Pesquisar No Site

Julho Amarelo: Caraguatatuba inicia Campanha para alertar sobre hepatites virais

Julho Amarelo: Caraguatatuba inicia Campanha para alertar sobre hepatites virais
Julho Amarelo: Caraguatatuba inicia Campanha para alertar sobre hepatites virais

Caraguatatuba iniciou a Campanha ‘Julho Amarelo’ com objetivo de reforçar a atenção da população sobre a prevenção e controle das hepatites virais. Por meio da Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) da Secretaria Municipal de Saúde, diversas ações serão realizadas durante o mês para divulgar a campanha no município.

A equipe da UAMI percorrerá as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), com ações preventivas, orientações e teste rápido.

No próximo sábado (6), das 8h às 17h, a UAMI estará no Centro, com teste rápido para identificar e tratar casos positivos de hepatites virais. O teste é feito em uma sala privada na Videoteca Lucio Braun, na Praça do Caiçara (Museu), no Centro.

E no dia 28, às 18h, será encerramento da Campanha Julho Amarelo, no auditório da Fundacc.

Sobre a doença

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No caso específico das hepatites virais, que são o foco da campanha ‘Julho Amarelo’, são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras A, B, C, D e E.

– Hepatite A: tem o maior número de casos, está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e se cura sozinha. Existe vacina.

– Hepatite B: é o segundo tipo com maior incidência; atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção para hepatite B é a vacina, associada ao uso do preservativo.

– Hepatite C: tem como principal forma de transmissão o contato com sangue. É considerada a maior epidemia da humanidade hoje, cinco vezes superior à AIDS/HIV. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado. A doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte. Não tem vacina.

– Hepatite D: ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra hepatite B também protege de uma infecção com hepatite D.

– Hepatite E: é transmitida por via digestiva (transmissão fecal-oral), provocando grandes epidemias em certas regiões. A hepatite E não se torna crônica, porém, mulheres grávidas que forem infectadas podem apresentar formas mais graves da doença.

Confira a programação:

Dia 4: 9h, Ações na UBS Ademir Reis

14h, Ações na UBS Mauricio Borges

Dia 5: 9h, Ações na UBS Porto Novo

14h, Morro do Algodão

Dia 6: 8h às 17h, Teste rápido Praça do Caiçara (Museu)

Dia 10: 9h, Ações na UBS Golfinhos

14h, Ações na UBS Tinga

Dia 11: 9h, Ações na UBS Jaraguazinho

14h, Ações na UBS Rio do Ouro

Dia 12: 9h, Ações na UBS Sumaré

14h, Ações na UBS Casa Branca

Dia 15: 9h, Ações na UBS e UPA Massaguaçu

14h, Ações na UBS Jetuba

Dia 16: 9h, Ações na UPA Sul

14h, Ações na UPA Centro

Dia 17: 14h, Ações no CIAPI

Dia 29: 18h, Encerramento da Campanha Julho Amarelo (Fundacc)

UAMI

UAMI

É um equipamento que oferece testes rápidos gratuitos de HIV/AIDS, hepatites B e C e Sífilis, para toda população acima de 12 anos de idade. Caso o resultado seja positivo, é iniciado imediatamente tratamento com medicação de antirretrovirais para impedir a multiplicação do vírus no organismo e atendimento com médico infectologista, psicólogo, assistente social, nutricionista e enfermagem.

O local também faz coleta de exames de laboratório e citológico e está aberto para orientações, além dos serviços de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), ambulatório de hormonização e oferta gratuita de preservativos masculino e feminino e gel lubrificante.

A unidade está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750 – Sumaré. O horário de funcionamento é das 7h às 17h.

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Matheus Ceará_Divulgação (2)
Teatro Mario Covas recebe “Desculpa eu ter vindo!” com humorista Matheus Ceará nesta sexta-feira

O humorista Matheus Ceará apresenta seu show “Desculpa eu ter vindo!” nesta sexta-feira (26/6), às 20h, no palco do Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba. Os ingressos podem ser adquiridos pelo link https://tinyurl.com/392h4yc2f ou pessoalmente na Reticências Livraria, situada na Rua Padre Anchieta, nº 556, no Centro. Em seu novo espetáculo

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 22/06/2026
Brinquedoteca Emma Ara Rete é inaugurada no Hospital Regional do Litoral Norte
Brinquedoteca Emma Ara Rete é inaugurada no Hospital Regional do Litoral Norte

As crianças atendidas no Hospital Regional do Litoral Norte – Francine Maia França passam a contar com um novo espaço dedicado às brincadeiras, à convivência e ao acolhimento durante o período de internação. A Brinquedoteca Emma Ara Rete foi inaugurada neste mês e leva o nome da pequena Emma, indígena

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 25/06/2026
CAPA
Caraguatatuba amplia eventos promovidos por empreendedores locais em espaços públicos

Empreendedores de Caraguatatuba passaram a contar com um modelo que permite a realização de eventos em espaços públicos do município. A iniciativa fortalece o comércio local, movimenta a economia e amplia as opções de lazer para moradores e turistas. Os eventos são organizados pelos próprios empreendedores e dependem de autorização

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 03/06/2026
PAT de Caraguatatuba oferece 102 vagas de emprego nesta quarta-feira
PAT de Caraguatatuba oferece 102 vagas de emprego nesta quarta-feira

Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba nesta quarta-feira (10). Ao todo, estão disponíveis 102 vagas de emprego em diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Antes de comparecer ao atendimento, os candidatos devem

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 10/06/2026
Inscrições abertas para “Trilha Formativa” do Caraguá a Gosto voltada a empresários que estarão no Festival Gastronômico
Inscrições abertas para “Trilha Formativa” do Caraguá a Gosto voltada a empresários que estarão no Festival Gastronômico

Os donos de restaurantes, bares, quiosques e lanchonetes do município empreendedores que pretendem participar do Caraguá A Gosto, ainda têm a oportunidade de se inscreverem para a “Trilha Formativa”, que terá início nesta terça-feira, às 15 horas, no Teatro Mario Covas, no bairro Indaiá. A “Trilha Formativa” para o Caraguá

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 15/06/2026