Pesquisar No Site
Caraguatatuba implementa ações traçadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Caraguatatuba implementa ações traçadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
A médio prazo, medida pode colocar Caraguá no mapa das cidades com melhores pontuações e chances de investimentos
A Prefeitura de Caraguatatuba tem avançado significativamente na implementação de projetos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU.

#PraTodosVerem: Grupo de Trabalho ODS formado para implementar projetos nas secretarias municipais (Foto: Divulgação/pmc)
Uma das metas é colocar a cidade em evidência, melhorando ações, desenvolvendo projetos e estreitando a cooperação com os trabalhos realizados pelas Nações Unidas. O plano é subir cada vez mais na classificação das cidades, aumentando a pontuação, que atualmente é de 57,61 (em um total de 100 pontos), conforme site do IDSC- SP, https://idsc-sp.cidadessustentaveis.org.br/rankings.
Desde junho de 2023, um Grupo de Trabalho ODS foi criado para coordenar e efetivar os projetos desenvolvidos no setor público, dentro das 19 secretarias municipais.
Este esforço visa cumprir a agenda 2030 estabelecida pelas Nações Unidas, buscando melhorias que abordem questões como erradicação da fome, crescimento sustentável das cidades, preservação da vida marinha, mitigação das questões climáticas e entre outros temas relevantes.
A iniciativa da Prefeitura também planeja promover, em médio prazo, mudanças positivas nas comunidades e na gestão pública, incentivando novos hábitos sustentáveis e conscientes.
O projeto em si começou a sair do papel em 2018, mas passou por significativas evoluções a partir de 2023, quando a administração municipal selecionou e iniciou os encontros com os servidores públicos de carreira que integram o GT ODS. Um dos encontros marcantes contou com a presença de Nina Orlow, uma especialista reconhecida internacionalmente nessa área.

#PraTodosVerem: Especialista Nina Orlow ao lado do Prefeito Aguilar Junior e secretários de Meio Ambiente e Planejamento Estratégico durante 2º encontro do GT ODS em 2023 (Foto: Divulgação/PMC)
Recentemente, uma mudança visível já foi implementada no site oficial da Prefeitura, como as novas categorias ODS e o link no rodapé das matérias. Ao clicar nessa imagem com link, os visitantes são redirecionados para a página oficial da ODS Brasil e podem conhecer mais sobre esse trabalho da ONU.
Além disso, outros projetos estão em andamento, e a Prefeitura planeja realizar mais implementações, inclusive nas redes sociais, promovendo maior alcance e visibilidade para essas ações sustentáveis, que mostram como a cidade está engajada em promover ações positivas.
Esse progresso é fruto de um esforço colaborativo entre as secretarias municipais, com destaque para as Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, que têm desempenhado papéis fundamentais na consolidação e execução dessas iniciativas.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba realiza cerca de 500 atendimentos ambientais e atua na prevenção de danos
Caraguatatuba atua na fiscalização de áreas com elevado potencial de degradação ambiental, com o objetivo de prevenir e coibir práticas em desacordo com a legislação vigente. O trabalho é conduzido pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, por meio da equipe de Fiscalização Ambiental, que realiza atividades rotineiras de

Tradicional Cavalaria do Divino é destaque na programação cultural de Caraguatatuba neste domingo
Entre os destaques da programação cultural deste fim de semana em Caraguatatuba, está a tradicional Cavalaria do Divino, que será realizada no domingo (25/5). A concentração está marcada para 10h, na Praça da Cultura, localizada na Av. Da Praia, no Centro. O evento, que neste ano chega à 16ª edição,

Fiscalização ambiental reforça monitoramento no Perequê-Mirim em Caraguatatuba
A equipe de Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba, em parceria com a Polícia Militar Ambiental, realizou uma ação de monitoramento na Rua Yoshizo Shibata, no bairro Perequê-Mirim, na última sexta-feira (27/5). A operação teve como objetivo coibir intervenções ambientais irregulares, como supressão de

Caraguatatuba registra mais de três mil aplicações de vacina contra gripe em ação descentralizada
A campanha descentralizada de vacinação contra a gripe (Influenza), realizada pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do Sumaré, em vários pontos da região central de Caraguatatuba, resultou na aplicação de 3.342 doses da vacina, entre os dias 23 de maio a 7 de junho. Foram 1.105 doses aplicadas durante a

Mostra Novo Cinema Mexicano – Programa Pontos MIS exibe filmes na Videoteca Lúcio Braun e Espaço Cultural Casa da Democracia
A Mostra Novo Cinema Mexicano chega à Caraguatatuba no mês de maio, com quatro filmes. As exibições são gratuitas e a classificação livre. A Videoteca Lúcio Braun, apresenta nesta sexta-feira (23), às 18h os filmes Giro polar e ¿Qué es la guerra? Já o Espaço Cultural Casa da Democracia, dia 30, sexta-feira, às 19h, oferece os títulos Corazón de mezquite + Sin lágrimas