Pesquisar No Site

Prefeitura conclui audiências públicas de revisão do PDTur de Caraguatatuba

Publicado em: 04/04/2024
Destaques
Prefeitura conclui audiências públicas de revisão do PDTur de Caraguatatuba
Prefeitura conclui audiências públicas de revisão do PDTur de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba finalizou as audiências públicas da Revisão do Plano de Ações do Plano Diretor de Turismo (PDTur – Anexo IV).  A Secretaria de turismo promoveu três reuniões descentralizadas nas últimas segunda, terça e quarta-feira (1º, 2 e 3/4), nos bairros do Travessão, Massaguaçu e Indaiá, respectivamente.

#PraTrodosVerem: Munícipe assina lista de presença da audiência pública da Revisão do Plano de Ações do Plano Diretor de Turismo (PDTur – Anexo IV) diante de servidora da Secretaria do Turismo, na última segunda-feira (1º/4), na Emef Profª. Antonia Antunes Arouca, no Massaguaçu (Foto: Divulgação/PMC)

Membros da Comissão Municipal para Revisão do Plano Diretor de Turismo de Caraguatatuba explicaram a proposta que norteia o desenvolvimento econômico, político e social sustentável da atividade turística em Caraguá.

A atualização do PDTur é obrigatória para o município continuar recebendo os recursos dos convênios com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR) da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

A população pôde enviar sugestões e/ou dúvidas, e se inscrever previamente para a participação dos encontros, por meio do e-mail: turismo@caraguatatuba.sp.gov.br até às 17h da última quarta-feira (3/4). Os interessados também se inscreveram presencialmente nos locais das audiências públicas. O material para audiência pública eletrônica de Revisão do Plano de Ações do Plano Diretor de Turismo permaneceu disponível na página oficial.

As respostas aos questionamentos dos munícipes serão publicadas nesta sexta-feira (5/4), no link https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/servicos/servicos-a-empresa/plano-diretor-de-turismo/.

A Revisão do PDTur

A Revisão do Plano de Ações do Plano Diretor de Turismo (PDTur – Anexo IV) 2024 – 2027 envolve propostas nos Eixos Planejamento Estratégico, Atrativos Turísticos e Planejamento Estratégico/ Marketing.

#PraTrodosVerem: Público presente na audiência pública da Revisão do Plano de Ações do Plano Diretor de Turismo (PDTur – Anexo IV) na última quarta-feira (3/4), às 19h, na Emef Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, no Indaiá Foto: Divulgação/PMC)

O projeto prevê investimentos nos programas Sempre em Alta, com ações de incentivo, eventos e outros geradores turísticos, em especial nos períodos de baixa temporada; Qualifica Caraguá – Qualificação para o Turismo, com parcerias para a realização de cursos para qualificação dos mais diversos profissionais do trade turístico; Observatório de Turismo, por meio de parcerias para ampliar o banco de dados gerado pela coleta de informações, a serem compiladas e analisadas, para um planejamento estratégico de ações que contribuam com a da atividade turística; Roteiros de Caraguatatuba, com a organização dos atrativos turísticos em roteiros com afinidades para criação de folheterias específicas e divulgação digital; Praia Bandeira Azul, com a estruturação de uma praia do município para a classificação Bandeira Azul, selo internacional de sustentabilidade da Foundation for Environmental Education (FEE – Fundação para Educação Ambiental); Roteiro da Trilha do Morro Santo Antônio, com sinalização da trilha de Mountain Bike e Downhill do Morro Santo Antônio; Manutenção e Melhoria da Infraestrutura Turística, com o desenvolvimento de projeto paisagístico com a inclusão de vegetação nativa e flores em espaços públicos em pontos turísticos como praças e orlas; Guias Turísticos Mirins, desenvolvido em parceria com a Guarda Mirim para qualificação de guias turísticos mirins; Exploração Sustentável e Manutenção do Complexo Turístico do Camaroeiro e Morro de Santo Antônio, com o incremento da infraestrutura básica com banheiros, espaços gastronômicos, bondinho, funicular e píer;  Sinalização Turística, aumento da sinalização viária da cidade, com placas indicativas nos padrões internacionais, em três idiomas (Línguas Portuguesa, Espanhola e Inglesa); Posto de Informação ao Turista, com a implementação de novos postos de atendimento ao turista e qualificação de profissionais para oferecer atendimento personalizado, com recomendações de programas e atividades adequadas aos diferentes perfis de turista; construção do Centro de Convenções Municipal; e a participação em Feiras de Turismo nacionais e internacionais, com foco nos melhores espaços de promoção e comercialização do município como destino turístico.

 Histórico

O Plano Diretor de Turismo de Caraguatatuba (PDTur) foi instituído pela Lei Municipal nº 2.401 de 22 de março de 2018.  O PDTur deve ser revisto pelo município a cada três anos.

A proposta é uma exigência da Lei Complementar 1.261, de 29 de abril de 2015, que estabelece condições e requisitos para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico.

#PraTrodosVerem: Mulher em pé faz questionamento no microfone durante a audiência pública da Revisão do Plano de Ações do Plano Diretor de Turismo (PDTur – Anexo IV) realizada na segunda-feira (1º/4), na Emef Profª. Antonia Antunes Arouca, no Massaguaçu (Foto: Divulgação/PMC)

A Comissão Municipal para Revisão do Plano Diretor de Turismo de Caraguatatuba é formada pelos secretários de Turismo, Rodrigo Tavano, (coordenador geral da comissão); de Urbanismo, Wilber Cardozo; pela secretária adjunta do Meio Ambiente, Tatiana Scian; pela presidente da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Malu Baracat, além dos servidores municipais Bruna Caldas (Secretaria de Turismo), Marcelo Suckow (Secretaria de Turismo) e João Paulo Galdeano (Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão). A comissão tem como integrantes os representantes da sociedade civil organizada, Pedro Hirochi Toyota (Comtur), Sandra Abril (Associação de Hotéis e Pousadas – AHP), Mario Paulo Garcia (Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba – Acec) e Josinaldo Gomes da Silva (Associação dos Quiosques de Caraguatatuba – AQC).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Copa Nova Liga (2)
Final da Copa Nova Liga e Torneio Início marcam domingo de futebol em Caraguatatuba

Para comemorar os 168 anos de Caraguatatuba, a programação esportiva do município reservou para o último domingo (20), a final da Copa Nova Liga de Futebol e o Torneio Início de Aniversário da Cidade, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Na disputa do título da Copa Nova Liga, E.C.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 22/04/2025
GCM atende ocorrência de descumprimento de medida protetiva em Caraguatatuba
GCM atende ocorrência de descumprimento de medida protetiva em Caraguatatuba

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva na última segunda-feira (31), no bairro Travessão. Segundo o boletim de ocorrência, a vítima acionou o botão de pânico e informou pelo Centro de Operações Inteligentes (COI) que o indivíduo tentava invadir a sua residência,

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 02/04/2025
Caraguatatuba recebe fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude neste fim de semana
Caraguatatuba recebe fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude neste fim de semana

Caraguatatuba recebe neste fim de semana (25 e 26 de abril), a fase sub-regional do 40º Jogos Abertos da Juventude (sub-18) com as modalidades futebol de campo feminino, damas feminino, xadrez masculino e tênis masculino. Os Jogos Abertos da Juventude são promovidos pela Secretaria de Esportes do Estado de São

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 25/04/2025
Hospital Regional do Litoral Norte Francine Maia França abre processo seletivo para 39 cargos
Hospital Regional do Litoral Norte Francine Maia França abre processo seletivo para 39 cargos

O Hospital Regional do Litoral Norte – Francine Maia França, unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) em Caraguatatuba, abre processo seletivo para formação de cadastro reserva em 39 diferentes cargos. As inscrições serão gratuitas, realizadas unicamente via formulário eletrônico, nos dias 05 e 06 de maio de 2025, e

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 29/04/2025
Futsal masculino se classifica para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude sub-18
Futsal masculino se classifica para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude sub-18

A seleção de futsal masculino de Caraguatatuba (sub-18) está classificada para a fase regional dos Jogos Abertos da Juventude, evento promovido pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, com apoio do governo municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. Os jogos ocorreram no último

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 31/03/2025