Pesquisar No Site
Prefeitura Caraguatatuba reforça cuidados com crianças em praias e uso de pulseiras
Prefeitura Caraguatatuba reforça cuidados com crianças em praias e uso de pulseiras
O fluxo intenso de turistas no verão exige uma atenção redobrada com as crianças, especialmente nas praias.
Dados do Comando do Grupamento de Bombeiros (GBMar) aponta que somente em janeiro deste ano foram 15 crianças que se perderam dos pais em praias de Caraguatatuba. A boa notícia é que todas encontraram seus familiares.
A Prefeitura de Caraguatatuba tem promovido iniciativas para orientar as famílias sobre a segurança dos pequenos.
Uma das medidas adotadas para diminuir a estatística é a distribuição gratuita de pulseiras de identificação pelo GBMar de Caraguatatuba. Disponíveis em cores vibrantes como amarelo, laranja, azul e verde, elas permitem a identificação com o nome da criança, informações de contato e nome do responsável.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Cintia Alves, enfatiza a importância dessas pulseiras como uma precaução eficaz. “É necessário que os pais criem o hábito de sempre usar a identificação nas crianças, não apenas nas praias, mas também em locais movimentados”.
Além disso, a orientação de permanecer atento às crianças, mesmo com a pulseira, é ressaltada como a melhor forma de prevenção. Uma atenção constante nas praias e estar sempre próximo às crianças são fundamentais para evitar imprevistos.
Outra estratégia mencionada é a criação de um método para ajudar a identificar e localizar crianças perdidas. A pessoa que detectou a criança sozinha deve colocá-la nos ombros e os banhistas ao redor batem palmas e informam em coro “criança perdida”.
Cintia Alves explica o porquê desta estratégia. “Colocar a criança em um lugar alto é algo lógico e fundamental porque ela é pequena. Em cima do ombro de um adulto a possibilidade de visualização é maior. Se as pessoas também comprarem a ideia e de fato aplaudirem até que chegue ao responsável, vai ajudar muito”, finaliza.
A principal recomendação ainda é procurar imediatamente a ajuda dos bombeiros marítimos. Caso não haja um posto dos Bombeiros na praia, é sugerido procurar um quiosque e fazer contato com a Polícia Militar ou o guarda-vidas mais próximo. O Conselho Tutelar de Caraguatatuba também pode ser acionado para providenciar assistência.
Serviço:
Polícia Militar: 190
Conselho Tutelar (Plantão): (12) 99723-6758
GBMar Posto da Martim de Sá: (12) 3888-2960
Veja Também Recentes
Terceira rodada do Campeonato Municipal de Futebol movimenta Caraguatatuba
A terceira rodada do Campeonato Municipal de Futebol movimentou os campos de Caraguatatuba neste domingo (30), com partidas pelas 1ª e 2ª divisões da competição. Os confrontos reuniram atletas, equipes e torcedores com muita emoção. O Campeonato Municipal de Futebol é realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria de
Caraguatatuba aborda violência contra a mulher e leva conscientização para servidores municipais
Conscientizar, prevenir e enfrentar a violência contra a mulher é questão de saúde pública e exige o envolvimento de toda a sociedade. Em Caraguatatuba, a Prefeitura vai promover, no dia 13 de agosto, uma ação voltada aos servidores da Secretaria de Serviços Públicos, das 7h às 8h, como parte da
Caraguatatuba abre Campanha Agosto Lilás e reforça conscientização pelos 20 anos da Lei Maria da Penha
A Prefeitura de Caraguatatuba promoveu, na última quarta-feira (5), a abertura oficial da Campanha Agosto Lilás, na Praça Cândido Mota, no Centro. Coordenada pelo Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), a ação reuniu representantes do poder público, entidades parceiras e sociedade civil em uma mobilização voltada à conscientização, prevenção
Prefeitura remove barreira de contenção marítima abandonada nas proximidades da Praia da Cocanha em Caraguatatuba
Uma barreira de contenção marítima encontrada à deriva nas proximidades da Praia da Cocanha foi removida, nesta quarta-feira (5), após mobilização das equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e da Secretaria de Serviços Públicos. A estrutura representava riscos à navegação de embarcações e ao meio ambiente. O
Fundo Social e Cult SP Pro realizam curso gratuito de Tortas e Salgados
Teve início na quinta-feira, (13) o curso gratuito de Tortas e Salgados realizado pelo Fundo Social de Caraguatatuba, em parceria com o Cult SP Pro, um programa do Governo do Estado de São Paulo. A capacitação tem o objetivo de promover autonomia e ampliar as oportunidades de geração de renda