Pesquisar No Site
Projeto acadêmico destaca desafios ambientais e urbanos do Rio Juqueriquerê em Caraguatatuba

Projeto acadêmico destaca desafios ambientais e urbanos do Rio Juqueriquerê em Caraguatatuba
Caraguatatuba esteve em evidência esta semana após ser tema em um trabalho acadêmico que trouxe à tona questões relacionadas ao Rio Juqueriquerê, um dos rios mais importantes da região.

#PraTodosVerem: Secretário de Urbanismo durante banca apresentada por estudante (Foto: Divulgação/PMC)
O projeto foi apresentado por estudantes de arquitetura durante uma banca de trabalho de graduação na Faculdade de Arquitetura em Taubaté. Os acadêmicos abordaram os desafios ambientais e urbanos enfrentados pela região, destacando a importância de ações e intervenções para a preservação do rio e o desenvolvimento sustentável da cidade.
Hoje, Caraguá possui projetos de grande impacto, como é o caso do Enrocamento do Rio Juqueriquerê, o maior licenciamento emitido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a segunda maior obra de molhes do Brasil, cujo objetivo é melhorar o escoamento das águas do canal, contribuindo para a navegação e reduzindo casos de alagamento, especialmente na região Sul da cidade.
A obra está em andamento com a construção de dois molhes. O molhe Sul já possui mais de 1.098 metros executados de um total de 1.350 metros planejados, enquanto o molhe Norte já conta com 1.185 metros executados dos 1.200 metros previstos.
Outro projeto de impacto ambiental positivo é o Parque Natural Municipal Juqueriquerê, uma unidade de conservação que abriga espécies locais exclusivas da Mata Atlântica. Localizado às margens do rio Juqueriquerê, o parque contribui para a preservação da flora e fauna local, além de proporcionar área de lazer e contato com a natureza aos moradores e visitantes.
Além disso, o rio possui uma longa história enraizada na cultura caiçara. Sua importância para a identidade de Caraguatatuba é evidente.
O secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, acompanhou a apresentação do trabalho e destacou a relevância de conectar teoria acadêmica com questões práticas de planejamento urbano na região. “Isso fortalece a aplicabilidade dos projetos desenvolvidos pelos estudantes”, contou.
Para a cidade, o trabalho destaca o potencial de crescimento e a importância dos estudos e ações que debatem a preservação e desenvolvimento sustentável do rio Juqueriquerê.
Veja Também Recentes

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba realiza abertura de novas exposições no aniversário da cidade
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abriu no último sábado (19), três novas exposições – “Edna Lins – Tributo”, que apresenta uma homenagem em memória da pintora (1937 – 2022); “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini; e “Loucuras Anunciadas”, que reúne uma coleção

Secretaria de Serviços Públicos promove zeladoria em diversos bairros de Caraguatatuba
As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos seguem simultaneamente nos bairros Jardim Tarumãs, Perequê-Mirim, Pegorelli (Residencial Nova Caraguá 1), Travessão (Bosque dos Guanandis), Pontal Santamarina, Olaria, Jetuba, Massaguaçu, Jardim do Sol e Cocanha. Desde segunda-feira (28/4), grupos de funcionários da Secretaria de Serviços Públicos limpam ruas, praças, quadras

Saúde promove ação com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo
A Secretaria de Saúde, por meio dos setores de coordenação e articulação de Saúde Mental, da coordenação do Centro de Reabilitação e da coordenação da Saúde da Mulher fez uma ação conjunta com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nessa sexta-feira (4), onde foi proporcionado um

Fundacc segue com credenciamento aberto para artistas e fazedores de Cultura
Segue aberto o credenciamento para propostas de artistas e fazedores de Cultura, com intenção de compor a programação da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), com atividades e/ou criações de obras artísticas. Lançada no início de abril deste ano, as inscrições são gratuitas e seguem abertas até o dia 4 de março

Palestra sobre políticas para povos indígenas é destaque nesta sexta-feira no Teatro Mario Covas
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (25/4), às 14h, a palestra “Políticas para os povos indígenas”, que será ministrada por Cristiano Kiririndju, da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. A realização é do governo municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de