Pesquisar No Site
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba presta contas de ações do 3º quadrimestre de 2023

Secretaria de Saúde de Caraguatatuba presta contas de ações do 3º quadrimestre de 2023
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Caraguatatuba prestou contas na manhã desta quinta-feira (29), das ações realizadas no 3º quadrimestre de 2023, na Câmara Municipal.

#PraTodosVerem: Plenário da Câmara com equipe da saúde e vereadores reunidos durante a prestação de contas (Foto: Divulgação/PMC)
O balanço envolveu as atividades da pasta realizadas nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro do ano passado. A audiência pública foi transmitida ao vivo foi pelo site www.camaracaragua.sp.gov.br.
A prestação de contas foi coordenada pela secretária adjunta, Derci Andolfo e pela vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde (Comus), Priscila Meyer, além da equipe técnica de diversos departamentos da secretaria. O servidor Adriano Gazalli expôs os relatórios realizados durante a audiência, que durou mais de duas horas.
Também contou com a participação dos vereadores Agnaldo Butiá, Jair Silva e Fernando Augusto da Silva Ferreira (Cuiú) que fizeram parte dos trabalhos. Além disso, a prestação de contas contou com a presença da população e conselheiros municipais de saúde.
Números
A Secretaria de Saúde agendou 10.355 consultas no Centro de Especialidades Médicas do Centro e do Porto Novo. No Ambulatório Médico de Especialidades (AME) foram 4.709, na Casa de Saúde Stella Maris foram 10.315 e no Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN) foram 613. Além disso, 335 pacientes foram encaminhados para consultas em outras cidades.
A rede municipal agendou 5.530 exames de mamografia, raio-x, densitometria óssea, eletrocardiograma, ultrassonografia, entre outros. Já o AME realizou 1.350 exames de tomografia, eletrocardiograma, eletroencefalograma ultrassonografia, mamografia, estudo urodinâmico e nasofribroscopia, entre outros. Além disso, 4.269 exames foram agendados na Casa de Saúde Stella Maris, 2.492 no Hospital Regional do Litoral Norte e 206 em outros municípios.
As taxas de absenteísmo, que são as ausências nas consultas e exames são de 18% para consultas e 16% para exames no AME; na rede municipal são de 22% para consultas e 20% para exames; 18% para consultas e 19% para exames na rede privada (contratos) e no Hospital Regional foram 13% de faltas para consultas e 23% para exames.
As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) registraram no período, 82.620 consultas médicas de adultos e 29.747 na pediatria, 122.648 de enfermagem, 2.316 odontológicas, 1.435 atendimento de urgência com observação até 24h, em atenção especializada – (Adulto) e 234 Atendimentos de urgência com observação até 24h, em atenção especializada – (Crianças).
A Casa de Saúde Stella Maris realizou 17.638 consultas médicas e 2.375 internações, sendo 707 cirúrgicas, 657 médicas, 47 psiquiátricas, 639 obstétricas e 325 pediátricas.
Na Atenção Básica foram mais de 53 mil consultas médicas, 28 mil de enfermagem e mais de 150 mil procedimentos realizados, como coleta de exames, testes rápidos, administração de medicamentos, aferição de pressão, curativos, entre outros.
A audiência pública é um instrumento de diálogo estabelecido com a sociedade para apresentação, fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde, oferecendo transparência, legalidade e legitimidade aos atos da Administração Pública.
A Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012 em seu art. 36 e 41 determina que seja elaborado relatório detalhado das ações e gastos com as despesas em saúde, referente ao quadrimestre anterior, estabelecendo limites dentro dos quais deverá ser apresentado o referido relatório, sejam eles, final dos meses de maio, setembro e fevereiro.
A prestação de contas completa pode ser visualizada no canal do youtube da Câmara Municipal.
Veja Também Recentes

Projeto “Bendita Fruta” de incentivo à leitura tem início neste sábado em Caraguatatuba
Neste sábado, 12 de abril, a partir das 9h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, no bairro Aruan, em Caraguatatuba, será realizada a primeira edição do projeto Bendita Fruta – A Leitura como Semente. A entrada é gratuita. Com o tema “Bendito o que semeia livros e leitura”, a escritora

Caraguatatuba abre chamada pública para seleção de vídeos promocionais de turismo
Caraguatatuba lançou nesta quarta-feira (23), o edital de Chamada Pública nº 015/2025. A proposta é selecionar dez vídeos promocionais sobre o turismo na cidade, que serão exibidos durante a 1ª Mostra de Filmes Turísticos, realizada durante o 21º Salão São Paulo de Turismo, na capital paulista, entre os dias 25

Lei que qualifica empresas como organizações sociais para prestação de serviços em Caraguatatuba é aprimorada
A Lei nº 2.778/2025 foi sancionada e publicada na Edição nº 1.566 do Diário Oficial Eletrônico do Município da última quarta-feira (16/4). Com a sua entrada em vigor, a Lei Municipal nº 2.559/2021 sofreu alterações parciais para se adequar à Lei Federal nº 9.637/1998, e também tornou facultada ao Poder

Projeto Mentes Brilhantes prepara alunos da rede municipal para principais competições estudantis do Brasil
Estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba, matriculados no do 4º e 5º ano, do Ensino Fundamental I, e do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental II iniciam nesta segunda-feira (7) a participação no projeto Mentes Brilhantes. A iniciativa visa incentivar, motivar e preparar os alunos para a

Guarda Civil de Caraguatatuba realiza palestra sobre botão ‘SOS Escola’ para diretores da rede municipal
Guardas municipais de Caraguatatuba estiveram, na última quinta-feira (27), na reunião de diretores da rede municipal de ensino, realizada na sede da Secretaria de Educação. O objetivo foi realizar uma palestra sobre o funcionamento do botão ‘SOS Escola’, que quando acionado, envia notificações em tempo real para viaturas da Guarda