojas virtuais, é importante que o cliente verifique se o site é oficial e certificado pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil), para se prevenir quanto ao risco de possíveis golpes. “No momento do pagamento, o consumidor deve verificar se o beneficiário corresponde à loja ou ao estabelecimento, e fornecer dados pessoais somente na hora de efetuar a compra. A legislação determina que o consumidor vítima de fraude faça sua reclamação em até 24h junto ao banco emissor e o banco recebedor do valor que foi depositado”, enfatiza João.
Reclamação
Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros, com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros. O consumidor também pode fazer a queixa de forma on-line pelo aplicativo Caraguatatuba 156 na ‘Play Store’ do celular (Android ou IOS), bem como ao acessar o site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/. Atualmente, o Procon conta com 13 funcionários.
O atendimento ao público do Procon de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O prédio fica na Avenida Engenheiro João Fonseca, 37 – Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3885-2350, e-mail procon@caraguatatuba.sp.gov.br, aplicativo Caraguatatuba 156 ou site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.
Texto: Secretaria de Comunicação
Foto: Dony Machado/PMC
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