Pesquisar No Site

Projeto Restinga de Caraguá: Prefeitura realiza estudos para restaurar vegetação nativa e preservar orla

Projeto Restinga de Caraguá: Prefeitura realiza estudos para restaurar vegetação nativa e preservar orla
Projeto Restinga de Caraguá: Prefeitura realiza estudos para restaurar vegetação nativa e preservar orla

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realiza estudos e tratativas para execução do Programa ‘Restinga de Caraguá’. Em breve um projeto piloto será lançado para restauração ecológica e recomposição da vegetação nativa das praias.

#PraTodosVerem: Foto aérea mostra vegetação arbustiva conhecida como marmeleiro em orla da praia de Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)

Essa é a primeira fase, que irá atuar especialmente na limpeza, manejo e conservação da vegetação conhecida popularmente como “jundú”. A medida é justificada, pois alguns locais têm sofrido interferências de uma espécie chamada “marmeleiro” (Dalbergia ecastophyllum).

A espécie é de porte arbustivo, cuja característica de rápido crescimento e domínio quase completo do ambiente, gera sombreamento exagerado e está causando o desequilíbrio e o declínio da vegetação nativa das praias.

Outra justificativa para tal medida é que a dominação do ambiente por uma única espécie, inclusive inapropriada para o local em questão, favorece outros efeitos negativos, como a erosão, deformidade e desfiguração da paisagem natural, acúmulo de lixo, usos humanos indevidos, entre outros, causando além da perda da biodiversidade natural, também problemas sociais em questões de segurança e de saúde pública.

#PraTodosVerem: Vegetação arbustiva conhecida como marmeleiro em orla da praia de Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, o projeto piloto contemplará dois pontos específicos, sendo eles: um trecho da Praia das Palmeiras, numa parte bastante degradada, mas de grande relevância ecológica por estar na foz do Rio Lagoa e um trecho na Praia do Capricórnio, na divisa com a Praia do Massaguaçu.

O local próximo ao Rio Lagoa está marcado por algumas condições insatisfatórias, sendo que duas demandam maior atenção: a presença de um quiosque abandonado pelo permissionário e o rápido avanço de uma única espécie vegetal inapropriada e dominante.

Na questão do quiosque abandonado, que vem sendo utilizado por moradores em situação de rua e transeuntes em condições bastante degradantes, devido ao seu avançado estado de deterioração, por decisão judicial o quiosque será demolido, os escombros retirados e a área será incorporada ao projeto de restauração da vegetação original nativa da praia.

Já na praia do Capricórnio, a vegetação arbustiva inapropriada predominou na área, praticamente fechando o acesso e bloqueando a visão da praia.

Relatos de moradores e frequentadores do local apontam que os arbustos têm servido de esconderijo de usuários de drogas e pessoas com intenção à prática de crimes. Além disso, embaixo dos arbustos foram identificados vários pontos de descarte irregular de lixo, causando risco à saúde pública.

O secretário de Meio Ambiente, Leandro Caetano, explicou que o projeto tem a intenção de recuperar as áreas com segurança e responsabilidade. “A primeira fase do programa Restinga de Caraguá ocorrerá com a execução do projeto de restauração da vegetação nativa das praias de Caraguatatuba, buscado chegar o mais próximo possível da sua condição original, com diversas ações de recuperação da saúde, integridade e sustentabilidade desses ambientes naturais”.

Ele também destacou o predomínio da espécie marmeleiro por longas extensões da orla. “Em análise e interpretação de imagens por sensoriamento remoto, foi possível verificar que houve intensificação na proliferação do marmeleiro a partir do ano de 2020. Nas condições atuais, é possível constatar em campo que essa única espécie já dominou totalmente diversos núcleos de vegetação nativa ao longo da orla de Caraguatatuba”, contou.

O programa Restinga de Caraguá, juntamente com seu projeto piloto, foi aprovado por unanimidade na reunião ordinária do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) realizada no mês de maio e contou com a sinalização positiva da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e do Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria da República em Caraguatatuba.

Objetivo

O programa tem como objetivo principal restabelecer as condições originais das áreas com a execução de diversos projetos de restauração ecológica para recomposição da vegetação nativa e sua biodiversidade nos ecossistemas costeiros de Caraguatatuba.

A primeira etapa se dará por meio do projeto de recomposição da vegetação nativa e da biodiversidade nos ecossistemas de praias arenosas.

Todas as áreas serão delimitadas e previamente identificadas com placas, favorecendo a proteção dos núcleos de vegetação nativa.

Além disso, o programa Restinga de Caraguá prevê o monitoramento sistemático das condições nos projetos, o incentivo a estudos e pesquisas por meio de parcerias com instituições de ensino públicas e privadas, o aprendizado e a melhoria constante dos projetos, bem como sua publicidade e replicação.

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Aloha Spirit movimenta Caraguatatuba com festival de esportes aquáticos neste fim de semana
Aloha Spirit movimenta Caraguatatuba com festival de esportes aquáticos neste fim de semana

Caraguatatuba será palco de grandes desafios e celebração esportiva com a chegada do Aloha Spirit 2025, um dos maiores eventos de esportes aquáticos do mundo, marcado para este fim de semana (8 a 10 de agosto). Atletas de várias partes do Brasil e do exterior devem participar de provas de

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 05/08/2025
Caraguatatuba oferece 253 vagas de emprego nesta segunda-feira
Caraguatatuba oferece 253 vagas de emprego nesta segunda-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 253 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 04/08/2025
Caraguatatuba recebe Caraguá 21K com corrida para todas idades no dia 31 de agosto
Caraguatatuba recebe Caraguá 21K com corrida para todas idades no dia 31 de agosto

A cidade de Caraguatatuba será palco de um dos maiores eventos esportivos do Litoral Norte – a Caraguá 21K, marcada para o dia 31 de agosto, com largada na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, em frente à Secretaria de Turismo. A prova contará com percursos para todos os perfis

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 10/07/2025
Caraguatatuba assina acordo de cooperação com Parceiros da Educação para fortalecer aprendizagem nas escolas municipais
Caraguatatuba assina acordo de cooperação com Parceiros da Educação para fortalecer aprendizagem nas escolas municipais

Caraguatatuba oficializa nesta sexta-feira (8), um acordo de cooperação com a organização Parceiros da Educação, dentro do programa Parceiros pela Aprendizagem. A cerimônia será às 9h30, no Teatro Mario Covas, e deve contar com a presença de autoridades municipais e representantes da organização, que incluem o diretor e a gerente

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 05/08/2025
Caraguatatuba promove plantio de árvores nativas em conjunto com Projeto Araticum durante Rua da Família
Caraguatatuba promove plantio de árvores nativas em conjunto com Projeto Araticum durante Rua da Família

Caraguatatuba recebeu o plantio de 40 árvores nativas nos últimos dois domingos, dias 6 e 13 de julho, Por meio do Projeto Arborizar, durante evento Rua da Família. A ação foi realizada em parceria com o Projeto Araticum – Mata Atlântica e reuniu voluntários. No dia 6, foram plantadas 15

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 14/07/2025