Pesquisar No Site
Caraguatatuba conquista sua melhor posição no Município VerdeAzul desde sua adesão há 7 anos

Caraguatatuba conquista sua melhor posição no Município VerdeAzul desde sua adesão há 7 anos
Caraguatatuba obteve a 12ª classificação no Ranking Ambiental 2017 do Estado de São Paulo, subindo 17 posições desde o ano passado e recebendo mais uma vez o certificado de Município VerdeAzul.

Fotos: Luis Gava/PMC
O certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).
O anúncio dos municípios premiados foi feito nesta quarta-feira (13), no Palácio Bandeirantes, em São Paulo, durante a comemoração de 10 anos do Programa Município VerdeAzul (PMVA). A classificação deste ano foi para 48 municípios que conseguiram atingir nota superior a 80 pontos. Caraguatatuba atingiu 89,19 pontos.
O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Smaap), Marcel Giorgeti, considera uma grande vitória a posição alcançada. “Foi a melhor pontuação do município desde a sua adesão ao programa, há sete anos”. Em 2016, Caraguatatuba ficou em 29ª posição e em 2015, na 51ª posição.
O ranqueamento é resultado da avaliação técnica das informações fornecidas pela cidade. São critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas.
Com o resultado positivo no ranking, os planos da Smaap são de pleitear junto ao FECOP recursos para a aquisição de equipamentos que possam ajudar no trabalho de controle da poluição, como trituradores de poda, lixeiras e eco-pontos. “Vamos estudar as prioridades antes de fazer a solicitação”, planeja o secretário.
Programa MVA
O principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.
As ações compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local e abrangem vários temas estratégicos para a preservação do meio ambiente.
A equipe técnica do PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade. E ao fim de cada ciclo publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.
Veja Também Recentes

Governo Municipal fecha “Casa de Repouso” irregular em Caraguatatuba
Uma “Casa de Repouso”, que funcionava sem alvará, na Praia da Palmeiras, e abrigava dez pessoas idosas e duas pessoas com deficiência (PcD), foi fechada após denúncia ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDI) e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência d do Idoso (Sepedi).

Eleição dos membros da sociedade civil organizada do COMSEA é nesta sexta-feira
O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) de Caraguatatuba promove a eleição de seus representantes para o biênio 2025/2027 nesta sexta-feira (6), das 8h às 17h, na sede da Casa dos Conselhos, localizada na Avenida Senador Feijó, nº 165, no bairro Jardim Aruan. Podem votar cidadãos residentes em

Atleta de Caraguatatuba participa de sparring com a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico em São Paulo
A atleta da Secretaria de Esportes de Caraguatatuba, Maíra Alexandre (categoria 70 kg), campeã paulista de boxe olímpico, participou de um importante treinamento de sparring com atletas da Seleção Brasileira de Boxe Olímpico Feminino, em São Paulo, na última semana. O convite foi feito pelos professores da Seleção Brasileira Permanente

‘Jazz nas escolas’ marca início do 7º Festival de Jazz em Caraguatatuba
Antes mesmo das primeiras notas ecoarem na Praça da Cultura com a 7ª edição do Festival de Jazz, o evento já começa a encantar Caraguatatuba com o projeto “Vem para o Jazz”, uma ação especial que leva música ao ambiente escolar. O projeto promove uma experiência educativa, interativa e cultural

Terceira rodada do Torneio da Cidade de Futebol continua em Caraguatatuba
A terceira rodada do Torneio da Cidade de Futebol continua durante a semana em Caraguatatuba. Cinco jogos do último domingo (25) foram reagendados após uma forte chuva atingir a cidade. A Secretaria de Esportes e Recreação decidiu adiar os confrontos nos campos do Poiares e do Golfinho para preservar a