Pesquisar No Site
Caraguatatuba inicia Campanha Dezembro Vermelho para conscientização sobre HIV/AIDS e ISTs
Caraguatatuba inicia Campanha Dezembro Vermelho para conscientização sobre HIV/AIDS e ISTs
Nesta segunda-feira (2/12), a Prefeitura de Caraguatatuba deu início à Campanha Dezembro Vermelho, que tem como foco a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento do HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Durante todo o mês, as ações serão intensificadas para alertar a população sobre a importância dos cuidados e da adesão ao tratamento.

#PraTodosVerem: Profissional de Saúde fura dedo de pessoa para realizar exame de teste rápido (Foto: Divulgação/PMC)
Atualmente, o município acompanha 942 pacientes através da Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI). Em 2024, foram registrados 21 novos casos de HIV na cidade. O diagnóstico precoce é essencial para iniciar o tratamento o mais rápido possível, o que melhora significativamente a qualidade de vida dos pacientes e reduz o risco de transmissão.
A abertura oficial será nesta quarta-feira (4), às 19h, com o 2º Simpósio ‘Irene Carrara’, voltado aos profissionais de saúde. O evento será no auditório da Fundacc, no Centro e contará com a palestra da infectologista Dra. Natalia Bacellar, com o tema “Dias atuais do HIV/AIDS” e em seguida, a convidada Simone Lemos dos Santos vai abordar o tema “Minha vida vivendo com HIV”.
Testes rápidos e o ‘Dia D’
Os testes rápidos, que fornecem resultados em menos de 30 minutos, agilizam o encaminhamento dos indivíduos para assistência médica. Com isso, é possível iniciar o tratamento no momento adequado, garantindo uma resposta mais eficaz e a melhora na qualidade de vida do paciente.
Para ampliar o acesso ao diagnóstico, a UAMI promove neste sábado (7/12), o ‘Dia D’, com realização gratuita de testes rápidos para HIV e sífilis. O atendimento acontecerá das 8h às 17h, na Praça do Caiçara (Museu), no Centro. Todo o procedimento será realizado em salas privativas, garantindo o sigilo e a privacidade dos participantes.
Sobre o HIV/AIDS
A AIDS é causada pelo vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que ataca o sistema imunológico, especialmente os linfócitos TCD4+, essenciais para a defesa do organismo. O vírus altera o DNA dessas células e se replica, comprometendo a imunidade e facilitando o surgimento de infecções e doenças oportunistas.
A transmissão do HIV ocorre por relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gestação e a amamentação, na ausência de medidas preventivas. Por isso, é fundamental realizar o teste regularmente e adotar práticas seguras em todas as situações.
Serviços da UAMI
A UAMI é um equipamento da Secretaria de Saúde que oferece testes rápidos gratuitos para HIV/AIDS, hepatites B e C e sífilis para toda a população acima de 12 anos. Em caso de diagnóstico positivo, o tratamento é iniciado imediatamente com medicação antirretroviral, além de acompanhamento com uma equipe multidisciplinar composta por médicos infectologistas, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e profissionais de enfermagem.
A unidade está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750, no bairro Sumaré, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (12) 3883-1373.
Veja Também Recentes
Prefeitura remove barreira de contenção marítima abandonada nas proximidades da Praia da Cocanha em Caraguatatuba
Uma barreira de contenção marítima encontrada à deriva nas proximidades da Praia da Cocanha foi removida, nesta quarta-feira (5), após mobilização das equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e da Secretaria de Serviços Públicos. A estrutura representava riscos à navegação de embarcações e ao meio ambiente. O
Caraguatatuba recebe mutirão para reconhecimento de paternidade neste sábado
Caraguatatuba recebe no sábado (1º) o mutirão nacional “Meu Pai Tem Nome”, promovido pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo para atendimento de pessoas que buscam o reconhecimento de paternidade ou a investigação de vínculo biológico. A ação será das 9h às 13h, na unidade da Defensoria Pública, na
Capacitação de primeiros socorros reúne equipes de saúde bucal de Caraguatatuba em agosto
Profissionais da equipe de Saúde Bucal de Caraguatatuba participam, no dia 6 de agosto, de uma capacitação em primeiros socorros promovida pela Divisão de Assistência à Saúde (DAS). O treinamento será realizado no auditório da Secretaria de Educação, das 13h às 17h. A programação prevê atividades teóricas e práticas voltadas
Operação Cata-Treco percorre 40 bairros de Caraguatatuba em agosto
A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba iniciou uma nova fase da Operação Cata-Treco nesta segunda-feira, com atendimento previsto em 40 bairros para o mês de agosto. Até o dia 1º de setembro, as equipes devem percorrer localidades das regiões Sul, Centro e Norte para recolher móveis velhos,
PAT de Caraguatatuba oferece 106 vagas de emprego nesta quarta-feira
Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba nesta quarta-feira (15). Ao todo, estão disponíveis 106 vagas de emprego em diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Antes de comparecer ao atendimento, os candidatos devem
