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Acompanhando as tendências do mercado de turismo mundial, Caraguatatuba expõe na 38º FITUR Madrid

Publicado em: 23/01/2018
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Acompanhando as tendências do mercado de turismo mundial, Caraguatatuba expõe na 38º FITUR Madrid

Caraguatatuba foi mais uma vez, contemplada pela Embratur para divulgar o município em feiras internacionais, desta vez, na 38º FITUR Madrid 2018, uma das mais importantes feiras de turismo do mundo, que aconteceu de 17 a 21 de janeiro. A cidade dividiu espaço com a veterana Ilhabela e foram as únicas cidades do Estado de São Paulo a participar da exposição.

Acompanhando as tendências do mercado de turismo mundial, Caraguatatuba expõe na 38º FITUR Madrid (Fotos: Divulgação)

Fotos: Divulgação

De acordo com o chefe de Seção de Planejamento de Projetos Turísticos, Marcelo Suckow, Caraguatatuba já tem um público cativo no Vale do Paraíba e São Paulo, mas é preciso buscar novos nichos. “Nós promovemos ações específicas para essas regiões próximas, mas é preciso pensar grande. Ilhabela é um grande exemplo disso, participa de feiras internacionais há muitos anos. Para colher os frutos é preciso plantar sementes”, explicou.

A presença em feiras e promoções similares faz parte da estratégia de governo do prefeito Aguilar Junior que visa cada vez mais expandir o turismo, visando trazer mais turistas de outras regiões do Brasil e exterior.

De acordo com Suckow, o público estrangeiro já é uma realidade em Caraguatatuba. “Atendemos muitos turistas da América Latina, Europa e Estados Unidos. A gestão tem essa visão, temos investido em divulgação, estrutura e capacitação. As empresas que compõem os serviços de turismo precisam caminhar também na mesma direção. Temos potencial para muito mais”, enfatizou.

Segundo a Coordenação-Geral de Promoção e Eventos da EMBRATUR, a projeção de retorno sobre o investimento na FITUR 2017 foi de mais de 130 vezes e a expectativa para 2018 é de resultados ainda melhores. “Ou seja, o Instituto investiu cerca de R$ 772 mil para a participação na feira e foram gerados mais de R$ 106 milhões em negócios para o País”, explica o coordenador da área, Diego Feijó.

Para a FITUR Madrid 2018, o objetivo foi promover os destinos turísticos brasileiros nos segmentos sol e praia, ecoturismo e aventura e cultura, os mais procurados pelo turista espanhol. “Todos os gastos para essas exposições são comprovados por nota fiscal e auditados pelo tribunal de contas, além disso, essas feiras são chanceladas pelo Ministério do Turismo. As ações para o segmento de Turismo são muito abrangentes e exigem um espírito empreendedor. Queremos implementar novos negócios para a cidade, receber públicos diferenciados, então, temos que pensar a curto, médio e longo prazo”, finalizou Suckow.

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