Pesquisar No Site
Alunos do Ipiranga participam do evento “Passarinhando na Praça”
Alunos do Ipiranga participam do evento “Passarinhando na Praça”
Em continuidade às comemorações do Dia do Observador de Aves, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, acompanhou o evento “Passarinhando na Praça” com os alunos da CEI/EMEI Messias Mendes de Souza, do bairro Ipiranga, nesta sexta-feira (17).

#PraTodosVerem: Educador ambiental realiza demonstação do uso do apito a vários alunos (Foto: Divulgação/PMC)
O evento foi promovido pelo Museu da Energia de Salesópolis e patrocinado pela empresa EDP. As atividades foram conduzidas por Simone Villegas, coordenadora do Museu da Energia, com apoio do biólogo e educador, Fernando Maia, e Rafael Marotti, que é arte-educador.
Trata-se de um projeto já realizado em Salesópolis, chamado ‘Passarinhando na Escola’ e ‘Passarinhando na Praça’, que tem a proposta de envolver os alunos e também toda a comunidade na observação de aves.
Simone Villegas elogiou a iniciativa da cidade em promover o Dia do Observador de Aves. “Caraguatatuba está de parabéns pela iniciativa, que é a identidade da cidade e do Litoral Norte como um todo. Essa é uma prática que, com certeza, vamos nos espelhar”.

#PraTodosVerem: Educadores ambientais e professores guiam alunos pela galeria de águas próxima do Camaroeiro (Foto: Divulgação/PMC)
A ação foi realizada no período da manhã e da tarde, com alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I. Os pequenos foram entretidos com livretos e informações sobre as espécies de aves locais.
De forma lúdica e educativa, eles também aprenderam sobre os diferentes tipos de apitos que imitam os sons das aves, inclusive puderam manusear e assoprar os instrumentos.
A programação incluiu ainda uma saída dos alunos para explorar os arredores da escola, sendo guiados com cuidado até o Entreposto de Pesca do Camaroeiro, próximo à área de manguezal. Lá, puderam utilizar os binóculos fornecidos para avistar as espécies de aves.
Para a secretária Adjunta de Meio Ambiente, Tatiana Scian, o evento desperta o interesse das crianças e as incentiva a se envolverem com a natureza de um modo geral. “as atividades de educação ambiental visam direcionar positivamente os pequenos, promovendo o sentimento de cuidado e pertencimento em relação à natureza e suas diversas formas de vida, incluindo as aves da região”.
Além desta ação, outra atividade foi realizada pelo Projeto CREs(CER) – Ser em Sociedade com os alunos do 9º ano da EMEF Edna Maria Nogueira Ferraz, no bairro Porto Novo, um evento aliado ao Setor de Educação Inclusiva/ região 8.
Veja Também Recentes
JipeFest 2026 movimenta Caraguatatuba em outubro com competições, trilhas, exposição de veículos e shows
Caraguatatuba recebe o JipeFest 2026 entre os dias 16 e 18 de outubro com competição de jipe e Gaiola Cross Indoor, trilhas 4×4, exposição de veículos e shows. A programação foi remarcada e a abertura inclui um passeio 4×4 adaptado para pessoas atendidas pela Apae de Caraguatatuba e pela Acalento
Procon de Caraguatatuba reforça dicas de compra dos presentes da garotada no Dia das Crianças
O Procon de Caraguatatuba fornece algumas recomendações para o consumidor evitar transtornos na hora da compra do presente do Dia das Crianças, celebrado anualmente em 12 de outubro. O supervisor de governança do Procon de Caraguatatuba, João Ricardo do Nascimento Machado, enfatiza a importância da realização de uma pesquisa rigorosa
Centros de Referência de Assistência Social ampliam atendimento a mais de 26 mil famílias em Caraguatatuba
A prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, alcançou em setembro 26.873 famílias atendidas por meio do Cadastro Único (CadÚnico), sendo que individualmente são até o momento 60.687 pessoas cadastradas. O feito inédito é resultado de um trabalho contínuo desenvolvido pela Gestão do Cadastro Único, pelos entrevistadores
Últimos dias para inscrição no processo seletivo de 24 guarda-vidas em Caraguatatuba
Quem pretende trabalhar como guarda-vidas nas praias de Caraguatatuba durante a temporada de verão 2026/2027 deve ficar atento ao prazo. A Prefeitura oferece 24 vagas temporárias, com salário de R$ 2.169,89 e benefícios, e as inscrições entram na reta final neste mês. Pela internet, os interessados têm até o dia
Prefeitura de Caraguatatuba divulga novas convocações do Concurso de 2023
A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais 13 aprovados de sete funções do Concurso Público de 2023 para se apresentarem até sexta-feira (18/9), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro. As 26ª e 64ª convocações do Edital
