Pesquisar No Site
Vigilância Sanitária de Caraguatatuba realiza mais de 3 mil inspeções em estabelecimentos neste ano

Vigilância Sanitária de Caraguatatuba realiza mais de 3 mil inspeções em estabelecimentos neste ano
A Vigilância Sanitária (VISA) é um órgão ligado à Secretaria de Saúde, sendo responsável por desenvolver um conjunto de ações com objetivo de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e de prestação de serviços de interesse da saúde.

#PraTodosVerem: Fiscais durante vistoria em estabelecimento (Foto: Divulgação/PMC)
Em Caraguatatuba, a VISA tem um papel ativo na fiscalização de comércios, principalmente em ações em parceria com o grupo de Vigilância Sanitária Estadual, com a finalidade de verificar o cumprimento da legislação referente à comercialização de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos de idade, além do consumo de produtos de fumígenos nos estabelecimentos, além também de ações com as secretarias de Urbanismo e Fazenda (comércio).
Neste ano, a Vigilância Sanitária realizou 3.446 inspeções nos estabelecimentos de interesse e assistência à saúde do município. Em parceria com o estado foram mais de 1.200 inspeções sanitárias.
Segundo a diretora da saúde coletiva, Margarete Soares de Oliveira, a inspeção é uma das principais formas de atuação da vigilância sanitária e tem por objetivo verificar o cumprimento das boas práticas de funcionamento e demais determinações previstas na legislação sanitária vigente, de forma a minimizar os riscos à saúde individual e coletiva.
A VISA ainda registrou 686 orientações técnicas aos estabelecimentos e licenciou ou inspecionou 526 estabelecimentos, 37 ambulantes e 51 equipamentos de interesse a saúde.
As inspeções resultaram em 279 autos de infração, 155 auto de imposição de penalidade de multa, 43 advertências, 42 produtos apreendidos ou inutilizados e 10 estabelecimentos interditados. O valor da multa é de aproximadamente R$ 4.420, dependendo da autuação.
Denúncias podem ser realizadas na Central 156 através do aplicativo ou telefone.
Veja Também Recentes

Abertura do 20º Festival da Tainha reúne centenas de pessoas na região sul de Caraguatatuba
Teve início na última quarta-feira (9/7), na Praça de Eventos do Porto Novo, na região sul, a 20ª edição do Festival da Tainha. O evento celebra a culinária e a cultura tradicional caiçara e é uma realização do governo municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e da

Caraguatatuba recebe 1° Hackathon do Litoral Norte e premia estudantes por soluções tecnológicas para turismo local
Quarenta estudantes do Instituto Federal de São Paulo – Campus Caraguatatuba (IFSP-CAR) concluíram o 1º evento Hackathon do litoral norte paulista, realizado no município entre os dias 5 e 7 de julho. A iniciativa do instituto em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, desafiou os participantes em uma maratona

“Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis” é sucesso de público
A quadra do Ciapi – Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso, no bairro Jardim Jaqueira, ficou pequena para tanta gente que foi prestigiar o “Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis”, no sábado (5). A Festa Julina, realizada pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Haka Expedition 2025 reúne melhores atletas de corrida de aventura em Caraguatatuba
Caraguatatuba foi o cenário de mais uma edição do Haka Expedition 2025, realizada entre os dias 19 e 22 de junho. A competição, uma das mais desafiadoras do calendário brasileiro de expedição, reuniu os melhores atletas de corrida de aventura do Brasil e do exterior, com percursos longos e intensos,

Caraguatatuba promove Encontro de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa e a com Deficiência
Com o objetivo de chamar a atenção para um problema social, muitas vezes silencioso, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) promove na próxima sexta-feira (27), o “Encontro de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa e a com Deficiência”, um convite à