Pesquisar No Site
Caraguá tem programação cultural infantil variada e gratuita neste sábado

Caraguá tem programação cultural infantil variada e gratuita neste sábado
Neste sábado (9), Caraguatatuba recebe diversas atividades culturais gratuitas para a criançada e suas famílias. De manhã, das 8h30 às 12h, tem o Picnic Literário que acontece no Horto Florestal, no Rio do Ouro, com os integrantes da Comissão de Literatura da Fundacc junto com a educadora Elisangela Ros durante a formação LEEI “Leitura e Escrita na Educação Infantil”, promovida por profissionais da UNICAMP.

#PraTodosVerem: Arte do convite do Picnic literário (Arte:Divulgação/PMC)
O encontro tem como objetivo, ofertar formação continuada a profissionais da Educação Infantil com foco na oralidade, leitura e escrita, de maneira a apoiar suas práticas educativas respeitando as especificidades da primeira infância, as interações e as brincadeiras neste ciclo de vida.
Para essa trilha literária, a comissão de literatura da Fundacc foi convidada para participar levando poesia e contação de histórias com as artistas e escritoras, Luciana Souza, Rosana, Roxie, Miriam Bilhó e Dani Almeida.
Na Praia com livros e Histórias realiza última edição do ano
Já no horário da tarde, a partir das 14h, no parquinho ao lado do quiosque Açaidera, no Centro, tem a última edição do projeto Na Praia com Livros e Histórias, promovida pela Fundacc em parceria com a comissão literária. As atividades contam com a participação de diversos artistas da região, escritores e agentes literários integrantes da Comissão de Literatura da Fundacc.
Na programação, estão confirmadas as seguintes atrações:
15h – Espetáculo teatral: Romieta e Julieu: Um amor Caiçara, de Michele Vicentti
16h – Mamulengo de Si Mesmo – histórias populares
16h30 – Edhy Folia Circo Show – histórias de circo
17h – Nhá Rita – histórias caiçaras
17h30 – Ricardo Magalhães – Mágica
O projeto que teve início em abril deste ano, a cada edição tem ganhando novos adeptos. “Recebemos uma média de 80 crianças por evento. Além das atividades, levamos também diversos títulos que ficam expostos em esteiras, lonas coloridas e também no nosso Cooler literário que já virou um xodó do público”, explica Dani Almeida, idealizadora do projeto.
Integrantes da Comissão de Literatura da cidade fortalecem a iniciativa realizando leituras e levando indicações literárias para os participantes. “Estar junto com a criançada é sempre divertido e revigorante. Aproveitamos para incentivar a galerinha a ter mais vontade de ler e também para falar com o público dos outros projetos da Comissão, além é claro, de poder conhecer um pouco mais sobre o perfil dos pequenos leitores de Caraguatatuba”, pontua Letícia Barroso, coordenadora da Comissão de Literatura da Fundacc.
Durante as atividades promovidas no local, as obras disponibilizadas pela Fundacc são apreciadas pelas crianças e seus familiares que, motivadas com a leitura das histórias, terminam levando algum livro para casa. “Parabéns a todos os envolvidos neste projeto vitorioso que contribui e muito para a democratização da literatura da nossa cidade, além de fortalecer as produções literárias de escritores, artistas, grupos e coletivos locais”, destaca Malu Baracat, presidente da Fundacc.
Auditório Maristela de Oliveira recebe peça infantil “Desconcerto”

#PraTodosVerem: Atriz com nariz de palhaço posa para foto (Foto: Divulgação/PMC)
E para encerrar o sábado com toda alegria, o Auditório Maristela de Oliveira, localizado na sede da Fundacc, recebe às 17h, o espetáculo “Desconcerto”, com entrada gratuita.
A peça voltada ao público infantil, é viabilizada pelo Governo do Estado e pela Lei Paulo Gustavo, e circula por diversas cidades do interior e litoral paulista.
A apresentação é protagonizada pela atriz Alexa Kiany, que interpreta a palhaça Kika. O solo combina arte circense, comédia física e sonora, manipulação de bonecos e interatividade com o público. Dirigido por Daniela Biancardi, “Desconcerto” estreou em 2018 e apresenta a jornada de Kika em busca de seu espetáculo musical.
Durante a performance, Kika enfrenta uma série de imprevistos que afetam seu roteiro. Com a ajuda de Aliszt, sua gata, e da plateia, a palhaça tenta criar um “concerto às avessas”. A interação com o público transforma cada apresentação em uma experiência única, abordando temas como perda, esperança e coragem.
Veja Também Recentes

Governo Municipal fecha “Casa de Repouso” irregular em Caraguatatuba
Uma “Casa de Repouso”, que funcionava sem alvará, na Praia da Palmeiras, e abrigava dez pessoas idosas e duas pessoas com deficiência (PcD), foi fechada após denúncia ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDI) e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência d do Idoso (Sepedi).

Setecentos bailarinos participam do 14º Litoral em Dança no Teatro Mario Covas
Entre os dias 19 e 22 de junho, Caraguatatuba voltou a respirar dança. Com o retorno do Festival Litoral em Dança, em sua 14ª edição, mais de 700 bailarinos vindos de seis municípios da região e da capital paulista, apresentaram-se no palco do Teatro Mario Covas. Depois de mais de

Caraguatatuba forma alunos do curso de Técnicas em Vendas
Nesta segunda-feira (30), foi realizada a formatura dos alunos que participaram do curso Técnicas em Vendas, uma parceria do governo municipal com o governo estadual por meio do programa Qualifica SP, na sede do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), no bairro Sumaré. De acordo com a secretária de Governo,

Oficina do Pontos MIS “Quem conta um conto aumenta um ponto” é destaque na programação cultural nesta sexta-feira
O Pontos MIS (programa do Museu da Imagem e do Som), em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), promove nesta sexta-feira (27/6), às 17h30, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, a oficina “Quem conta um conto aumenta um ponto”, com Raphael Scire. As vagas são limitadas e a

Caraguatatuba promove plantio de árvores nativas em conjunto com Projeto Araticum durante Rua da Família
Caraguatatuba recebeu o plantio de 40 árvores nativas nos últimos dois domingos, dias 6 e 13 de julho, Por meio do Projeto Arborizar, durante evento Rua da Família. A ação foi realizada em parceria com o Projeto Araticum – Mata Atlântica e reuniu voluntários. No dia 6, foram plantadas 15