Pesquisar No Site
Tradicional Cavalgada marca encerramento da 33ª Festa do Divino Espírito Santo de Caraguatatuba

Tradicional Cavalgada marca encerramento da 33ª Festa do Divino Espírito Santo de Caraguatatuba
Cerca de 70 cavaleiros e amazonas participaram da 15ª Edição da Cavalgada do Divino Espírito Santo de Caraguatatuba no último domingo (26/5), entre os bairros do Centro e Indaiá.

#PraTodosVerem: Homem em mulher montados em cavalos, segurando bandeiras durante a 15ª Edição da Cavalgada do Divino Espírito Santo de Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)
O último dia de festejos também contou com a missa das Irmandades do Divino, Procissão do Resplendor, tradicional afogado (almoço), carreata, queima de fogos, missas, procissão e as apresentações de grupos de Congada São Benedito de Caraguá e Ubatuba, Cia Caraguatatuba de Moçambique e da Banda Fortaleza de Arceburgo (MG).
Portando bandeiras com os dons do Espírito Santo: Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus, cavaleiros e amazonas saíram da Praça da Cultura, no Centro, e seguiram em direção à Catedral do Divino Espírito Santo, no Indaiá. Ao chegar à Catedral, a comitiva recebeu as bênçãos do Padre Vladimir Ferreira Coelho e se juntou aos demais convivas para saborear o tradicional afogado. Em 2024, o prato contou com 300 quilos de carne desfiada, além do arroz, farinha e mandioca cozida.

#PraTodosVerem: Dois homens despejam uma panela de carne para cozinhar em uma panela gigante para fazer o tradicional afogado da 15ª Edição da Cavalgada do Divino Espírito Santo de Caraguatatuba, enquanto o Padre Vladimir Ferreira Coelho fala no microfone ao lado de uma menina e outro homem segura uma colher para mexer a panela (Foto: Divulgação/PMC)
“A cavalgada começou em 2010, com Padre Alessandro Henrique Coelho e mais alguns amigos cavaleiros que tiveram a ideia de resgatar essa tradição. Estive indiretamente na organização desde então e, a partir de 2012, assumi à frente”, recordou o organizador da Cavalgada do Divino, Rodrigo Simões. “Tivemos a oportunidade de representar a Cavalgada do Divino de Caraguatatuba no Mapa Cultural Paulista, em São José dos Campos. Chegamos a 15ª edição e estamos tentando manter essa tradição cultural numa cidade de praia. Em julho, faremos a nossa peregrinação em direção a Aparecida, a nossa romaria”, adiantou Simões.
Celebrada desde 1992, a Festa do Divino Espírito Santo iniciou no dia 26 de abril e teve como o ponto alto a celebração dos 25 anos de fundação da Diocese de Caraguatatuba, no dia 1º de maio.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe etapa do KSeries Sprint de Triathlon neste domingo
A cidade de Caraguatatuba recebe neste domingo (3), a partir das 7h, uma das etapas mais aguardadas do calendário esportivo nacional: o KSeries Sprint. A prova tem largada na Praça de Eventos, no centro, com a presença de atletas amadores e experientes de diversas regiões do país para desafiar seus

Dois Velhinhos Pelo Mundo participam da Quarta Literária nesta semana
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza nesta quarta-feira (6/8), às 19h, na Biblioteca de Artes Leopoldo Ferreira Louzada, a Quarta Literária. Os convidados deste primeiro encontro são Júlio e Débora D’Zambê, conhecidos como Dois Velhinhos Pelo Mundo. Os multiartistas são professores de arte, músicos, atores e escritores.

Governo Municipal informa retorno da linha de ônibus 302 – Tabatinga Direto na próxima segunda-feira
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Caraguatatuba informa que a linha 302 – Tabatinga Direto volta a ser novamente disponibilizada aos usuários do transporte público. A empresa concessionária do Transporte Público Sancetur – Santa Cecília de Turismo Ltda. (Sou Caraguá) retornará a operação da linha 302

Mutirão “Meu Pai Tem Nome” da Defensoria Pública do Estado de São Paulo é neste sábado
Caraguatatuba recebe a ação presencial do mutirão “Meu Pai Tem Nome”, promovido pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo, neste sábado (16) das 9h às 13h, na unidade da Defensoria Pública localizada na Rua Guaratinguetá, nº 72, bairro Sumaré. A iniciativa é promovida pelo Conselho Nacional das Defensoras e

Caraguatatuba reforça apoio à Pesca Artesanal em Audiência Pública
Vinte e uma pessoas, entre pescadores e pescadoras da pesca artesanal de Caraguatatuba, participaram da audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) na última quarta-feira (13). O debate discutiu a adequação da atividade pesqueira artesanal às normas previstas na legislação, e a busca de soluções