Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba e crianças do projeto Casa Beija Flor revitalizam praça no bairro Jardim Jaqueira

Publicado em: 14/11/2023
Prefeitura de Caraguatatuba e crianças do projeto Casa Beija Flor revitalizam praça no bairro Jardim Jaqueira
Prefeitura de Caraguatatuba e crianças do projeto Casa Beija Flor revitalizam praça no bairro Jardim Jaqueira

Local receberá também uma horta comunitária para a população

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das secretarias de Urbanismo e Serviços Públicos (Sesep), promoveu a revitalização da praça localizada no bairro Jardim Jaqueira, conhecida como “EcoPraça Beija Flor”. A atividade foi realizada na manhã desta terça-feira (14) e contou com a participação animada das crianças que integram o Projeto Casa Beija Flor.

#PraTodosVerem: Secretários de Urbanismo e Sesep estão de mãos dadas com crianças e equipe da Casa Beija Flor enquanto formam um círculo (Foto: Divulgação/PMC)

A praça fica na Rua Primeiro Centenário dos Batistas, em frente à casa de número 365, e já possuia uma ornamentação artesanal produzida pela própria equipe e crianças da instituição. Agora, ela receberá também uma horta comunitária, que juntamente com a Prefeitura, ficará aos cuidados tanto da instituição como dos moradores.

Com a parceria da Secretaria de Urbanismo e o apoio indispensável da Sesep, a proposta é aproveitar ainda mais o espaço e melhorar sua estrutura, levando beleza e oportunidade de lazer e bem-estar para a comunidade local.

O envolvimento das crianças neste processo teve o objetivo de levá-las a refletir sobre a preservação do meio ambiente e despertar em cada um o sentimento de cuidado e carinho pela cidade, bem como pelo meio ambiente.

#PraTodosVerem: Crianças e equipe da Casa Beija Flor se unem para ajudar com pintura de guias (Foto: Divulgação/PMC)

De acordo com o secretário da pasta, Wilber Cardozo, este foi o ponto inicial para a realização do projeto. “A Casa Beija Flor é uma entidade social de grande importância em Caraguatatuba e desempenha um trabalho fundamental com as crianças e familiares. Nossa proposta foi incitar em cada um dos pequenos a importância de preservar a beleza natural da nossa cidade, criando realmente o sentimento de pertencimento”, explicou.

Durante ação, as crianças auxiliaram nos processos de revitalização, incluindo a retirada de materiais recicláveis que foram descartados de forma irregular e limpeza geral da praça.

#PraTodosVerem: Escavadeira distribui terra para projeto de horta comunitária (Foto: Divulgação/PMC)

O Secretário de Serviços Públicos, Marcelo Pereira, que também participou da atividade, ressaltou a satisfação em fazer parte desse processo e destacou a importância de ações como esta, que envolvem a comunidade em parceria com o setor público.

“Eu gosto de fazer parte de atividades que envolvem a comunidade no processo de cuidar e sempre digo que a limpeza e conservação da cidade dependem do engajamento de todos. Podem ter certeza que será satisfatório voltar a esta praça, daqui a uns anos, e lembrarem que cada cantinho deste local tem parte de vocês”, disse.

Ao todo, cerca de 20 crianças participaram da iniciativa da Prefeitura. Além da revitalização, as atividades incluíram a pintura artesanal de parte das guias que delimitam a praça.

A coordenadora da instituição, Sônia Augusta dos Santos, ressaltou que esse projeto faz toda a diferença na vida da população local, pois permitirá o melhor aproveitamento da praça não somente pelas crianças da Casa Beija Flor, mas por toda a comunidade. “Além disso, a parceria com a Prefeitura para a manutenção do local é indispensável. É bom poder contar com iniciativas que promovem o melhor para nossas crianças e para a cidade”, completou.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Reforma Tributária na Construção Civil é tema de palestra na próxima segunda-feira em Caraguatatuba
Reforma Tributária na Construção Civil é tema de palestra na próxima segunda-feira em Caraguatatuba

A “Reforma Tributária na Construção Civil: você está preparado?” é o tema da palestra promovida Associação das Construtoras do Vale do Paraíba (Acomvap), que será realizada na próxima segunda-feira (16) às 14h30 na sala Monteiro Lobato, nas dependências da Secretaria de Educação de Caraguatatuba, na Avenida Rio de Janeiro, 860

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 10/06/2025
Fundo Social de Caraguatatuba participa de encontro da Amvale Mulher em Pindamonhangaba
Fundo Social de Caraguatatuba participa de encontro da Amvale Mulher em Pindamonhangaba

A presidente do Fundo Social de Caraguatatuba, Dra. Talita Carneiro Veneziani da Silva, participou do Encontro Associação de Municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte – Amvale Mulher, realizado em Pindamonhangaba, quinta-feira (29). No encontro foram apresentados os projetos, ações e produtos desenvolvidos pelo Fundo Social de Solidariedade de

Leia Mais Notícias Fundo Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 30/05/2025
Terceira rodada do Torneio da Cidade de Futebol continua em Caraguatatuba
Terceira rodada do Torneio da Cidade de Futebol continua em Caraguatatuba

A terceira rodada do Torneio da Cidade de Futebol continua durante a semana em Caraguatatuba. Cinco jogos do último domingo (25) foram reagendados após uma forte chuva atingir a cidade. A Secretaria de Esportes e Recreação decidiu adiar os confrontos nos campos do Poiares e do Golfinho para preservar a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 29/05/2025
EcoManRun 2025 – Caraguatatuba recebe corrida de obstáculos com adrenalina em junho
EcoManRun 2025 – Caraguatatuba recebe corrida de obstáculos com adrenalina em junho

Pela primeira vez, Caraguatatuba será palco de um dos maiores eventos de corrida de obstáculos do Brasil. A EcoManRun será realizada no dia 22 de junho e deve reunir atletas de todas as idades em uma experiência que combina desafio, superação e solidariedade. A competição contará com três categorias principais,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 20/05/2025
Caraguatatuba garante pódios e segue na disputa da fase regional dos Jogos Abertos da Juventude
Caraguatatuba garante pódios e segue na disputa da fase regional dos Jogos Abertos da Juventude

A cidade de Caraguatatuba segue firme na fase regional do 40º Jogos Abertos da Juventude (sub-18), com destaque para a classificação do voleibol feminino à grande final e o vice-campeonato conquistado pelo xadrez masculino. A competição ocorre nas cidades do Vale do Paraíba. No último sábado (17), a equipe feminina

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/05/2025