Pesquisar No Site

Força-tarefa da Sesep prossegue em ritmo acelerado na limpeza dos bairros em Caraguatatuba

Força-tarefa da Sesep prossegue em ritmo acelerado na limpeza dos bairros em Caraguatatuba
Força-tarefa da Sesep prossegue em ritmo acelerado na limpeza dos bairros em Caraguatatuba

Em ritmo acelerado, a Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuta prossegue com a força-tarefa para agilizar o trabalho de limpeza dos bairros. Serviços de capina, roçada, varrição, retirada de resíduos, entre outros, estão chegando simultaneamente a todas as regiões da cidade.

#PraTodosVerem: BobCat joga resíduos na caçamba de um caminhão (Foto: Divulgação/PMC)

A operação integra a Sesep e a empresa terceirizada Renovar, responsável pela limpeza pública da cidade. Desde a semana passada, as equipes estão espalhadas em diversos bairros.

No Perequê Mirim, região Sul, agora os trabalhos estão concentrados nas ruas Benedito Fortunato, Dom Felipe Camarão, Santa Inês, Santa Luzia, Dom João VI  e continuação da rua Elvira Antonieta Esteffen (lado de baixo). A avenida José da Costa Pinheiro Júnior também recebe benfeitorias, assim como as praças do bairro.

No Travessão, a roçada e a limpeza são feitas na avenida José Geraldo Fernandes da Silva Filho.

Todos os locais citados também recebem serviços de retirada de entulhos, lixo, inservíveis e resíduos verdes, em vias públicas e praças.

A limpeza dos chamados “pontos viciados” também é feita na rua Ismael Iglesias, Barranco Alto; nas ruas Apolônia Silva Santos, Clemente Gomes Ferreira, Amparo, Princesa Isabel e Elvira Antonieta Esteffen (lado de baixo),  no Perequê Mirim e na rua Benedito Pereira, Portal das Flores.

Na região Centro/Sul, bairros como Porto Novo, Pontal de Santa Marina e Morro do Algodão, Balneário dos Golfinhos, Jardim Gaivotas e Rio Marinas já estão recebendo as equipes, que fazem os serviços de roçada e varrição e também eliminam os pontos de descarte irregular.

Na região Centro/Norte, foi a vez do bairro Casa Branca receber os trabalhos de zeladoria. Assim como os bairro Rio do Ouro e Indaiá, na região central, também estão sendo beneficiados. Na região Norte, a Sesep já passou pelo bairro Massaguaçu e está agora na Cocanha.

Combate ao descarte irregular

A operação integrada para reforçar a limpeza urbana em todo o município foi iniciada no dia 19 de junho, quando o prefeito Aguilar Junior, visitou o pátio da empresa Renovar. Na ocasião, Aguilar Junior conversou com funcionários e participou de uma reunião com o diretor da Secretaria de Serviços Públicos, Wilson Gobetti, e com os responsáveis pela empresa para tratar do início da operação.

A Renovar, que conta atualmente com 180 funcionários, está contratando mais 20 pessoas para integrar a equipe. A empresa passou a contar ainda com mais três caminhões trucados, que são usados para retirada de resíduos, duas máquinas varredeiras (uma grande e uma pequena), duas BobBods (para capina), uma retroescavadeira e uma máquina PC.

As principais metas continuam sendo a limpeza das ruas em todas as regiões e o combate ao descarte irregular de resíduos. Atualmente, a Sesep recolhe cerca de 90 a 130 toneladas por semana de resíduos como lixo, inservíveis, resíduos verdes e entulhos, descartados nos chamados “pontos viciados”, que são os locais irregulares utilizados pela população.

Recentemente, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Urbanismo, fez um mapeamento de 60 pontos viciados e vem estimulando a população a denunciar as pessoas que fazer descartes irregulares.

O descarte irregular é proibido pela Lei Municipal nº 1.144/80, dos artigos 156 ao 161 (Código de Posturas). De acordo com a Secretaria de Urbanismo, primeiramente, o autor é notificado pela fiscalização e multado em cerca de 460 VRMs (Valor de Referência do Município), o equivale a R$ 2.116,00. Somente neste ano foram mais de 300 autuações por descarte irregular de lixo.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Abertura das inscrições para eleição do COMAS 2026/2028 começa nesta quinta-feira (16)
Abertura das inscrições para eleição do COMAS 2026/2028 começa nesta quinta-feira (16)

O Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS) de Caraguatatuba abre, nesta quinta-feira (16), as inscrições para o processo eleitoral que deve definir os representantes da sociedade civil para a gestão 2026/2028. O período de inscrições segue até o dia 31 de julho e é regulamentado pela resolução nº 012/2026, aprovada

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 16/07/2026
Bota-Fora e Cata-Treco recolhem mais de 24 mil toneladas de materiais em Caraguatatuba
Bota-Fora e Cata-Treco recolhem mais de 24 mil toneladas de materiais em Caraguatatuba

Os serviços de Bota-Fora e Cata-Treco recolheram 24.432,18 toneladas de materiais em Caraguatatuba neste ano. O trabalho é realizado pela Secretaria de Serviços Públicos (SESEP) e inclui a retirada de móveis, resíduos volumosos, entulhos e outros materiais encontrados em vias públicas, terrenos, áreas verdes, margens de rios e locais inadequados.

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 11/08/2026
Caraguatatuba recebe I Congresso do Observatório da Paisagem do Vale do Paraíba e Litoral Norte
Caraguatatuba recebe I Congresso do Observatório da Paisagem do Vale do Paraíba e Litoral Norte

Entre os dias 24 e 26 de julho, de sexta-feira a domingo, Caraguatatuba recebe o I Congresso do Observatório da Paisagem do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que será realizado no Centro Universitário Módulo, no bairro Martim de Sá. A entrada é gratuita e a inscrição pode ser realizada

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 16/07/2026
Boletim Defesa Civil 3_2026 – Ventos em Caraguatatuba Atualização – Quinta-feira (30) 11h
Boletim Defesa Civil – Ventos em Caraguatatuba – Atualizações AQUI

Boletim Defesa Civil 5_2026 – Ventos em Caraguatatuba Atualização – Sexta-feira (31), 11h30 A Prefeitura de Caraguatatuba informa que a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil concluiu o atendimento às principais ocorrências provocadas pelos fortes ventos que atingiram o município entre a tarde e a noite de quarta-feira (29).

Leia Mais Notícias Defesa Civil ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima ODS 15 - Vida terrestre Publicado em 31/07/2026
Inscrições abertas: Pontos MIS e Fundacc promovem oficina fotográfica gratuita na Videoteca Lúcio Braun
Inscrições abertas: Pontos MIS e Fundacc promovem oficina fotográfica gratuita na Videoteca Lúcio Braun

No mês da Fotografia, o Pontos MIS e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realizam no dia 25 de agosto (terça-feira), das 17h às 21h, na Videoteca Lúcio Braun, a oficina “Enquadramento e Composição Fotográfica – Desobedecendo às Regras”. A atividade é gratuita e a inscrição pode ser

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 03/08/2026