Pesquisar No Site

Ambulantes regularizados de Caraguatatuba recebem licenças e coletes de identificação para trabalhar em 2025

Destaques
Ambulantes regularizados de Caraguatatuba recebem licenças e coletes de identificação para trabalhar em 2025
Ambulantes regularizados de Caraguatatuba recebem licenças e coletes de identificação para trabalhar em 2025

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Fazenda, entregou as licenças e os coletes de identificação dos ambulantes do município na manhã desta quarta-feira (18/12), no Teatro Mário Covas, no Indaiá. As autorizações são para exercer a atividade de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2025.

#PraTodosVerem: Fila de ambulante para receber as licenças e os coletes de identificação dos ambulantes do município na manhã desta quarta-feira (18/12), no Teatro Mário, no Indaiá (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A cerimônia de entrega dos novos alvarás e dos coletes de identificação do comércio ambulante contou com a participação do prefeito Aguilar Junior; do presidente da Câmara de Caraguatatuba, Renato Leite Carrijo de Aguilar; da secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo; da diretora de Fiscalização da Secretaria de Fazenda, Adriana dos Santos; e do coordenador da Fiscalização de Posturas da Secretaria de Urbanismo, Ronoel Silva; além de secretários e servidores municipais.

Cerca de 700 moradores de Caraguatatuba se cadastraram e recadastraram para as 500 vagas de ambulantes disponíveis entre janeiro e novembro de 2024, via Protocolo Eletrônico ou pessoalmente no setor de Protocolo Geral do Paço Municipal, no Centro. Uma comissão formada por servidores das Secretarias da Fazenda, Urbanismo e Saúde analisou os pedidos e emitiu o parecer (deferido ou indeferido) no dia 13 de dezembro.

A ambulante Tânia Verônica do Carmo, que trabalha com venda de água, refrigerante e brinquedos, aprovou o uso dos coletes pela categoria. “A campanha de identificação dos ambulantes regularizados, criada pelo prefeito Aguilar Junior, foi muito importante porque esse serviço é minha única fonte de renda há 13 anos”, reconheceu.

#PraTodosVerem: Prefeito Aguilar Junior discursa durante a entrega das licenças e os coletes de identificação dos ambulantes do município na manhã desta quarta-feira (18/12), no Teatro Mário, no Indaiá (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

O prefeito Aguilar Junior enfatizou o aumento das vagas para o comércio ambulantes nos últimos oito anos.  “Em 2017, tínhamos 300 licenças que não atendiam a todos os empreendedores do comércio ambulante. Aí, aumentamos esse número para 500 vagas, com o objetivo de criar mais oportunidades de trabalho regular, no local correto, para a oferta do melhor produto e melhor atendimento às pessoas que os procuram”, recordou.

Durante a cerimônia de entrega dos novos alvarás para o comércio ambulantes e dos coletes de identificação, a diretora de Fiscalização da Secretaria de Fazenda, Adriana dos Santos, e o coordenador da Fiscalização de Posturas da Secretaria de Urbanismo, Ronoel Silva, conversaram com os vendedores sobre legislação, manipulação de alimentos, fiscalização e a importância do trabalho da categoria para o município.

Comércio ambulante

Os critérios para autorização levam em consideração o tempo de residência no município; tempo de atividade em Caraguatatuba; condições; tipo e local de habitação do interessado; idade; números de filhos menores; número de filhos em idade escolar; e grau de instrução.

#PraTodosVerem: Mulher segura colete de identificação de vendedor ambulante licenciado de Caraguatatuba (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

O comércio ambulante em Caraguatatuba é disciplinado pela lei nº 1.426, de 9 de julho de 1987. Quem desobedecer à legislação está sujeito à multa, apreensão de mercadoria, suspensão até 10 dias e cassação da autorização.

A Prefeitura de Caraguatatuba fica na Rua Luiz Passos Júnior, 50 – Centro. O telefone é o (12) 3897-8100 (Fiscalização Tributária). O horário de atendimento ao público é das 8h30 às 16h30. O Teatro Mario Covas está localizado na Av. Goiás, 187 – Indaiá.

Atualização

O prefeito Aguilar Junior aumentou o número de vagas do comércio ambulante em Caraguatatuba de 300 para 500.  O decreto nº 1.015, de 11 de dezembro de 2018, alterou o Artigo 4º da Lei nº 1.426/1987, que fixava o número de ambulantes do município em 300. A atualização da Lei nº 1.426, de 9 de julho de 1987, ocorreu em função do crescimento populacional e do turismo no município. O Censo 2022 do Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou 134.875 habitantes em Caraguatatuba. Na alta temporada, de dezembro a março, o município chega a receber o número de turistas equivalente a oito vezes essa população.

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Perequê Mirim vence Torneio Início de Aniversário da Cidade
Perequê Mirim vence Torneio Início de Aniversário da Cidade

A equipe do Perequê Mirim foi campeã da primeira edição do Torneio Início de Aniversário da Cidade de Futebol de Campo. As finais ocorreram no domingo (27), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), com sete jogos. Na primeira partida, o Força Jovem venceu o Riza por 1 a 0.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 28/04/2025
Palestra sobre religiosidade de matriz africana integra programação de aniversário
Palestra sobre religiosidade de matriz africana integra programação de aniversário

O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10 de abril (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana”. A atividade faz parte da programação de aniversário de Caraguatatuba. A entrada é gratuita

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 04/04/2025
Mostra Itinerante de Dança “De Ponta a Ponta” atrai aproximadamente 700 pessoas na Praça do Caiçara
Mostra Itinerante de Dança “De Ponta a Ponta” atrai aproximadamente 700 pessoas na Praça do Caiçara

Cerca de 700 pessoas prestigiaram, no último sábado (26/4), a segunda edição da mostra itinerante de Dança “De Ponta a Ponta”, que promoveu programação gratuita em diferentes locais da cidade. As apresentações foram realizadas na Praça do Caiçara (Centro), na Praça do skate (Massaguaçu), e na Praça Jorge de Castro

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 28/04/2025
Caraguatatuba realiza campanha de vacinação em escolas para atualização da caderneta de crianças e adolescentes
Caraguatatuba realiza campanha de vacinação em escolas para atualização da caderneta de crianças e adolescentes

O município iniciou a campanha de avaliação das carteiras de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. A ação é realizada pela Secretaria de Saúde e busca identificar atrasos no esquema vacinal e realizar as devidas atualizações. A avaliação específica nas escolas é direcionada para estudantes de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 25/04/2025
Aulas de Prevenção a Risco e Queda é sucesso entre idosos e PcDs em Caraguatatuba
Aulas de Prevenção a Risco e Queda é sucesso entre idosos e PcDs em Caraguatatuba

Uma das aulas mais divertidas, animadas e frequentadas no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), é a “Prevenção a Risco e Queda”, com o professor Leandro Lopes. Nos encontros, que ocorrem as terças e quintas-feiras, das 11h às 12h, Lopes trabalha a consciência corporal,

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 15 - Vida terrestre ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 28/04/2025