Pesquisar No Site
Caraguatatuba participa da 2ª Fase da 19ª OBMEP com 270 alunos da rede municipal, neste sábado (19)

Caraguatatuba participa da 2ª Fase da 19ª OBMEP com 270 alunos da rede municipal, neste sábado (19)
Sábado (19), a partir das 14h30 até às 17h, no Instituto Federal, campus Caraguatatuba/SP, 270 estudantes do Ensino Fundamental 2 (6 º ao 9º ano), da rede municipal de ensino encaram a prova da 2ª Fase da 19º Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), realizada em todo Brasil.

#ParaTodosVerem Alunos da rede municipal sentados em carteiras numa sala de aula, fazem a prova da 1ª Fase, em 4 junho deste ano.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e promovido com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A prova da 1ª Fase deste ano ocorreu no dia 4 de junho, onde participaram da competição, 18,5 milhões de alunos, de todas as regiões do país. A iniciativa alcançou, nesta edição, o recorde de 56.516 instituições participantes e a incrível marca de 5.564 cidades, ou seja, uma participação de 99,9% dos municípios brasileiros.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, afirmou que a participação nessa Olimpíada, é um momento importante para os estudantes. “A Obmep abre um caminho de possibilidades e valoriza aqueles que têm competência e desenvoltura para a Matemática. Os professores trabalham ao longo do ano o currículo e algumas questões que ajudam na preparação para as provas desse evento”, disse Paiva.
Obmep
Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a Obmep tem como objetivos principais: estimular e promover o estudo da Matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas; e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
O público-alvo da OBMEP são os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até aqueles do último ano do Ensino Médio.
Premiação
Na premiação nacional, serão contemplados:
Quinhentos alunos de escolas públicas e 150 alunos de escolas privadas com medalhas de ouro; 1.500 alunos de escolas públicas e 450 alunos de escolas privadas com medalhas de prata; 4.500 alunos de escolas públicas e 1.350 alunos de escolas privadas com medalhas de bronze.
Até 45 mil alunos de escolas públicas e 6 mil alunos de escolas privadas com Certificados de Menção Honrosa.
Na premiação estadual, a quantidade de medalhas de ouro, prata e bronze estaduais varia de acordo com a Unidade Federativa, conforme indicado no anexo V do regulamento.
A quantidade específica de medalhas de ouro, prata e bronze estaduais será definida com base no rendimento dos alunos na 19ª edição da Obmep 2024.
Os critérios detalhados para as premiações são encontrados no Regulamento da Obmep.
Os alunos que conquistarem medalhas nacionais são convidados a fazer parte do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que propicia, por meio de encontros presenciais ou virtuais, contato com conteúdos mais profundos da Matemática, ampliando o conhecimento científico e preparando o aluno para um futuro desempenho profissional e acadêmico. Estudantes de escolas públicas, além das aulas, recebem uma bolsa de incentivo de R$ 300 para participarem do programa.
Veja Também Recentes

Espetáculo “Quanta Coisa o Lixo É” leva reflexão sobre sustentabilidade a alunos da rede municipal em Caraguatatuba
Olhinhos atentos e concentração redobrada. Os alunos do ensino fundamental 1 e 2 da EMEI/EMEF Prof.ª Maria Thereza de Souza Castro, no bairro Jetuba, tiveram um dia diferente e de muito aprendizado na terça-feira (7). Os estudantes acompanharam o espetáculo “Quanta Coisa o Lixo É”, que leva uma reflexão sobre

Governo municipal de Caraguatatuba antecipa ponto facultativo do Dia do Servidor para 27 de outubro
O ponto facultativo do Dia do Servidor Público foi antecipado para o dia 27 de outubro (segunda-feira) nas repartições públicas municipais de Caraguatatuba. A data, instituída pelo presidente Getúlio Vargas em 1.943, é comemorada anualmente no dia 28 de outubro. O atendimento ao público continua na terça-feira (28), às 8h30,

Cineclube tem programação especial em outubro na Videoteca Lúcio Braun
O Cineclube, realizado em parceria com o Pontos MIS (projeto do Museu da Imagem e do Som, de São Paulo), apresenta neste mês uma programação especial na Videoteca Lúcio Braun, no Centro de Caraguatatuba. As sessões são gratuitas, sempre às terças-feiras, às 18h. A seleção dos filmes deste mês foi pensada

Regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba recebem ações de zeladoria na segunda quinzena de setembro
Grupos de funcionários descentralizados da Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba executam até o fim desta semana trabalhos de zeladoria nos bairros do Perequê-Mirim, Jardim Tarumãs, Pegorelli, Travessão, Barranco Alto, Porto Novo, Balneário dos Golfinhos, Poiares, Tinga, Indaiá, Rio do Ouro, Sumaré, Jetuba, Capricórnio II e Massaguaçu. Até sexta-feira (19/9),

Equipes de Caraguatatuba conquistam excelentes resultados na 2ª Copa Bestway de Jiu-Jitsu
Três equipes de jiu-jitsu de Caraguatatuba se destacaram na 2ª edição da Copa Bestway, realizada no domingo (21), em São Sebastião, e organizada pelo projeto social Bestway. As academias representaram a cidade com dezenas de medalhas e garantiram lugar no pódio por equipes. A equipe Vision, comandada pelo professor Ronaldo