Pesquisar No Site
Caraguatatuba recebe visita do Ministério da Saúde para manter certificado de eliminação da transmissão vertical de HIV

Caraguatatuba recebe visita do Ministério da Saúde para manter certificado de eliminação da transmissão vertical de HIV
Caraguatatuba recebe nesta semana a visita de representantes do Ministério da Saúde para avaliar indicadores e metas para manter a certificação de eliminação da transmissão vertical de HIV e conquistar o Selo Prata de boas práticas rumo à eliminação da transmissão vertical de Sífilis.

#PraTodosVerem: Quatro representantes do Ministério da Saúde falam com os profissionais presentes na abertura (Foto: Divulgação/PMC)
A transmissão vertical é quando o bebê é infectado durante a gestação, parto, e em alguns casos durante a amamentação. O certificado de eliminação por HIV ocorre quando as taxas de incidência são menores ou igual a 0,5 caso por mil nascidos. O município está desde 2018 sem registros de transmissão vertical pelo vírus HIV.
Caraguatatuba conquistou em 2022, a certificação por ter alcançado em seu território a eliminação da transmissão vertical de HIV concedida pelo Ministério da Saúde e foi destaque entre 43 municípios com mais de 100 mil habitantes de todo país, sendo o único da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte a alcançar a certificação.
Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (4), na Secretaria de Educação, o secretário de Saúde, Gustavo Boher, destacou que a cidade precisa e está investindo na saúde das crianças. “Voltamos nossa atenção e cuidados para que as crianças nasçam saudáveis. Oferecemos esse amparo e temos uma base de trabalho que é a maternidade, atenção básica, a UAMI e outros setores que investem no futuro”, disse.
A coordenadora da equipe nacional do Ministério da Saúde, Maria da Guia destacou que Caraguatatuba conseguiu desenvolver os projetos e mostrou que tem condições de continuar avançando. “Venceram o HIV e agora têm condições de vencer a Sífilis Congênita e alcançar mais essa certificação para o município. Mas, acima de tudo, toda essa luta, esse desafio que o município tem engajado para reduzir os casos de ambas as doenças, são os objetivos mais importantes que visamos atingir, fazer com que a cidade continue os trabalhos com toda atenção e cuidado, independente da certificação”, afirmou.

#PraTodosVerem: Prefeito fala ao microfone ao lado do secretário e secretária adjunta de saúde (Foto: Divulgação/PMC)
De acordo com o prefeito Aguilar Junior, o município já é campeão pelos desafios superados desde 2017, devido todo trabalho de cada agente e servidor público. E destaca que mesmo com o crescimento populacional apontado pelo último censo, com aumento de quase 34%, Caraguatatuba se mantém como polo de referência na região. “Quando vemos um programa como este, nos sentimos desafiados a fazer melhor pela população, e vamos buscar manter a nossa certificação”, disse.
Em 2022, Caraguatatuba alcançou o selo bronze de boas práticas rumo à eliminação da transmissão vertical de Sífilis, onde as taxas de incidência são menores ou iguais a dois casos por mil nascidos. Este ano, o município busca o selo prata que reduz essa taxa.

#PraTodosVerem: Quatro representantes do Ministério da Saúde falam com os profissionais presentes na abertura (Foto: Divulgação/PMC)
Os dados que serão analisados são referentes aos anos de 2020 e 2021, onde o município atingiu 100% dos indicadores, utilizados como parâmetro para receber a certificação e o selo.
A equipe do Ministério da Saúde visitará nesta semana equipamentos de saúde do município como processo de certificação: UAMI, Casa de Saúde Stella Maris, Pró Mulher, laboratórios, Vigilância Epidemiológica e UBS Tinga e Rio do Ouro.
Após a visita, será elaborado relatório com base nas informações coletadas e repassadas à Comissão Nacional, para definir se o município atende aos critérios e será contemplado. Segundo o Ministério da Saúde, o resultado deve ser apresentado ainda neste ano.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe Balada Inclusiva na próxima semana
O salão do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI) será palco na próxima quarta-feira (6/12), Às 14h, da “Balada Inclusiva”, promovida pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi). O evento faz parte da comemoração ao Dia Internacional da Pessoa

Prefeitura de Caraguatatuba anuncia reformas nos dois centros de exposições do Parque Juqueriquerê
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, informa que os dois centros de exposições no Parque Natural Municipal Juqueriquerê passarão por reformas pelos próximos 45 dias. A medida tem como objetivo melhorar a infraestrutura e garantir a qualidade dos espaços, que são de

Corpo de Bombeiros divulga resultado final das 20 vagas de GVTD para Caraguatatuba no DOE
O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo publicou o resultado definitivo do processo seletivo simplificado para 20 vagas de Guarda-Vidas por Tempo Determinado (GVTD) na edição do Diário Oficial do Estado (Volume 133 Número 120/ Caderno Executivo – Seção III Pág. 5) desta sexta-feira (24/11).

Definida programação da XXVII Kizomba da Consciência Negra
A XXVII Kizomba da Consciência Negra com o tema “a construção de uma cultura antirracista” será realizada de 17 a 20 de novembro, na Praça da Cultura, no centro de Caraguatatuba, sempre das 13h às 22h30. A entrada é gratuita. Barracas temáticas, ato ecumênico, culinária típica e apresentações dos fazedores de cultura, com

CaraguaPrev recadastra inativos aniversariantes de dezembro até dia 29
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) faz a prova de vida dos aposentados e pensionistas aniversariantes do mês de dezembro até o dia 29 (sexta-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro. O CaraguaPrev é o responsável pelo futuro previdenciário dos servidores efetivos da Prefeitura