Pesquisar No Site
Balada Inclusiva reúne mais de 150 alunos das APAEs de Caraguatatuba e Ilhabela, além de usuários do Ciapi

Balada Inclusiva reúne mais de 150 alunos das APAEs de Caraguatatuba e Ilhabela, além de usuários do Ciapi
O salão do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI) foi palco da “Balada Inclusiva”, promovida anualmente pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), para comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3/12).

#PraTodosVerem: DJ opera aparelho de som durante a festa (Foto: Divulgação/PMC)
A festa preparada pelas equipes da Sepedi e Ciapi/Acalento reuniu aproximadamente 150 pessoas entre alunos das APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Caraguatatuba e Ilhabela, além dos usuários do Centro Dia do Ciapi.
Uma das convidadas, Ana Lúcia Tavares de Lima, 38 anos, deficiente intelectual da APAE de Ilhabela, conta que é a segunda vez que participa da festa. “Gosto de dançar, gosto do ambiente diferente e de conhecer novas pessoas”, diz ela.

#PraTodosVerem: Pessoas em cadeiras de rodas danças com outras pessoas (Foto: Divulgação/PMC)
Também da APAE de Ilhabela, Jairo Pereira Gomes não lembra a idade que tem, mas sabe se divertir na Balada Inclusiva. “É a primeira vez que venho e me preparei para dançar muito”.
Marcel Augusto, de 40 anos, de Caraguatatuba, diz que é a primeira vez que participa da Balada Inclusiva. Sentado, ele prefere assistir as pessoas dançando e conversar com amigos ao redor da mesa, com ele.
A festa também contou com apresentações do Grupo do Grupo de Dança da Professora Ana Bernau, de dança de salão.
De acordo com o secretário da Sepedi, Amauri Toledo, a Balada Inclusiva é uma das ações da Semana de Valorização à Pessoa com Deficiência (PcD). Para ele, o evento é uma oportunidade de proporcionar encontros e interações entre as pessoas com deficiência. “É maravilhoso ver como todos se divertem e interagem”.

#PraTodosVerem: Pessoas em cadeiras de rodas danças com outras pessoas (Foto: Divulgação/PMC)
Segundo dados do Relatório Mundial da Deficiência da OMS e do Banco Mundial, mais de 1 bilhão de pessoas no mundo possuem algum tipo de deficiência: física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial e a deficiência múltipla. Em Caraguatatuba estima-se que 5% da população seja PcD.
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, com o objetivo de promover a conscientização sobre os direitos da pessoa com deficiência à saúde, educação, inclusão no mercado de trabalho, entre outros.
Veja Também Recentes

Oficina audiovisual “Da ideia ao roteiro” é na próxima terça-feira em Caraguatatuba
O Pontos MIS, programa do Museu da Imagem de São Paulo, em parceria com a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, realiza nesta terça-feira (5/8), das 14h às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, a oficina audiovisual “Da ideia ao roteiro”, com Luis Carlos Pavan. As vagas são limitadas e

Governo de Caraguatatuba amplia parceria com Centro Universitário Módulo para estágio e capacitação de servidores
Estudantes de Caraguatatuba e servidores públicos terão acesso ampliado a estágio curricular obrigatório e à capacitação graças aos aditivos de convênio firmados entre governo municipal e o Centro Universitário Módulo. O encontro para firmar a parceria foi realizado no gabinete do prefeito Mateus Silva na última terça-feira (12), com a

Sessão Fazendo a Rede prevê exibição de filmes, debate e apresentação cultural nesta sexta-feira em Caraguatatuba
O Cineclube Pyatá, em parceria com o Cinedebate Democracia, Cineclube Subúrbio em Transe e o Núcleo de Artes Grécia, realiza nesta sexta-feira (1º/8), no espaço cultural Casa da Democracia, a partir das 19h, a sessão Fazendo a Rede. A entrada é gratuita. O evento exibe três filmes produzidos por estudantes da

Importância da alimentação na terceira idade é tema de palestra em Caraguatatuba nesta sexta-feira
A alimentação é importante para as pessoas em qualquer idade. Em cada fase da vida a quantidade e variedade de nutrientes são diferenciadas. Após os 60 anos os cuidados devem se intensificar. Nesse sentido, a nutricionista Cíntia Araújo, responsável pelo Banco de Alimentos do município, estará na Secretaria dos Direitos

Ponto De Cultura Odé da Mata realiza Festa de São João no Sítio Abra de Dentro neste sábado
O Ponto de Cultura Odé da Mata realiza neste sábado (19/7), a partir das 17h, mais uma edição da tradicional Festa de São João do Sítio Abra de Dentro, no bairro Pegorelli. O evento se consolidou como um marco cultural na cidade de Caraguatatuba – uma imersão em cultura, ancestralidade