Pesquisar No Site
Tire suas dúvidas em relação à febre amarela e sua vacina

Tire suas dúvidas em relação à febre amarela e sua vacina
A campanha de vacinação contra a febre amarela começa no dia 25 de janeiro, mas a população tem muitas dúvidas em relação à doença e a forma de preveni-la.
Para reduzir as dúvidas e o pânico, o secretário, Amauri Toledo, e a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Helienne Santos, prestaram alguns esclarecimentos aos munícipes.
De acordo com Toledo, os 200 funcionários que participarão da campanha, estão capacitados e serão novamente treinados. “Nossos médicos, enfermeiros e auxiliares são capacitados, com certeza. Entretanto, antes de começar qualquer campanha, os profissionais de saúde são novamente treinados, para que entendam algum processo específico da ação”, afirmou.
Os idosos que procurarem a Unidade Básica de Saúde (UBS), para receber a imunização, não precisarão de recomendação médica, como disse Helienne Santos, coordenadora da Vigilância Epidemiológica. “A triagem será realizada no momento da vacinação, então não é necessário correr para marcar consulta”.
Vale lembrar que, pacientes em tratamento contra o câncer ou que tenham alergia grave a ovo, lactantes amamentando crianças menores de seis meses, pacientes em tratamentos com drogas imunossupressoras, pacientes transplantados, crianças menores de nove meses e pessoas com alguma doença febril aguda não podem ser vacinados.
Helienne Santos respondeu ainda algumas dúvidas frequentes da população. “Uma das dúvidas mais frequentes é referente à interrupção do uso de alguma medicação no dia da vacina. Não é necessário. Além disso, quero esclarecer que pessoas com hepatite C, ou que tenham alguma doença cardiológica não têm contra indicação em relação à vacina”, ressaltou.
A coordenadora falou também sobre a relação risco-benefício da aplicação da vacina em gestantes. “É necessário uma análise, pois cada caso tem uma forma de avaliar. Se a gestante vai viajar, eu recomendo que ela seja imunizada sim. Caso ela more em área rural ou perto de florestas, também é recomendado. Mas se ela morar em área urbana e for ficar na cidade, não é necessário vacinar, devido os efeitos colaterais”, afirmou Helienne.
A vacina contra a febre amarela pode causar efeitos colaterais, porque o imunizante contra a doença possui o vírus vivo atenuado, que desaparece do organismo três semanas após a vacinação, em média.
Quando aplicada em um paciente com sistema imunológico sadio, a vacina irá provocar as células de defesa para que criem anticorpos contra a febre amarela. Isso significa que esse paciente, ao ser eventualmente picado por um mosquito infectado, terá os anticorpos necessários para combater o vírus.
Caraguatatuba não apresentou nenhum caso da febre amarela em sua forma silvestre (transmitida pelos mosquitos Haemagogus ou Sabethes, que vivem em área florestal), desde o início do surto no Brasil. Já a versão urbana da doença, não é notificada no país desde 1942.
Veja Também Recentes

Fundacc está com inscrições abertas até 10 de agosto para 2º Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba
Foi lançado na última semana o edital para execução cultural no 2º Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba, que será realizado nos dias 30 e 31 de agosto (sábado e domingo), no Polo Cultural do Centro. As inscrições devem ser realizadas até o dia 10 de agosto. Podem ser inscritas apresentações artísticas,

Importância da alimentação na terceira idade é tema de palestra em Caraguatatuba nesta sexta-feira
A alimentação é importante para as pessoas em qualquer idade. Em cada fase da vida a quantidade e variedade de nutrientes são diferenciadas. Após os 60 anos os cuidados devem se intensificar. Nesse sentido, a nutricionista Cíntia Araújo, responsável pelo Banco de Alimentos do município, estará na Secretaria dos Direitos

Show gratuito de Música Instrumental Brasileira com Fuca Trio é destaque nesta sexta-feira em Caraguatatuba
O Auditório Maristela de Oliveira, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (15/8), às 20h, o segundo show da turnê Fuca Trio. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser emitidos antecipadamente pelo site da Mega Bilheteria, no link https://tinyurl.com/y6h5m22u . O compositor, multi-instrumentista e arranjador Fuca, de Ubatuba (SP), inicia uma nova

Caraguatatuba abre inscrição para representante do setor de resíduos sólidos no Conselho Municipal de Saneamento Básico
Empresas prestadoras de serviços de coleta e manejo de resíduos sólidos já podem se inscrever para participar da eleição que vai definir os representantes do segmento no Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba. As inscrições vão de 29 de julho a 3 de agosto e devem ser feitas exclusivamente

Alunos da capacitação “Boas Práticas em Manipulação de Alimentos” recebem certificado
Limpeza, higienização das mãos, alimentos e talheres, temperatura, embalagem fazem toda a diferença para que um negócio no setor alimentício prospere. Esses foram alguns dos temas abordados nutricionista Cíntia Araújo, do Banco Municipal de Alimentos no curso “Boas Práticas em Manipulação de Alimentos”, ministrado para 22 pessoas, terça-feira (5), na