Pesquisar No Site
Grupo de mulheres do CAPS-AD mostra importância da Luta Antimanicomial

Grupo de mulheres do CAPS-AD mostra importância da Luta Antimanicomial
Em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado no dia 18 de maio, a Prefeitura de Caraguatatuba, reforça a importância da reforma psiquiátrica na construção de um modelo humanizado de atenção integral ao tratamento da saúde mental.

#PraTodosVerem: Fachada do CAPS-AD (Foto: Divulgação/PMC)
Com a reforma psiquiátrica, o paciente passou a ter acesso a uma assistência primária básica e aos atendimentos especializados como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), sendo um dos serviços oferecidos pelo SUS, que surgiu em 1987 em São Paulo.
Caraguatatuba possui dois CAPS, um deles voltado ao tratamento de álcool e outras drogas, o CAPS-AD, que realiza grupos terapêuticos com o objetivo de ressocializar os pacientes e o resgate da identidade perdida com o uso de substâncias psicoativas.
Segundo o enfermeiro e coordenador do espaço, Robson Baldasso, em média, 60 usuárias frequentam esses grupos semanalmente, com um espaço que promove rodas de conversa, horta, atividades manuais e grupos terapêuticos. “No total, 600 pacientes são atendidos todo mês no CAPS-AD, homens e mulheres, adolescentes, adultos e idosos”, completou.

#PraTodosVerem: Trabalho manual em cima da mesa confeccionado pelas pacientes (Foto: Divulgação/PMC)
Para a paciente Kátia Braz que já foi internada em um hospital psiquiátrico e atualmente faz acompanhamento apenas no CAPS-AD, vê nesta rede de apoio uma grande diferença em seu tratamento. “Aqui vai muito além de medicação, nenhuma internação me deu este respaldo e apoio que encontro no atendimento do CAPS-AD. Hoje consigo ver uma evolução em meu tratamento”, contou.
Já Sebastiana do Nascimento, de 66 anos, está há três anos em acompanhamento no CAPS-AD e longe do álcool. “Agora meu foco é parar de fumar. Se Deus quiser vou conseguir”, disse.
O SUS garante o atendimento e acompanhamento para quem tem qualquer tipo de dependência química. A Atenção Primária à Saúde é a porta de entrada e tem papel fundamental na abordagem desses pacientes.
O CAPS-AD oferece atendimento diário a pacientes que fazem uso de álcool e outras drogas e permite o planejamento terapêutico de cada paciente, com atividades que promovem integração do dependente químico na comunidade e no núcleo familiar.
O espaço conta com uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, enfermeiro, médico clínico geral, psicólogo, psiquiatra e terapeuta ocupacional. Os atendimentos são individuais e em grupos, além de visitas domiciliares, atividades comunitárias de prevenção e cuidado à família.
O CAPS-AD é a porta aberta para acolhimento com técnico de referência de pessoas em sofrimento ao uso abusivo de substâncias químicas.
Equipamentos municipais:
– Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II: Avenida Siqueira Campos, 503 – Sumaré. Telefone: (12) 3886-2701.
– Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD): Rua José Geraldo da Silva Filho, n° 297 – Perequê-Mirim. Telefone: 3885-4600.
– Ambulatório de Saúde Mental Infanto-juvenil: Avenida Engenheiro João Fonseca, 48 – Centro. Telefone: 3883-1309.
Você não está sozinho, se precisar de ajuda, disque 188.
Veja Também Recentes

Governo convoca novos estagiários para serviço público municipal de Caraguatatuba
Mais dez alunos aprovados de dois cursos do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 de novembro são esperados até a próxima quarta-feira (30/4), das 9h às 10h30 e das 12h30 às 16h30, no Departamento de RH da Secretaria da Administração de Caraguatatuba, no Centro.

Tênis de mesa de Caraguatatuba se classifica para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude
A equipe masculina de tênis de mesa de Caraguatatuba garantiu a classificação para a fase regional dos 40º Jogos Abertos da Juventude após vencer as equipes de São Sebastião e Ilhabela na fase sub-regional da competição, disputada no último sábado (12), em São Sebastião. Sob o comando do técnico Rodrigo

Cursos, capacitações e parcerias institucionais marcam primeiros 100 dias da Secretaria de Governo
Curso, capacitações, parcerias institucionais, entre outras ações marcaram os primeiros 100 dias de trabalho da Secretaria de Governo de Caraguatatuba. Destaque para a oferta de cursos e capacitações iniciativa importante para promover o desenvolvimento socioeconômico e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos do município. Esses cursos podem ser uma

Jogos Escolares do Estado de São Paulo serão realizados entre 8 e 26 de maio em Caraguatatuba
Caraguatatuba recebe entre os dias 8 e 26 de maio, os Jogos Escolares do Estado de São Paulo – JEESP com as modalidades vôlei, futsal e basquete. Os Jogos Escolares do Estado têm por objetivo promover por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio entre os estudantes das

Agricultores familiares de Caraguatatuba participam de capacitação sobre legislação ambiental
Agricultores familiares de Caraguatatuba terão a oportunidade de participar do curso de Administração Rural sobre Legislação Ambiental na sexta-feira (4). A formação será realizada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, das 8h às 17h, e tem como objetivo apresentar a legislação ambiental vigente e auxiliar na adequação das propriedades rurais.