Pesquisar No Site

Caraguatatuba recebe visita do Ministério da Saúde para manter certificado de eliminação da transmissão vertical de HIV

Publicado em: 05/09/2023
Caraguatatuba recebe visita do Ministério da Saúde para manter certificado de eliminação da transmissão vertical de HIV
Caraguatatuba recebe visita do Ministério da Saúde para manter certificado de eliminação da transmissão vertical de HIV

Caraguatatuba recebe nesta semana a visita de representantes do Ministério da Saúde para avaliar indicadores e metas para manter a certificação de eliminação da transmissão vertical de HIV e conquistar o Selo Prata de boas práticas rumo à eliminação da transmissão vertical de Sífilis.

#PraTodosVerem: Quatro representantes do Ministério da Saúde falam com os profissionais presentes na abertura (Foto: Divulgação/PMC)

A transmissão vertical é quando o bebê é infectado durante a gestação, parto, e em alguns casos durante a amamentação. O certificado de eliminação por HIV ocorre quando as taxas de incidência são menores ou igual a 0,5 caso por mil nascidos. O município está desde 2018 sem registros de transmissão vertical pelo vírus HIV.

Caraguatatuba conquistou em 2022, a certificação por ter alcançado em seu território a eliminação da transmissão vertical de HIV concedida pelo Ministério da Saúde e foi destaque entre 43 municípios com mais de 100 mil habitantes de todo país, sendo o único da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte a alcançar a certificação.

Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (4), na Secretaria de Educação, o secretário de Saúde, Gustavo Boher, destacou que a cidade precisa e está investindo na saúde das crianças. “Voltamos nossa atenção e cuidados para que as crianças nasçam saudáveis. Oferecemos esse amparo e temos uma base de trabalho que é a maternidade, atenção básica, a UAMI e outros setores que investem no futuro”, disse.

A coordenadora da equipe nacional do Ministério da Saúde, Maria da Guia destacou que Caraguatatuba conseguiu desenvolver os projetos e mostrou que tem condições de continuar avançando. “Venceram o HIV e agora têm condições de vencer a Sífilis Congênita e alcançar mais essa certificação para o município. Mas, acima de tudo, toda essa luta, esse desafio que o município tem engajado para reduzir os casos de ambas as doenças, são os objetivos mais importantes que visamos atingir, fazer com que a cidade continue os trabalhos com toda atenção e cuidado, independente da certificação”, afirmou.

#PraTodosVerem: Prefeito fala ao microfone ao lado do secretário e secretária adjunta de saúde (Foto: Divulgação/PMC)

De acordo com o prefeito Aguilar Junior, o município já é campeão pelos desafios superados desde 2017, devido todo trabalho de cada agente e servidor público. E destaca que mesmo com o crescimento populacional apontado pelo último censo, com aumento de quase 34%, Caraguatatuba se mantém como polo de referência na região. “Quando vemos um programa como este, nos sentimos desafiados a fazer melhor pela população, e vamos buscar manter a nossa certificação”, disse.

Em 2022, Caraguatatuba alcançou o selo bronze de boas práticas rumo à eliminação da transmissão vertical de Sífilis, onde as taxas de incidência são menores ou iguais a dois casos por mil nascidos. Este ano, o município busca o selo prata que reduz essa taxa.

#PraTodosVerem: Quatro representantes do Ministério da Saúde falam com os profissionais presentes na abertura (Foto: Divulgação/PMC)

Os dados que serão analisados são referentes aos anos de 2020 e 2021, onde o município atingiu 100% dos indicadores, utilizados como parâmetro para receber a certificação e o selo.

A equipe do Ministério da Saúde visitará nesta semana equipamentos de saúde do município como processo de certificação: UAMI, Casa de Saúde Stella Maris, Pró Mulher, laboratórios, Vigilância Epidemiológica e UBS Tinga e Rio do Ouro.

Após a visita, será elaborado relatório com base nas informações coletadas e repassadas à Comissão Nacional, para definir se o município atende aos critérios e será contemplado. Segundo o Ministério da Saúde, o resultado deve ser apresentado ainda neste ano.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de recupera trecho da Travessa Cid Galvão no Centro de Caraguatatuba
Prefeitura recupera trecho da Travessa Cid Galvão no Centro de Caraguatatuba

A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba iniciou a substituição dos bloquetes da Travessa Cid Galvão, no Centro, por massa asfáltica. A equipe executou a preparação da caixa de pavimentação e a previsão é que o asfalto seja aplicado na próxima semana.  O tráfego de veículos na via

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 10/06/2026
Caraguatatuba imuniza 400 pessoas contra gripe durante ação da UBS Sumaré
Caraguatatuba imuniza 400 pessoas contra gripe durante ação da UBS Sumaré

A vacinação contra a gripe, realizada na quinta e sexta-feira (18 e 19), resultou em 400 doses aplicadas pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Sumaré em frente ao supermercado Shibata, no Centro de Caraguatatuba. O local foi escolhido em razão do grande fluxo de pessoas, como forma de facilitar o

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/06/2026
Instinto Surfé celebra três anos com ação ambiental e atividades gratuitas no Jardim Aruan neste sábado
Instinto Surfé celebra três anos com ação ambiental e atividades gratuitas no Jardim Aruan neste sábado

Caraguatatuba recebe neste sábado (13), das 9h às 12h, uma programação especial em comemoração aos três anos do projeto Instinto Surfé. O evento será realizado no Quiosque 38 (Carapaça), no Jardim Aruan, e reúne esporte, educação ambiental, cultura e lazer para toda a família. A iniciativa também marca as celebrações

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 15 - Vida terrestre ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 11/06/2026
2025 Parque Juqueriquerê - Hugo Labanca 08067
Parque Natural do Juqueriquerê convoca voluntários selecionados para programa ambiental em Caraguatatuba

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba publicou o Termo de Convocação nº 01/2026 do Programa de Voluntariado em Unidade de Conservação do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê (PNMJ). Ao todo, 16 candidatos selecionados foram convocados para integrar as atividades desenvolvidas na unidade de conservação. Os voluntários

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 23/06/2026
IMG_6680 (1)
Prefeitura de Caraguatatuba promove palestra sobre prevenção ao uso de álcool drogas e vaping na adolescência

A Prefeitura de Caraguatatuba promoveu, na terça-feira (30), a palestra “Álcool, Drogas e Vaping na Adolescência” para orientar pais de jovens sobre o risco do uso de substâncias psicoativas. A atividade ocorreu na Escola Estadual Thomaz Ribeiro de Lima, na região central, com objetivo de fortalecer a prevenção e ampliar

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 01/07/2026