Pesquisar No Site
Grupo de trabalho ODS de Caraguatatuba promove nova reunião e define equipe gestora

Grupo de trabalho ODS de Caraguatatuba promove nova reunião e define equipe gestora
O Grupo de Trabalho (GT) ODS se reuniu nesta quarta-feira (20) para dar prosseguimento aos trabalhos e divulgar a equipe gestora das atividades, que estarão nas funções de coordenador geral, coordenadores técnicos e apoio operacional.

#PraTodosVerem: Grupo de Trabalho ODS em sala de reunião durante encontro (Foto: Divulgação/PMC)
Os coordenadores gerais terão a função de elaborar as diretrizes de um sistema estratégico de planejamento, implementação e elaboração de relatórios do cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Já os coordenadores técnicos serão responsáveis por promover iniciativas que tratem objetivamente das metas associadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, realizar estudos e propor planos e ações para subsidiar os trabalhos da Comissão, assim como acompanhar e conduzir os processos para otimizar esse trabalho.
A equipe de apoio operacional irá subsidiar e apoiar diretamente os Coordenadores e o GT, bem como acompanhar os eventos indicados ou realizados pelo GT. A eles também cabe a tarefa de enviar comunicados, manter as informações atualizadas, alterações de membros nas comissões e nos grupos de trabalho e registrar as reuniões.
As funcionárias públicas à frente da Coordenadoria Geral são Meire Paiva e Mayara Peixoto. Os coordenadores técnicos são Lilian Souza, Marília Santos, Rafael Garcia, Cleonice dos Santos, Henrique Nicola e Ana Paula Moura. A equipe operacional é composta por Francini Nunes, Ligia Mendes, Alexandre Novak e Priscila Moraes.
Além da nomeação, o encontro tratou de abordar o mapa dos municípios com índice de desenvolvimento baseado nos ODS, bem como o comparativo regional e o ranking de Caraguatatuba na colocação geral do Brasil. Caraguá se encontra na 64° posição, tendo caído 26 posição desde 2022. A reunião debateu os motivos dessa queda e as estratégias para alavancar o município neste ranking.
A líder das reuniões, Meire Paiva, destacou que esse cenário não é negativo para Caraguatatuba, no entanto será necessário trabalhar muito para melhorar essa classificação. “A queda registrada no ranking de Caraguatatuba diz respeito aos trabalhos intensificados em outros Estados e municípios em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que os fizeram subir na classificação geral à nossa frente. Como Caraguatatuba está apenas iniciando esses trabalhos, para atingir um desempenho maior e subir no ranking será preciso colocar a mão na massa e agir em conjunto, de forma consistente e contínua”, explicou.
Os trabalhos são desenvolvidos pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, com apoio da Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento. O GT ODS é formado por representantes das 19 secretarias municipais.
Sobre ODS e Agenda 2030
Os ODS, ou Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, são uma iniciativa global para enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável. Eles foram criados em setembro de 2015 pelas Nações Unidas como parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
A Agenda 2030 é um plano de ação abrangente que estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que abordam diversas questões sociais, econômicas e ambientais. Esses objetivos incluem acabar com a pobreza e a fome, promover a saúde e a educação de qualidade, alcançar a igualdade de gênero, garantir acesso à água limpa e energia renovável, promover o crescimento econômico sustentável, proteger o meio ambiente e combater as mudanças climáticas.
A Agenda 2030 busca envolver todos os países, setores da sociedade civil e setor privado na implementação dos ODS. O prazo para alcançar esses objetivos é o ano de 2030. Para ter acesso aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável basta acessar o link: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs
Veja Também Recentes

Escola de Caraguatatuba promove atividades em alusão ao Dia Nacional da Educação de Surdos
Inclusão, empatia e conhecimento. Os dias 23 (Dia Nacional da Educação dos Surdos) e 24 de abril (Dia Nacional da Lei de Libras) são importantes para lembrar a importância da educação inclusiva e acessível para as pessoas surdas ou com deficiência auditiva no país. Em Caraguatatuba, a EMEFEBS Professor Ricardo

Enxadrista de Caraguatatuba vence 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar
Caraguatatuba se destacou na 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar, realizada na cidade de Tremembé. O aluno João Ricardo Kirsh Fernandes, da Escola Estadual Ismael Iglesias, conquistou o 1º lugar na categoria Sub14. O evento faz parte do calendário esportivo educacional do Vale do Paraíba e contou com

Caraguatatuba resultado das indicações para Revelando SP 2025
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) recebeu 43 manifestações de interesse para participar do programa Revelando SP 2025. Após análise técnica, foram indicadas 15 propostas nas áreas de manifestações artísticas, culinária e artesanato. A seleção foi realizada com base nos critérios estabelecidos no edital do evento, disponível em

Secretaria de Esportes convoca professores e formadores esportivos de processo seletivo
Foi publicado nesta quinta-feira (17), o edital de convocação dos candidatos aprovados no processo seletivo de professores e formadores esportivos da Secretaria de Esportes. O edital está disponível com os classificados no site www.caraguatatuba.sp.gov.br ou no link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/servicos/servicos-ao-cidadao/concursos-e-processos-seletivos/. Foram convocados 32 formadores esportivos e 28 professores de educação física. A

Palestra sobre religiosidade de matriz africana integra programação de aniversário
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10 de abril (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana”. A atividade faz parte da programação de aniversário de Caraguatatuba. A entrada é gratuita