Pesquisar No Site
Caraguatatuba é a única cidade do LN que realiza licenciamento ambiental local de alto impacto

Caraguatatuba é a única cidade do LN que realiza licenciamento ambiental local de alto impacto
Caraguatatuba é uma das primeiras cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN) a ter autorização para realizar licenciamentos ambientais municipais de empreendimentos e atividades com impacto local de nível alto.
A autorização é baseada na Deliberação Normativa nº 01/2024 do CONSEMA (Conselho Estadual de Meio Ambiente) aprovada em fevereiro deste ano.
O município, que já licenciava empreendimentos e atividades com impacto local de nível médio, a partir de junho passou para o nível alto. Na prática, essas medidas resultam numa série de ganhos ambientais, sociais e econômicos para a cidade.
Como exemplo, a Prefeitura de Caraguatatuba já emitia autorização para supressão de vegetação de estágio inicial, agora passou a autorizar o corte de vegetação em estágio médio.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, as mudanças são mais adequadas à realidade local e às necessidades do município tendo as análises, liberações, renovações e a fiscalização sendo feitas pelos servidores públicos da pasta.
“Com o licenciamento, haverá minimização das ilegalidades e irregularidades com o ganho de agilidade no licenciamento e nas autorizações. Com isso, teremos ganhos de preservação e recuperação da cobertura florestal com as compensações sendo direcionadas para áreas prioritárias para conservação dos recursos naturais”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Leandro Caetano.
Ganhos sociais e econômicos
Essa mudança de nível de licenciamento dará agilidade na implantação das obras e nas atividades de utilidade pública e de interesse social, haverá custos bastante reduzidos nos processos, resultando em maior acessibilidade para a população que mais precisa.
Segundo o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, o desafio é aliar desenvolvimento com sustentabilidade.
“Com certeza teremos a segurança para que os empreendedores invistam em novos negócios, incrementando a economia, gerando emprego, trabalho e renda para nossa população. Os processos serão mais ágeis, mas com coerência e seguindo a legislação na análise dos empreendimentos e atividades”, disse.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe etapa do KSeries Sprint de Triathlon neste domingo
A cidade de Caraguatatuba recebe neste domingo (3), a partir das 7h, uma das etapas mais aguardadas do calendário esportivo nacional: o KSeries Sprint. A prova tem largada na Praça de Eventos, no centro, com a presença de atletas amadores e experientes de diversas regiões do país para desafiar seus

Profissionais de saúde de Caraguatatuba participam de gincana para fortalecer ações da Atenção Primária
A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba realiza o projeto “Gincana Rumo às Boas Práticas em Saúde”, com foco na valorização da Atenção Primária e das equipes das Unidades de Saúde da Família (USF) entre os meses de agosto, setembro e outubro. A ação é realizada pela Diretoria de Assistência à

Fundacc promove Oficina Jornalismo – A Arte da Entrevista na próxima terça-feira no Polo Cultural do Centro
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza na próxima terça-feira (29/7), às 18h30, no Polo Cultural do Centro, a Oficina Jornalismo – A Arte da Entrevista com Mônica Souza. A entrada é gratuita e para participar não é necessário realizar inscrição. Muitas

Atletas de Caraguatatuba conquistam resultados expressivos no Aloha Spirit
Um dos maiores festivais de esportes aquáticos do mundo, o Aloha Spirit, terminou no último fim de semana com resultados expressivos para atletas de Caraguatatuba. A equipe de natação do município conquistou cinco medalhas de ouro, cinco medalhas de prata e três medalhas de bronze em diversas categorias. Na equipe

‘Treinão’ de ciclismo recebe mais de 60 atletas no Porto Novo
A manhã de domingo (27) foi marcada por velocidade, resistência e espírito esportivo em Caraguatatuba, com a realização de um grande ‘treinão’ de ciclismo que reuniu 63 atletas nas categorias Elite, Sport e Feminino. O evento foi realizado na Avenida Dr. Geraldo Nogueira da Silva, no bairro Porto Novo, que