Pesquisar No Site
Médicos de Caraguatatuba e Ubatuba participam de palestra sobre tratamento de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
Médicos de Caraguatatuba e Ubatuba participam de palestra sobre tratamento de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
Médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS), enfermeiros e farmacêuticos de Caraguatatuba e Ubatuba participaram de palestra com o pneumologista Paulo Roberto Tonidandel, professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, nesta segunda-feira (26/11). O bate-papo sobre identificação e tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) ocorreu no auditório da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), no Centro.

Fotos: Cláudio Gomes/PMC
De acordo com dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, cerca de 15,8% da população sofre com DPOC sendo que 87,5% desconhece ter o problema. É a terceira causa de óbito no Brasil.
“A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é um problema de saúde pública. O tabagismo é a principal causa. Também a poluição ambiental, exposição a produtos químicos, materiais de construção, fumaça inalada, tabagismo passivo, infecções virais e bacterianas também são considerados fatores de risco importantes”, explicou Tonidandel.
O pneumologista também conversou sobre o espirômetro, aparelho que mede a quantidade de ar que a pessoa expira e a rapidez com que ela faz isto.
“A espirometria pode detectar a DPOC antes dos sintomas aparecerem. O médico também pode usar o resultado do teste para descobrir a gravidade da DPOC além de ajudar a definir suas metas de tratamento e se outra doença como a asma ou insuficiência cardíaca, está causando os sintomas de DPOC”, disse.
O tratamento é feito por meio de oxigenoterapia, reabilitação pulmonar, medicamentos, entre outros procedimentos para garantir qualidade de vida ao paciente.
O médico da UBS do Tinga, Jessé Oliveira, afirmou que o encontro foi importante para orientar os médicos sobre a DPOC e encaminhamento para espirometria. “Quanto mais exames os profissionais da Atenção Básica tiverem para chegar a um diagnóstico preciso, melhor para o médico, o município e o paciente. Um bate-papo como este com um cardiologista e um reumatologista, por exemplo, seria igualmente bem produtivo”, sugeriu Oliveira.
Participaram ainda do encontro, Gisele Oliveira, coordenadora do grupo de humanização do Ambulatório de Especialidades (AME); Denise Mendes, articuladora da Atenção Básica da Diretoria Regional de Saúde; e a secretária-adjunta de Caraguatatuba, Derci Andolfo.
Veja Também Recentes
Esgotadas vagas para curso de instalador de ar-condicionado tipo Split
As vagas para as duas primeiras turmas de Instalador de Condicionador de Ar Tipo Split, gratuito, estão esgotadas. A capacitação é oferecida Secretaria Municipal de Governo dentro do programa Profissionaliza Caraguá e tem carga horária de 56 horas. Nas aulas, os participantes aprenderão a realizar a instalação de condicionadores de
Nota Oficial – Audiência pública das metas fiscais do 1º quadrimestre de 2026
A audiência pública para apresentação do Relatório de Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do 1º quadrimestre de 2026, que será realizada na Câmara Municipal, nesta sexta-feira (29), teve seu horário alterado. A sessão, anteriormente marcada para as 10h, será realizada às 14h, devido à visita do vice-presidente do Brasil,
Formação em Caraguatatuba aborda educação antirracista e valorização da cultura quilombola
Professores e profissionais da educação de Caraguatatuba participaram, no dia 21 de maio, de um encontro formativo no Instituto Federal de Caraguatatuba (IFSP) voltado às reflexões sobre memória, identidade, ancestralidade e valorização da cultura afro-brasileira. A atividade contou com a participação da educadora e líder quilombola, Vicentina Gabriel do Prado
Secretaria de Governo e ETEC abrem inscrições para cursos gratuitos de Assistente Administrativo e Excel
Estão abertas, até o dia 1º de junho, as inscrições para os cursos de Assistente Administrativo e Excel oferecidos, gratuitamente, pela Secretaria Municipal de Governo em parceria com a ETEC – Escola Técnica de Caraguatatuba. Cada um terá 20 vagas. Inscrições pelo link https://tinyurl.com/4jvtes65. O conteúdo do curso de Assistente
Maio Laranja promove ações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou na última segunda-feira (18), uma blitz educativa de orientação e sensibilização na Avenida da Praia e na Avenida Padre Anchieta, no centro da cidade, em apoio e visibilidade ao Maio Laranja, com a campanha “Faça Bonito”, que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso