Pesquisar No Site
Procon de Caraguatatuba fornece dicas de pesquisa e economia na compra de materiais escolares
Procon de Caraguatatuba fornece dicas de pesquisa e economia na compra de materiais escolares
Com foco no equilíbrio orçamentário das famílias, busca de melhores ofertas de materiais didáticos e evitar golpes na internet, o Procon da Prefeitura de Caraguatatuba fornece algumas orientações que auxiliam na economia e conscientização dos consumidores durante a aquisição do material escolar de mais um ano letivo.
De acordo com o responsável pelo Procon de Caraguatatuba, João Ricardo Machado, o avanço da globalização facilitou a aquisição destes materiais por meio de compras pela internet e assim evitar grandes filas nas papelarias e demais estabelecimentos. “Importante que os consumidores observem e comparem o preço que costuma ser muito oscilante nessa época do ano, assim como o tipo de fornecedor e a qualidade do material”, ressalta.
Outra dica importante destacada por João é a possibilidade de criação de grupos entre os pais e responsáveis dos estudantes para a verificação de materiais didáticos antigos que possam ser trocados, reaproveitados ou até mesmo vendidos por um preço mais acessível, o que proporciona maior sustentabilidade ao meio ambiente.
Machado reforça ainda que os responsáveis devem estar atentos à lista de materiais solicitados pela instituição de ensino. “Segundo a Lei Federal nº 12.886/2013, fica proibida a inclusão de materiais de escritório na lista fornecida pela unidade escolar, ou seja, materiais usados pela administração do estabelecimento de ensino. Um exemplo muito comum é a solicitação de resmas de folhas de papel sulfite. A utilização desse tipo de material deve ser justificada legalmente pela instituição. Caso contrário, estará infringindo uma norma”, explica.
Com relação à troca dos produtos adquiridos nas compras realizadas pela internet, existe um prazo legal de até sete dias úteis para que seja efetuada a devolução. Já nas lojas físicas, a lei não consignou essa obrigatoriedade de troca. “Deve ser verificado no próprio estabelecimento se existe uma política de devolução e, caso positivo, estará consignada na nota fiscal ou no recibo do produto a quantidade de dias estipulados para a troca, exceto em casos de vício de qualidade, onde geralmente ocorre um defeito de fábrica do produto e o próprio estabelecimento pode se responsabilizar pela troca caso se prontifique, mesmo não tendo esta obrigatoriedade”, afirma João.
O responsável do Procon de Caraguatatuba faz ainda um alerta sobre a prevenção dos riscos de golpes pela internet. “É importante que o consumidor verifique, após a realização da compra, o nome do beneficiário e do estabelecimento a qual está direcionando o pagamento, bem como dados como o CNPJ e a utilização de sites seguros que sejam certificados pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil)”, enfatiza.
Reclamação
Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros, com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros. O consumidor também pode fazer a queixa de forma online aplicativo Caraguatatuba 156 na ‘Play Store’ do celular (Android ou IOS), bem como ao acessar o site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/. Atualmente, o Procon conta com 13 funcionários.
O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O prédio fica na Avenida Engenheiro João Fonseca, 37 – Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3885-2350, e-mail procon@caraguatatuba.sp.gov.br, aplicativo Caraguatatuba 156 ou site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.
Texto: Secretaria de Comunicação
Foto: Divulgação/PMC
Veja Também Recentes
Nadador de Caraguatatuba conquista pódio no Troféu Kim Mollo 2025 em Mococa
Caraguatatuba teve destaque na 32ª edição do Troféu Kim Mollo 2025, uma das principais competições de base da natação paulista, promovida pela Federação Aquática Paulista (FAP). O torneio, conhecido como o “Campeonato das Regiões”, ocorreu no fim de semana (11 e 12 de outubro), na piscina da Associação Esportiva Mocoquense,
Caraguatatuba abre inscrições para curso gratuito de Introdução em Turismo de Aventura e Natureza
Profissionais, empreendedores e interessados em atuar no segmento de turismo de natureza têm até o dia 11 de novembro para se inscrever gratuitamente no Curso de Introdução em Turismo de Aventura e Natureza ofertado pela Secretaria de Turismo de Caraguatatuba, em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo
Espetáculo dirigido por Gabriel Villela encerra programação do 16º Litoral Encena neste sábado
O 16º Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua e Teatro de Bonecos de Caraguatatuba encerra sua programação neste sábado (1º/11), às 20h30, no Teatro Mario Covas, com o espetáculo teatral “Cordel do Amor sem Fim – ou A Flor do Chico”, direção de Gabriel Villela e texto
CULTSP PRO realiza masterclass e seminário formativo sobre escrita de projetos em Caraguatatuba
Caraguatatuba recebe no dia 27 de novembro (quinta-feira), das 18h às 22h, na Videoteca Lúcio Braun, uma masterclass e um seminário formativo sobre escrita de projetos culturais – iniciativa do CULTSP PRO – Escolas Profissionais da Cultura, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Neste sábado tem cinema itinerante no Festival BikeCine na Praça da Cultura
Caraguatatuba recebe neste sábado (15/11), a partir das 19h, na Praça da Cultura, no Centro, o Festival BikeCine, cinema itinerante que funciona apenas com energia limpa e sustentável, gerada pelas pedaladas do próprio público. A entrada é gratuita e o ingresso pode ser emitido antecipadamente pelo link https://tinyurl.com/2wd4e5sn. No BikeCine o público pode
