Pesquisar No Site

Grupo de mulheres do CAPS-AD mostra importância da Luta Antimanicomial

Publicado em: 14/05/2024
Grupo de mulheres do CAPS-AD mostra importância da Luta Antimanicomial
Grupo de mulheres do CAPS-AD mostra importância da Luta Antimanicomial

Em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado no dia 18 de maio, a Prefeitura de Caraguatatuba, reforça a importância da reforma psiquiátrica na construção de um modelo humanizado de atenção integral ao tratamento da saúde mental.

#PraTodosVerem: Fachada do CAPS-AD (Foto: Divulgação/PMC)

Com a reforma psiquiátrica, o paciente passou a ter acesso a uma assistência primária básica e aos atendimentos especializados como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), sendo um dos serviços oferecidos pelo SUS, que surgiu em 1987 em São Paulo.

Caraguatatuba possui dois CAPS, um deles voltado ao tratamento de álcool e outras drogas, o CAPS-AD, que realiza grupos terapêuticos com o objetivo de ressocializar os pacientes e o resgate da identidade perdida com o uso de substâncias psicoativas.

Segundo o enfermeiro e coordenador do espaço, Robson Baldasso, em média, 60 usuárias frequentam esses grupos semanalmente, com um espaço que promove rodas de conversa, horta, atividades manuais e grupos terapêuticos. “No total, 600 pacientes são atendidos todo mês no CAPS-AD, homens e mulheres, adolescentes, adultos e idosos”, completou.

#PraTodosVerem: Trabalho manual em cima da mesa confeccionado pelas pacientes (Foto: Divulgação/PMC)

Para a paciente Kátia Braz que já foi internada em um hospital psiquiátrico e atualmente faz acompanhamento apenas no CAPS-AD, vê nesta rede de apoio uma grande diferença em seu tratamento. “Aqui vai muito além de medicação, nenhuma internação me deu este respaldo e apoio que encontro no atendimento do CAPS-AD. Hoje consigo ver uma evolução em meu tratamento”, contou.

Já Sebastiana do Nascimento, de 66 anos, está há três anos em acompanhamento no CAPS-AD e longe do álcool. “Agora meu foco é parar de fumar. Se Deus quiser vou conseguir”, disse.

O SUS garante o atendimento e acompanhamento para quem tem qualquer tipo de dependência química. A Atenção Primária à Saúde é a porta de entrada e tem papel fundamental na abordagem desses pacientes.

O CAPS-AD oferece atendimento diário a pacientes que fazem uso de álcool e outras drogas e permite o planejamento terapêutico de cada paciente, com atividades que promovem integração do dependente químico na comunidade e no núcleo familiar.

O espaço conta com uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, enfermeiro, médico clínico geral, psicólogo, psiquiatra e terapeuta ocupacional. Os atendimentos são individuais e em grupos, além de visitas domiciliares, atividades comunitárias de prevenção e cuidado à família.

O CAPS-AD é a porta aberta para acolhimento com técnico de referência de pessoas em sofrimento ao uso abusivo de substâncias químicas.

Equipamentos municipais:

– Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II: Avenida Siqueira Campos, 503 – Sumaré. Telefone: (12) 3886-2701.

– Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD): Rua José Geraldo da Silva Filho, n° 297 – Perequê-Mirim. Telefone: 3885-4600.

– Ambulatório de Saúde Mental Infanto-juvenil: Avenida Engenheiro João Fonseca, 48 – Centro. Telefone: 3883-1309.

Você não está sozinho, se precisar de ajuda, disque 188.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba divulga novas convocações do Concurso de 2023
Prefeitura de Caraguatatuba divulga novas convocações do Concurso de 2023

A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais 13 aprovados de sete funções do Concurso Público de 2023 para se apresentarem até sexta-feira (18/9), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro. As 26ª e 64ª convocações do Edital

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 18 - Igualdade Étnico-Racial ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 15/09/2026
Inscrições para 10º Festival de Cinema “Curta Caraguá” encerram na próxima semana
Inscrições para 10º Festival de Cinema “Curta Caraguá” encerram na próxima semana

Seguem abertas até a próxima quinta-feira (24/9) as inscrições para o Festival de Cinema “Curta Caraguá”. O festival, que neste ano chega à sua 10ª edição, reúne categorias estudantis e abertas, ampliando as possibilidades de participação e valorizando diferentes formas de criação audiovisual. As inscrições são gratuitas e podem ser

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 12 - Consumo e produção responsáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 15/09/2026
Prefeitura de Caraguatatuba capacita mais uma turma de servidores no curso de Excel Básico
Prefeitura de Caraguatatuba capacita mais uma turma de servidores no curso de Excel Básico

A Escola de Governo da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba promove o Curso de Excel Básico – Aperfeiçoamento de Fórmulas para mais uma turma de servidores de todas nas secretarias nos dias 2, 9, 16 e 23 de outubro, das 9h às 12h, no Instituto Federal de São

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 25/09/2026
WhatsApp Image 2026-09-10 at 17.44.40
Caraguatatuba avança em nova etapa do Alfabetiza Juntos SP

Troca de experiências, análise da prática em sala de aula e novas estratégias para trabalhar Língua Portuguesa e Matemática marcaram mais uma etapa do Alfabetiza Juntos SP realizada nesta semana em Caraguatatuba. Articuladores regionais e técnicos municipais do Vale do Paraíba participaram do Módulo 6 da formação, com atividades voltadas

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 10/09/2026
Membros da CIPA para Gestão 2026/2027 são empossados nesta sexta-feira em Caraguatatuba
Membros da CIPA para Gestão 2026/2027 são empossados nesta sexta-feira em Caraguatatuba

A posse dos representantes dos servidores eleitos e indicados do poder público na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) da Prefeitura de Caraguatatuba da Gestão 2026/2027 é na próxima sexta-feira (9/10), às 14h, na Secretaria de Educação, no Indaiá. O Treinamento dos Novos Membros da CIPA – Gestão

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 05/10/2026