Pesquisar No Site

Prefeitura conclui audiências públicas de revisão do PDTur de Caraguatatuba

Publicado em: 04/04/2024
Destaques
Prefeitura conclui audiências públicas de revisão do PDTur de Caraguatatuba
Prefeitura conclui audiências públicas de revisão do PDTur de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba finalizou as audiências públicas da Revisão do Plano de Ações do Plano Diretor de Turismo (PDTur – Anexo IV).  A Secretaria de turismo promoveu três reuniões descentralizadas nas últimas segunda, terça e quarta-feira (1º, 2 e 3/4), nos bairros do Travessão, Massaguaçu e Indaiá, respectivamente.

#PraTrodosVerem: Munícipe assina lista de presença da audiência pública da Revisão do Plano de Ações do Plano Diretor de Turismo (PDTur – Anexo IV) diante de servidora da Secretaria do Turismo, na última segunda-feira (1º/4), na Emef Profª. Antonia Antunes Arouca, no Massaguaçu (Foto: Divulgação/PMC)

Membros da Comissão Municipal para Revisão do Plano Diretor de Turismo de Caraguatatuba explicaram a proposta que norteia o desenvolvimento econômico, político e social sustentável da atividade turística em Caraguá.

A atualização do PDTur é obrigatória para o município continuar recebendo os recursos dos convênios com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR) da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

A população pôde enviar sugestões e/ou dúvidas, e se inscrever previamente para a participação dos encontros, por meio do e-mail: turismo@caraguatatuba.sp.gov.br até às 17h da última quarta-feira (3/4). Os interessados também se inscreveram presencialmente nos locais das audiências públicas. O material para audiência pública eletrônica de Revisão do Plano de Ações do Plano Diretor de Turismo permaneceu disponível na página oficial.

As respostas aos questionamentos dos munícipes serão publicadas nesta sexta-feira (5/4), no link https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/servicos/servicos-a-empresa/plano-diretor-de-turismo/.

A Revisão do PDTur

A Revisão do Plano de Ações do Plano Diretor de Turismo (PDTur – Anexo IV) 2024 – 2027 envolve propostas nos Eixos Planejamento Estratégico, Atrativos Turísticos e Planejamento Estratégico/ Marketing.

#PraTrodosVerem: Público presente na audiência pública da Revisão do Plano de Ações do Plano Diretor de Turismo (PDTur – Anexo IV) na última quarta-feira (3/4), às 19h, na Emef Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, no Indaiá Foto: Divulgação/PMC)

O projeto prevê investimentos nos programas Sempre em Alta, com ações de incentivo, eventos e outros geradores turísticos, em especial nos períodos de baixa temporada; Qualifica Caraguá – Qualificação para o Turismo, com parcerias para a realização de cursos para qualificação dos mais diversos profissionais do trade turístico; Observatório de Turismo, por meio de parcerias para ampliar o banco de dados gerado pela coleta de informações, a serem compiladas e analisadas, para um planejamento estratégico de ações que contribuam com a da atividade turística; Roteiros de Caraguatatuba, com a organização dos atrativos turísticos em roteiros com afinidades para criação de folheterias específicas e divulgação digital; Praia Bandeira Azul, com a estruturação de uma praia do município para a classificação Bandeira Azul, selo internacional de sustentabilidade da Foundation for Environmental Education (FEE – Fundação para Educação Ambiental); Roteiro da Trilha do Morro Santo Antônio, com sinalização da trilha de Mountain Bike e Downhill do Morro Santo Antônio; Manutenção e Melhoria da Infraestrutura Turística, com o desenvolvimento de projeto paisagístico com a inclusão de vegetação nativa e flores em espaços públicos em pontos turísticos como praças e orlas; Guias Turísticos Mirins, desenvolvido em parceria com a Guarda Mirim para qualificação de guias turísticos mirins; Exploração Sustentável e Manutenção do Complexo Turístico do Camaroeiro e Morro de Santo Antônio, com o incremento da infraestrutura básica com banheiros, espaços gastronômicos, bondinho, funicular e píer;  Sinalização Turística, aumento da sinalização viária da cidade, com placas indicativas nos padrões internacionais, em três idiomas (Línguas Portuguesa, Espanhola e Inglesa); Posto de Informação ao Turista, com a implementação de novos postos de atendimento ao turista e qualificação de profissionais para oferecer atendimento personalizado, com recomendações de programas e atividades adequadas aos diferentes perfis de turista; construção do Centro de Convenções Municipal; e a participação em Feiras de Turismo nacionais e internacionais, com foco nos melhores espaços de promoção e comercialização do município como destino turístico.

 Histórico

O Plano Diretor de Turismo de Caraguatatuba (PDTur) foi instituído pela Lei Municipal nº 2.401 de 22 de março de 2018.  O PDTur deve ser revisto pelo município a cada três anos.

A proposta é uma exigência da Lei Complementar 1.261, de 29 de abril de 2015, que estabelece condições e requisitos para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico.

#PraTrodosVerem: Mulher em pé faz questionamento no microfone durante a audiência pública da Revisão do Plano de Ações do Plano Diretor de Turismo (PDTur – Anexo IV) realizada na segunda-feira (1º/4), na Emef Profª. Antonia Antunes Arouca, no Massaguaçu (Foto: Divulgação/PMC)

A Comissão Municipal para Revisão do Plano Diretor de Turismo de Caraguatatuba é formada pelos secretários de Turismo, Rodrigo Tavano, (coordenador geral da comissão); de Urbanismo, Wilber Cardozo; pela secretária adjunta do Meio Ambiente, Tatiana Scian; pela presidente da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Malu Baracat, além dos servidores municipais Bruna Caldas (Secretaria de Turismo), Marcelo Suckow (Secretaria de Turismo) e João Paulo Galdeano (Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão). A comissão tem como integrantes os representantes da sociedade civil organizada, Pedro Hirochi Toyota (Comtur), Sandra Abril (Associação de Hotéis e Pousadas – AHP), Mario Paulo Garcia (Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba – Acec) e Josinaldo Gomes da Silva (Associação dos Quiosques de Caraguatatuba – AQC).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba impede tentativa de invasão em área pública no bairro Capricórnio
Prefeitura de Caraguatatuba impede tentativa de invasão em área pública no bairro Capricórnio

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, impediu uma tentativa de invasão, nesta terça-feira (21), em área pública no bairro Capricórnio. Com auxílio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), foi feita a retirada de mourões, ou pontaletes, no final da Rua Nove, do Capricórnio II. A Prefeitura

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 21/05/2024
Prefeitura de Caraguatatuba organiza força-tarefa para acelerar a reconstrução da ponte do Verde Mar
Prefeitura de Caraguatatuba organiza força-tarefa para acelerar a reconstrução da ponte do Verde Mar

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), organizou uma força-tarefa para acelerar a obra de reconstrução da ponte sobre o rio Cocanha, no bairro Verde Mar, região Norte do município. A estrutura foi danificada por fortes chuvas. Uma equipe técnica da Secretaria de Obras Públicas

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 22/05/2024
Prefeitura de Caraguatatuba finaliza implantação do novo sistema de drenagem de águas pluviais no Terralão
Prefeitura de Caraguatatuba finaliza implantação do novo sistema de drenagem de águas pluviais no Terralão

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba finaliza nesta segunda-feira (13) a troca de tubulações no sistema de drenagem de águas pluviais da avenida dos Ipês, entre os bairros Cidade Jardim e Terralão, região central da cidade. Desde a semana passada, uma equipe da Sesep está no

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 13/05/2024
Defesa Civil do Estado prevê ressaca marítima com ondas de até três metros
Defesa Civil do Estado prevê ressaca marítima com ondas de até três metros

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado prevê que entre quinta-feira (16) e sábado (18) haverá ressaca marítima entre Santos (SP) e Campo dos Goytacazes (RJ). A previsão é de que haja ondas de até três metros de altura. Diante do cenário,  a Defesa Civil recomenda a todos

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 16/05/2024
Sábado é dia de Feira de Adoção de Cães e Gatos no CCZ de Caraguatatuba
Sábado é dia de Feira de Adoção de Cães e Gatos no CCZ de Caraguatatuba

Neste sábado (25), mais de 30 animais estarão disponíveis para adoção no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba. Os interessados podem procurar o espaço das 9h às 13h. Quem visitar o espaço poderá encontrar 25 cães, sendo três filhotes, além de oito gatos adultos. Todos estão clinicamente saudáveis,

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 24/05/2024