Pesquisar No Site
Caraguatatuba continua com índice zero de afogamento neste final de ano, com reforço de guarda-vidas
Caraguatatuba continua com índice zero de afogamento neste final de ano, com reforço de guarda-vidas
Dados do Subgrupamento de Bombeiros Marítimos (SGBMar) apontam que Caraguatatuba continua registrando índice zero de afogamento e nenhum óbito registrado durante o período de 27 a 29 de dezembro de 2024.
O município mantém o melhor índice em comparação aos demais municípios do litoral Norte do Estado de São Paulo: São Sebastião foram 13 afogamentos com 23 vítimas salvas; Ilhabela foram 3 afogamentos e 4 vítimas salvas e Ubatuba registrou 21 afogamentos com 32 vítimas salvas.
A incidência zerada de afogamentos é o reflexo da iniciativa da Prefeitura de Caraguatatuba de contratar 24 guarda-vidas temporários (GVTs) para atuação nas praias durante a temporada de verão 2024/2025. Esses profissionais passaram por um processo seletivo, e desde o início da temporada atuam em caráter excepcional, pelo tempo determinado de 120 dias (quatro meses), sob a supervisão do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBmar).
A Prefeitura também conta com um reforço de 20 guarda-vidas enviados pelo Governo do Estado, por meio do GBMar, sediado no Guarujá. Foram destinados mais de 600 GVTD para o Litoral Norte, o Litoral Sul e para as Represas Guarapiranga (São Paulo) e Billings (São Bernardo do Campo), durante a Operação Praia Segura 2024-2025.

#PraTodosVerem: Torre na praia Martim de Sá, construção pintada de amarelo (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Torre de observação
A praia Martim de Sá, na região central de Caraguatatuba, recebeu uma Torre de Observação para guarda-vidas. Esta é a primeira torre de observação que está sendo montada no Litoral do Estado de São Paulo através da Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros (Fundabom), com apoio da Prefeitura.
O projeto visa dar condições para o efetivo de serviço e valorizar o trabalho realizado pelos Guarda-Vidas do no litoral. Trata-se de um projeto piloto que está em testes. Caso aprovado, deverá ser implantado outras praias.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba conquista medalhas em competição de karatê em Mogi das Cruzes
A equipe de karatê de Caraguatatuba participou de uma competição realizada em Mogi das Cruzes e voltou para casa com importantes resultados. Entre os destaques da delegação caraguatatubense, Lyedson Soares conquistou o primeiro lugar no kumite, enquanto Marcos Benício garantiu o ouro no kata e ainda ficou com a segunda
Campanha Junho Violeta mobiliza Caraguatatuba na defesa dos direitos da pessoa idosa e a com deficiência
A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) de Caraguatatuba e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) lançaram nesta quarta-feira (3), campanha voltada ao combate à violência contra a pessoa idosa e a com deficiência – “Dignidade não tem prazo de validade”,
Oficina de fotografia gratuita incentiva participação de pessoas 60+ no Veja Caraguá 2026
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) promove nos dias 20 e 25 de maio, das 17h às 19h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, uma oficina gratuita de fotografia com o artista orientador Maycon Soldan. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo link https://tinyurl.com/4ymub6pt. A ação
Cineclube exibe longa-metragem na sessão Clássicos Coreanos nesta quinta
O Cineclube Pontos MIS exibe nesta quinta-feira (28/5), às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, o filme “Dinheiro”, integrando a sessão especial de clássicos coreanos. A entrada é gratuita e não é necessário retirar ingresso. A obra, produzida em 1958, conta a história do fazendeiro ingênuo e diligente, Bong-su. Apesar de
PAT de Caraguatatuba oferece 102 vagas de emprego nesta quarta-feira
Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba nesta quarta-feira (10). Ao todo, estão disponíveis 102 vagas de emprego em diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Antes de comparecer ao atendimento, os candidatos devem
