Pesquisar No Site
Fundacc apresenta programação especial de encerramento das Oficinas Culturais com o tema “Mar de Cordel”
Fundacc apresenta programação especial de encerramento das Oficinas Culturais com o tema “Mar de Cordel”
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) deu início às atividades de encerramento e certificação das oficinas culturais de 2024 com uma programação especial que tem como tema central “Mar de Cordel”.

#PraTodosVerem: Casal dança sobre o palco (JC Curtis/Fundacc)
São apresentações de dança, música, artes plásticas, literatura, libras, audiovisual, fotografia, artesanato e capoeira com diversas performances artísticas, exposições e concertos, que tem como referência a literatura de cordel, Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil.
“Acreditamos muito na força e na potência do cordel brasileiro dentro dos vários segmentos da arte, por isso escolhemos este tema.
E no dia 7 de dezembro, das 14 às 20 horas, convidamos a população para celebrar com a gente na Praça da Cultura, toda arte e a criatividade produzida pelos alunos das nossas oficinas culturais”, destaca Malu Baracat, presidente da Fundacc.
Segundo Heron Carrillo, diretor cultural da Fundação, a programação está recheada de surpresas. “Nossos artistas orientadores prepararam tudo com muito carinho junto com os alunos. Começaremos a festa às 14h com a participação da cordelista Dani Almeida declamando um cordel especial sobre as oficinas culturais. Em seguida, tem a exibição das produções das oficinas de filmmaker e fotografia digital”, destaca.

#PraTodosVerem: Duas mulheres assistem a exposição e uma delas fotografa com um aparelho celular (JC Curtis/Fundacc)
Às 14h50 é a vez da literatura se fazer presente por meio das histórias contadas pelos personagens locais Nhá Rita e Leco Borba. Já às 15h, tem início a apresentação das turmas de Capoeira e das 15h40 às 17 horas, sobem ao palco os alunos das oficinas de ballet, jazz, danças urbanas, dança do ventre, dança cigana, dança flamenca, dança de salão, K Pop, ritmos e dança contemporânea.
O evento também conta com uma apresentação às 17 horas das canções “A flor e o beija flor” e ” Aquarela” traduzidas pelos alunos das oficinas de Libras – Língua Brasileira de Sinais.
A diretora administrativa e coordenadora geral das oficinas da Fundacc, Glaucia Fernandes, lembra ainda que durante as seis horas diretas de programação, os alunos e alunas das áreas de artesanato e artes plásticas estarão com exposição e venda de obras autorais produzidas durante todo o ano. “São peças muito bonitas, confeccionadas pelas turmas de macramê, mandala, pintura em tela, mangá, cartoon, graffiti e histórias em quadrinhos. Também haverá exposição e venda de peças feitas nas aulas de pintura em tecido, bonecas, crochê, bordado francês, arte em feltro, cerâmica, reciclagem, costura criativa, pintura em tecido, mosaico e brinquedos sustentáveis.
E para encerrar com chave de ouro, das 17h20 às 20 horas, os alunos de música das oficinas de teclado, piano, violão, canto coral, baixo acústico, flauta transversal, trombone, eufônio, cordas friccionadas, trompete, trompa, violino, bateria, saxofone, violoncelo e contrabaixo acústico levam toda emoção para o público presente finalizando com muita alegria a programação.
Serviço
Mar de Cordel – Encerramento das oficinas culturais da Fundacc
Dia: 7/12 – 14 às 20 horas
Local: Praça da Cultura
Programação completa:
14h – Abertura
Declamação de cordel com Dani Almeida
14h10 às 14h40 – Audiovisual, Fotografia e Novas Mídias
Exibição das produções das oficinas de Filmmaker e Fotografia digital
14h50 às 15h – Literatura
Contação de histórias com Nhá Rita e Leco Borba
15h às 15h40 – Folclore e Tradições Populares
Apresentação dos alunos das oficinas de Capoeira
15h40 às 17h – Dança
Apresentações das turmas de ballet, jazz, danças urbanas, dança do ventre, dança cigana, dança flamenca, dança de salão, K Pop, ritmos, dança contemporânea.
17h às 17h20 – Libras
Apresentação das canções “A flor e o beija flor” e ” Aquarela” traduzidas pelos alunos das oficinas de Libras – Língua Brasileira de Sinais.
17h20 às 20 horas – Música
Apresentação dos alunos das oficinas de teclado, piano, violão, canto coral, baixo acústico, flauta transversal, trombone, eufônio, cordas friccionadas, trompete, trompa, violino, bateria, saxofone, violoncelo e contrabaixo acústico.
14h às 20h – Artes Plásticas e Artesanato
Durante as seis horas de evento haverá exposição e venda das obras produzidas pelos alunos e alunas das oficinas de macramê, mandala, pintura em tela, mangá, cartoon, graffiti e histórias em quadrinhos, pintura em tecido, bonecas, crochê, bordado francês, arte em feltro, cerâmica, reciclagem, costura criativa, pintura em tecido, mosaico e brinquedos sustentáveis.
Veja Também Recentes
Fundo Social entrega certificado aos alunos do curso de Pães Artesanais no Núcleo Social e Cultural João Bolinha
Alunos do curso gratuito de Pães Artesanais promovido pelo Fundo Social de Caraguatatuba foram certificados na última segunda-feira (24) durante a solenidade de entrega à comunidade das obras de revitalização do Núcleo Social e Cultural João Bolinha, no bairro Casa Branca. A capacitação foi ministrada pela instrutora Patrícia Chagas entre
Caraguá a Gosto encerra 21ª edição com mais de R$ 600 mil movimentados e 9,8 mil pratos vendidos
A 21ª edição do Caraguá a Gosto terminou com crescimento nas vendas e mais de R$ 600 mil movimentados nos estabelecimentos participantes. Os resultados foram apresentados na noite de quarta-feira (9), no Teatro Mario Covas, durante a cerimônia de encerramento e premiação do festival, que reconheceu restaurantes, chefs, garçons, consumidores
Setembro Verde leva motoristas do transporte coletivo a vivenciar desafios enfrentados por pessoas com deficiência
Motoristas do transporte coletivo de Caraguatatuba trocaram, por algumas horas, o volante pela experiência de quem enfrenta diariamente barreiras para se locomover pela cidade. Vendados ou utilizando cadeiras de rodas, muletas, andadores, pesos e órteses, os profissionais participaram de uma vivência prática sobre os desafios enfrentados por pessoas com deficiência
Procon de Caraguatatuba reforça dicas de compra dos presentes da garotada no Dia das Crianças
O Procon de Caraguatatuba fornece algumas recomendações para o consumidor evitar transtornos na hora da compra do presente do Dia das Crianças, celebrado anualmente em 12 de outubro. O supervisor de governança do Procon de Caraguatatuba, João Ricardo do Nascimento Machado, enfatiza a importância da realização de uma pesquisa rigorosa
Caraguatatuba participa de encontro regional para construção dos novos Planos Municipais de Educação
Representantes de Caraguatatuba participaram, no dia 27 de agosto, em Ilhabela, de mais um encontro da Rede de Cooperação da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (SASE/MEC). A iniciativa reúne municípios do Litoral Norte e Bertioga no trabalho de construção dos novos
