Pesquisar No Site
Projeto acadêmico destaca desafios ambientais e urbanos do Rio Juqueriquerê em Caraguatatuba

Projeto acadêmico destaca desafios ambientais e urbanos do Rio Juqueriquerê em Caraguatatuba
Caraguatatuba esteve em evidência esta semana após ser tema em um trabalho acadêmico que trouxe à tona questões relacionadas ao Rio Juqueriquerê, um dos rios mais importantes da região.

#PraTodosVerem: Secretário de Urbanismo durante banca apresentada por estudante (Foto: Divulgação/PMC)
O projeto foi apresentado por estudantes de arquitetura durante uma banca de trabalho de graduação na Faculdade de Arquitetura em Taubaté. Os acadêmicos abordaram os desafios ambientais e urbanos enfrentados pela região, destacando a importância de ações e intervenções para a preservação do rio e o desenvolvimento sustentável da cidade.
Hoje, Caraguá possui projetos de grande impacto, como é o caso do Enrocamento do Rio Juqueriquerê, o maior licenciamento emitido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a segunda maior obra de molhes do Brasil, cujo objetivo é melhorar o escoamento das águas do canal, contribuindo para a navegação e reduzindo casos de alagamento, especialmente na região Sul da cidade.
A obra está em andamento com a construção de dois molhes. O molhe Sul já possui mais de 1.098 metros executados de um total de 1.350 metros planejados, enquanto o molhe Norte já conta com 1.185 metros executados dos 1.200 metros previstos.
Outro projeto de impacto ambiental positivo é o Parque Natural Municipal Juqueriquerê, uma unidade de conservação que abriga espécies locais exclusivas da Mata Atlântica. Localizado às margens do rio Juqueriquerê, o parque contribui para a preservação da flora e fauna local, além de proporcionar área de lazer e contato com a natureza aos moradores e visitantes.
Além disso, o rio possui uma longa história enraizada na cultura caiçara. Sua importância para a identidade de Caraguatatuba é evidente.
O secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, acompanhou a apresentação do trabalho e destacou a relevância de conectar teoria acadêmica com questões práticas de planejamento urbano na região. “Isso fortalece a aplicabilidade dos projetos desenvolvidos pelos estudantes”, contou.
Para a cidade, o trabalho destaca o potencial de crescimento e a importância dos estudos e ações que debatem a preservação e desenvolvimento sustentável do rio Juqueriquerê.
Veja Também Recentes

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba abre três novas exposições na próxima terça-feira
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, por meio do projeto MM Macc Museu Vivo, com fomento do ProAC e da Lei Aldir Blanc (PNAB), apresenta a partir da próxima terça-feira (1º/7), três novas exposições – “Além do Olhar”, “Transformar – Alice Dolfini” e “José Moraes, o artista e

Secretaria de Serviços Públicos segue com limpeza descentralizada em diversos bairros de Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba executa na segunda semana de junho a zeladoria dos bairros do Perequê-Mirim, Pegorelli, Barranco Alto, Porto Novo, Morro do Algodão, Balneário dos Golfinhos, Tinga, Jetuba, Capricórnio, Massaguaçu e Praia da Cocanha, além da varrição das praias do Aruan, Centro, Prainha, Martim de Sá

“A Batalha da Rua Maria Antônia” é destaque desta sexta-feira na Videoteca Lúcio Braun
O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui exibe nesta sexta-feira (4/7), às 19h, o filme “A Batalha da Rua Maria Antônia” na Videoteca Lúcio Braun com entrada gratuita. A classificação indicativa é 16 anos. Dirigido por Vers Egito, é um drama que mergulha no Brasil de 1968, em plena ditadura militar. O filme acompanha a jornada de

Secretaria de Administração de Caraguatatuba chama 27 aprovados de nove cargos do Concurso de 2023
A Secretaria de Administração convocou mais 27 aprovados de nove funções do Concurso Público de 2023 até sexta-feira (4/7), das 9h às 12h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro. Foram convocados quatro agentes administrativos (38º colocado/ 8º e 9º

Com uma medalha de ouro, estudantes de Caraguatatuba se destacam na etapa regional dos Jogos Escolares do Estado
Os estudantes da EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz, no bairro Martim de Sá, e o estudante Luiz Arthur, da EMEF Ricardo Luques, na Praia das Palmeiras, representaram Caraguatatuba na etapa regional dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (Jeesp), na última semana. No dia 10 de junho, a equipe