Pesquisar No Site

Defesa Civil de Caraguatatuba monitora cidade por contas de chuvas e ventos

Publicado em: 25/10/2024
Destaques
Defesa Civil de Caraguatatuba monitora cidade por contas de chuvas e ventos
Defesa Civil de Caraguatatuba monitora cidade por contas de chuvas e ventos

A Defesa Civil de Caraguatatuba está monitorando a cidade por conta das chuvas e ventos ocorridos desde a noite de quinta-feira (24/10), conforme previsão do Estado.

#PraTodosVerem: Funcionário da Sesep corta com serra elétrica uma árvore caída sobre um muro (Foto: Divulgação/PMC)

Os ventos chegaram a atingir até 90 km/h e os acumulado de chuvas não passaram de 10 milímetros em 24 horas em todas as estações pluviométricas. A previsão é de que os ventos ainda continuem.

Segundo a Defesa Civil, foram registradas quedas de oito árvores, sendo seis na região Norte (Massaguaçu, Verde Mar e Park Imperial), uma no Indaiá e outra no Sumaré, na região Central. Ninguém se feriu. As equipes da Secretaria de Serviços Públicos estão ajudando na desobstrução das vias.

Parte da estrutura de uma tenda extra do Empreenda Caraguatatuba sofreu avarias e as equipes já estão ajustando para restaurá-la.

Na Educação, esta semana é de recesso escolar nas escolas do Ensino Fundamental. Já os Centros de Educação Infantil (CEIs) estão funcionando normalmente hoje, mesmo com alguns bairros ainda sem energia.

As Unidades Básicas de Saúde estão funcionando de forma parcial. Apenas os serviços que dependem de energia foram interrompidos até o completo estabelecimento da energia. Estão com atendimento parcial as Unidades do Rio do Ouro, Jaraguazinho, Casa Branca, Jetuba e Massaguaçu. A UBS do Sumaré foi fechada por causa da queda de uma janela, que foi derrubada pela ventania.

A Secretaria de Saúde optou por suspender a vacinação nesta sexta-feira (25), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), dos bairros Sumaré, Casa Branca, Getuba, Rio do Ouro e Jaraguazinho, para que não haja perda das doses, por conta da instabilidade da energia elétrica. Desta forma, as vacinas estão sendo transportadas para UPA Centro que conta com um gerador de energia e na terça-feira (29), serão devolvidas às Unidades. A previsão é que na quarta-feira (30), o atendimento seja normalizado. Lembrando que segunda-feira (28) é ponto facultativo do Dia do Servidor Público.

Além disso, a sede da Secretaria de Saúde que fica no bairro Jaraguazinho teve o atendimento suspenso nesta sexta-feira, por conta da falta de energia.

As atividades do Centro Dia e do Centro de Convivência do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) de Caraguatatuba, no bairro Jardim Jaqueira, foram suspensas nesta sexta-feira (25/10), em decorrência dos fortes ventos que causaram estragos como telhas e vidros quebrados. O dia ficou por conta da equipe de manutenção para limpeza e reparos. O Ciapi retoma o funcionamento na próxima terça-feira, 29, a partir das 8h.

Parque Natural Municipal Juqueriquerê

O Parque Natural Municipal Juqueriquerê está fechado nesta sexta-feira (25) devido aos ventos fortes que atingem a região. A medida foi tomada para garantir a segurança dos visitantes e funcionários, uma vez que condições climáticas adversas podem representar riscos, como quedas de árvores.

EDP reforça equipes em campo em Caraguatatuba

A EDP informa que, em virtude das fortes chuvas acompanhadas de ventos de até 90km que atingiram a cidade de Caraguatatuba desde ontem a noite, reforçou as equipes e segue mobilizada para o atendimento de mais de 120 ocorrências.

Entre os bairros mais atingidos estão: Massaguacu, Rio do Ouro, Martins de Sá e Casa Branca.

Os principais reparos estão relacionados a queda de galhos, árvores e lançamento de objetos sobre as redes elétricas, que demandam maior tempo de trabalho das equipes por conta da complexidade.

Vale destacar que, em situações com grande volume de ocorrências como esta, a EDP atua com priorização no atendimento, primeiramente à hospitais, postos de saúde, escolas, creches, serviços essenciais, casos que possam oferecer risco à vida e ocorrências com grande volume de consumidores impactados.

Parte dos trabalhos é realizada em parceria com órgãos municipais, Defesa Civil, e o tempo de reparo das ocorrências varia de acordo com a dimensão dos danos em cada caso.

A companhia reforça as recomendações sobre segurança para que a população jamais se aproxime de cabos partidos ou de fios caídos. No caso de qualquer ocorrência com a rede elétrica, a EDP pode ser acionada por meio dos canais de atendimento:

– Site: www.edp.com.br

– Aplicativo EDP Online

– WhatsApp (11) 93465-2888

– Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0123

Sabesp

A Sabesp informa que o abastecimento em Caraguatatuba poderá ser afetado nesta sexta-feira (25), devido a uma interrupção no fornecimento elétrico, que aconteceu nos Sistemas de Abastecimento Porto Novo e Palmeiras Norte, Guaxinduba e Massaguaçu. A previsão da EDP é que a normalização ocorra até as 13h30. É importante o uso consciente do volume de caixas-d’água dos imóveis e, se possível, a reserva até que o sistema de distribuição esteja em operação integral, o que deve ocorrer apenas durante a noite de hoje. Os imóveis residenciais que possuem caixa-d’água com reservação para no mínimo 24 horas de consumo, como determina o Decreto Estadual 12.342/78, devem sentir menos as intermitências no abastecimento. A Sabesp destaca que está adotando todas as medidas para minimizar possível impacto no abastecimento. Para registrar ocorrências ou fazer solicitações, os clientes podem entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0800 055 0195 (chamada gratuita) ou acessar a Agência Virtual no site www.sabesp.com.br.

Em caso de emergências, acione a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

27º Festival do Camarão fortalece cultura caiçara e reúne milhares de visitantes em Caraguatatuba
27º Festival do Camarão fortalece cultura caiçara e reúne milhares de visitantes em Caraguatatuba

Aproximadamente 45 mil pessoas prestigiaram o 27º Festival do Camarão, realizado entre os dias 16 e 26 de julho, na Praça da Cultura, no Centro de Caraguatatuba. Consolidado como uma das maiores festividades do município, o evento tem como objetivo preservar e divulgar o patrimônio cultural e imaterial caiçara, valorizando as

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 27/07/2026
Inscrições abertas: Pontos MIS e Fundacc promovem oficina fotográfica gratuita na Videoteca Lúcio Braun
Inscrições abertas: Pontos MIS e Fundacc promovem oficina fotográfica gratuita na Videoteca Lúcio Braun

No mês da Fotografia, o Pontos MIS e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realizam no dia 25 de agosto (terça-feira), das 17h às 21h, na Videoteca Lúcio Braun, a oficina “Enquadramento e Composição Fotográfica – Desobedecendo às Regras”. A atividade é gratuita e a inscrição pode ser

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 31/07/2026
Teatro Mario Covas apresenta peça “Um Dia Muito Especial” com Reynaldo Gianecchini nos dias 25 e 26
Teatro Mario Covas apresenta peça “Um Dia Muito Especial” com Reynaldo Gianecchini nos dias 25 e 26

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe nos dias 25 de julho (sábado), às 20h, e 26 de julho (domingo), às 19h, o espetáculo “Um Dia Muito Especial”, estrelado por Reynaldo Gianecchini e Maria Casadevall. A montagem apresenta uma emocionante história sobre duas vidas opostas que se cruzam por acaso

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 08/07/2026
Prefeitura de Caraguatatuba define jornada especial dos servidores com deficiência ou com dependentes PCDs
Prefeitura de Caraguatatuba define jornada especial dos servidores com deficiência ou com dependentes PCDs

A Prefeitura de Caraguatatuba definiu as regras para a concessão de jornada especial de trabalho reduzida aos servidores públicos municipais com deficiência ou que tenham sob sua dependência pessoa com deficiência, com o Decreto nº 2.508/2026, que regulamenta o benefício previsto na Lei Complementar Municipal nº 145, de 19 de

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 20/07/2026
Caraguatatuba reorganiza atendimento na UPA Centro e reduz tempo de atendimento de pacientes da baixa complexidade
Caraguatatuba reorganiza atendimento na UPA Centro e reduz tempo de atendimento de pacientes da baixa complexidade

A Prefeitura de Caraguatatuba reorganizou o modelo de atendimento “Fast Track” na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro. Desde o início de julho, o fluxo passou a concentrar, em um mesmo ambiente, a classificação de risco, a consulta médica e a administração de medicamentos para pacientes de menor complexidade, com

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 17/07/2026