Pesquisar No Site
Ações de valorização à literatura marcam o segundo fim de semana de maio
Ações de valorização à literatura marcam o segundo fim de semana de maio
O segundo final de semana de maio em Caraguá foi marcado por diversos eventos em que a literatura caiçara se fez presente. Um deles foi o Festival Saberes e Sabores Caiçaras, promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo e da Fundacc.
O evento foi realizado de 10 a 12 de maio, na Praça da Cultura e levou escritores e agentes literários da Comissão Setorial Municipal do Livro, Leitura e Literatura da Fundacc para apresentarem seus trabalhos literários.

#PraTodosVerem: Crianças sentadas na grama da praia, ao lado de muitos livros sobre uma toalha no chão (Fotos – JC Curtis/Fundacc)
Na oportunidade, autoras e autores da comissão estiveram presentes numa tenda montada exclusivamente para a literatura, levando conhecimento e cultura por meio de suas obras, que ficaram expostas para venda na Livraria Caiçara. Além da literatura, a festa contou ainda com muita gastronomia, artesanato e apresentações musicais de diversos estilos com artistas da cidade.
“Ficamos muito felizes em participar, pois é muito importante que os autores locais estejam presentes em eventos grandes da cidade. A leitura é um hábito imprescindível e valorizar a literatura caiçara também. A troca de conhecimento com o público sobre as nossas obras é uma chance maravilhosa de fortalecer este vínculo entre os leitores e os autores da nossa região”, destaca Ceminha Mendes, escritora caiçara com seis obras publicadas, sendo a mais recente, “Se essa Rua, se essa rua foCeminha”, livro bastante requisitado na tenda da Fundacc durante o festival.
Projeto “Na Praia com Livros e Histórias”

#PraTodosVerem: Menina segura uma sombrinha colorida, enfeitada de fitas. Outras meninas estão perto dela (Fotos – JC Curtis/Fundacc)
No sábado (11/5), foi o momento das crianças. O projeto “Na Praia com Livros e Histórias” levou famílias para o espaço verde próximo ao parquinho que fica ao lado do Quiosque do Flávio, no centro da cidade. O encontro reuniu artistas da área do teatro, do circo e da contação de histórias que levaram um mundo de magia, alegria e diversão para os pequenos, tendo como foco o incentivo à leitura.
A tarde estava ensolarada e na sombra de uma frondosa árvore, todos puderam ler os livros disponíveis no cooler literário, acompanhados de uma refrescante brisa vinda da praia. Os palhaços mágicos Baunilha e Paçoquinha arrancaram sorrisos de crianças, mães e pais com intervenções divertidas e animadas. A conhecida Nhá Rita, levou histórias e lendas de Caraguatatuba despertando a imaginação dos pequenos que participaram ativamente de pontos chaves das narrativas.
Já a atriz e contadora de histórias, Anisha Zevallos, apresentou contos infantis interativos, sendo uma delas, a história do livro Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque de Holanda. Finalizando o encontro, a cordelista e assessora técnica de literatura da Fundacc, Dani Almeida, apresentou o universo do cordel às crianças com muita brincadeira e diversão.
“Esta é uma excelente oportunidade das famílias se desconectarem um pouco do ambiente virtual e se conectarem com suas crianças por meio da literatura, das histórias e das brincadeiras. Levei meus netos e amamos. São nestes momentos simples e divertidos que criamos memórias afetivas em família e a Fundacc tem um papel fundamental nisso, pois, esse fortalecimento cultural é imprescindível para os moradores e visitantes da nossa cidade”, destaca Malu Baracat, presidente da Fundacc.
O projeto “Na Praia com Livros e Histórias”, é uma ação da Fundacc em parceria com a Comissão de Literatura e tem como objetivo fomentar o hábito da leitura entre crianças e famílias e também, valorizar os artistas da região. O evento acontece ao ar livre todo segundo sábado do mês, das 15h às 18 horas, no parquinho ao lado do quiosque do Flávio, no Centro.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba é selecionada para participar da Feira do Empreendedor do Sebrae 2026
Caraguatatuba foi selecionada para participar da Feira do Empreendedor do Sebrae 2026, que será realizada de 19 a 22 de outubro, no pavilhão de exposições São Paulo Expo, na capital paulista. Durante todo o evento, a participação ocorrerá no espaço Crie Políticas Públicas, integrado à Arena Cidade Empreendedora – Cidades
Mutirão de limpeza retira mais de 40 kg de resíduos da Praia do Porto Novo
Um mutirão de limpeza realizado na manhã da última sexta-feira (5), na Praia do Porto Novo, resultou na retirada de 40,6 quilos de resíduos da faixa de areia. Entre os materiais recolhidos estavam 300 bitucas de cigarro, 86 pedaços de isopor e centenas de itens plásticos descartados irregularmente. A ação
Caraguatatuba oferece 113 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba oferece 113 vagas de emprego nesta segunda-feira (14), para diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Os currículos são recebidos presencialmente, das 8h às 16h. Antes de comparecer a uma das unidades de atendimento, o candidato deve consultar os requisitos
Show “A Bella Itália – Especial Andrea Bocelli” é destaque no Teatro Mario Covas
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta no dia 31 de outubro (sábado), às 19h, o espetáculo musical “A Bella Itália – Especial Andrea Bocelli” com o trio A Bela e os Tenores. Os ingressos custam a partir de R$ 120, com opção de valor promocional mediante a doação de
Prova para funções de gestão da Educação de Caraguatatuba será neste domingo
Os candidatos do processo seletivo para designação das funções gratificadas de diretor de escola, vice-diretor e professor coordenador pedagógico da rede municipal de Caraguatatuba fazem neste domingo (27) a prova objetiva, uma das etapas da seleção promovida pela Secretaria Municipal de Educação. A aplicação será no período da manhã. Os
