Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba promove workshop sobre fiscalização tributária

Publicado em: 22/02/2024
Prefeitura de Caraguatatuba promove workshop sobre fiscalização tributária
Prefeitura de Caraguatatuba promove workshop sobre fiscalização tributária

O Workshop “Encontro entre Contadores e Fazenda Municipal” da Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Caraguatatuba reuniu cerca de 60 pessoas, entre empresários, contabilistas e servidores públicos na última quarta-feira (21/2), na Videoteca Lúcio Braum, no Centro.

Foram abordados temas relacionados ao Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo (para profissionais autônomos estabelecidos ou não), Simples Nacional, fiscalização, prazos fiscais (agenda tributária) e ao Posto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal.

Durante o workshop, a diretora de Fiscalização da Secretaria da Fazenda, Adriana Santos, apresentou o tópico sobre “ISS Fixo”, da incidência ao lançamento do tributo no sistema.  O fiscal de tributos, Marcelo Barreto, falou sobre o “Cronograma de Trabalho de Fiscalização do Simples Nacional”. A supervisora de Atendimento da Inspetoria da Receita Federal de São Sebastião, Carolina Hilst Romero, detalhou os serviços disponíveis no Posto de Atendimento Virtual (PAV).

A chefe da Área de Contabilidade do Departamento Financeiro da Secretaria da Fazenda, Tatiane Rosa Bragança Pileggi, considerou o workshop bastante proveitoso. “Tanto os servidores quanto os contadores presentes no encontro puderam esclarecer suas dúvidas sobre ISS Fixo, Simples Nacional e funcionamento do PAV da Receita Federal”, destacou.

O ISS Fixo é o imposto pago anualmente, independente do faturamento, por prestadores de serviços autônomos com estabelecimento ou não.

O Simples Nacional é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, previsto na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006 (Institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte), que abrange a participação de todos os entes federados (União, Estados, Distrito Federal e Municípios).

O Posto de Atendimento Virtual (PAV) facilitará o acesso aos serviços da Receita Federal, de forma gratuita no formato digital, não existindo a circulação física de documentos, racionalizando custos e proporcionando maior segurança e celeridade na tramitação da demanda. No dia 5 de fevereiro, a Prefeitura de Caraguatatuba e a Receita Federal do Brasil assinaram um convênio de cooperação técnica para instalação do PAV no município.

A fiscalização envolve tópicos relativos à instrução de contribuintes sobre o cumprimento da legislação tributária; lavratura de notificações, intimações, autos de infração e de apreensão, quando necessário, bem como promover a aplicação de multa; e expedição de certidões relativas à situação dos contribuintes perante o fisco municipal, entre outras atividades.

Em relação aos prazos fiscais (agenda tributária), pessoas físicas e pessoas jurídicas devem cumprir suas obrigações tributárias ao longo do ano.  Estas obrigações podem ser principais (como pagamento de tributos) ou acessórias (apresentação de declarações).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

2ª turma de servidores municipais de Caraguatatuba conclui curso de Liderança da Escola de Governo
2ª turma de servidores municipais de Caraguatatuba conclui curso de Liderança da Escola de Governo

A Secretaria de Administração de Caraguatatuba, por meio da Escola de Governo, realizou o curso de Liderança para mais uma turma servidores nos dias 1º, 2 e 3 de outubro, na Sala de Treinamento da secretaria, no Centro. O primeiro grupo de funcionários públicos das Secretarias da Fazenda e Administração

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 06/10/2025
Fundacc está com inscrições abertas para interessados em compor banca de jurados do 14º Festival Estudantil de Teatro
Fundacc está com inscrições abertas para interessados em compor banca de jurados do 14º Festival Estudantil de Teatro

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) está com as inscrições abertas até domingo (12), para interessados em compor a banca de jurados do 14º FET – Festival Estudantil de Teatro de Caraguatatuba, que será realizado entre os dias 27 e 31 de outubro, no Auditório Maristela de Oliveira.

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 07/10/2025
Parque Natural Municipal do Juqueriquerê promove programação especial com rodas de conversa e exposições
Parque Natural Municipal do Juqueriquerê promove programação especial com rodas de conversa e exposições

Os visitantes do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê em Caraguatatuba podem aproveitar uma programação especial nas próximas semanas. Com rodas de conversa e diversas exposições abertas ao público, as atividades buscam valorizar a educação ambiental, a cultura caiçara e o protagonismo de iniciativas locais voltadas à preservação da natureza. No

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 7 - Energia limpa e acessível Publicado em 07/10/2025
Secretaria de Administração de Caraguatatuba convoca aprovados de três funções do Concurso de 2023
Secretaria de Administração de Caraguatatuba convoca aprovados de três funções do Concurso de 2023

A Secretaria de Administração de Caraguatatuba convocou mais nove aprovados de três funções do Concurso Público de 2023 nesta quarta, quinta e na próxima sexta-feira (15, 16 e 17/10), das 9h às 12h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro.

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 14/10/2025
Espetáculo dirigido por Gabriel Villela encerra programação do 16º Litoral Encena neste sábado
Espetáculo dirigido por Gabriel Villela encerra programação do 16º Litoral Encena neste sábado

O 16º Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua e Teatro de Bonecos de Caraguatatuba encerra sua programação neste sábado (1º/11), às 20h30, no Teatro Mario Covas, com o espetáculo teatral “Cordel do Amor sem Fim – ou A Flor do Chico”, direção de Gabriel Villela e texto

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 30/10/2025