Pesquisar No Site
Médicos de Caraguatatuba e Ubatuba participam de palestra sobre tratamento de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
Médicos de Caraguatatuba e Ubatuba participam de palestra sobre tratamento de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
Médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS), enfermeiros e farmacêuticos de Caraguatatuba e Ubatuba participaram de palestra com o pneumologista Paulo Roberto Tonidandel, professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, nesta segunda-feira (26/11). O bate-papo sobre identificação e tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) ocorreu no auditório da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), no Centro.

Fotos: Cláudio Gomes/PMC
De acordo com dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, cerca de 15,8% da população sofre com DPOC sendo que 87,5% desconhece ter o problema. É a terceira causa de óbito no Brasil.
“A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é um problema de saúde pública. O tabagismo é a principal causa. Também a poluição ambiental, exposição a produtos químicos, materiais de construção, fumaça inalada, tabagismo passivo, infecções virais e bacterianas também são considerados fatores de risco importantes”, explicou Tonidandel.
O pneumologista também conversou sobre o espirômetro, aparelho que mede a quantidade de ar que a pessoa expira e a rapidez com que ela faz isto.
“A espirometria pode detectar a DPOC antes dos sintomas aparecerem. O médico também pode usar o resultado do teste para descobrir a gravidade da DPOC além de ajudar a definir suas metas de tratamento e se outra doença como a asma ou insuficiência cardíaca, está causando os sintomas de DPOC”, disse.
O tratamento é feito por meio de oxigenoterapia, reabilitação pulmonar, medicamentos, entre outros procedimentos para garantir qualidade de vida ao paciente.
O médico da UBS do Tinga, Jessé Oliveira, afirmou que o encontro foi importante para orientar os médicos sobre a DPOC e encaminhamento para espirometria. “Quanto mais exames os profissionais da Atenção Básica tiverem para chegar a um diagnóstico preciso, melhor para o médico, o município e o paciente. Um bate-papo como este com um cardiologista e um reumatologista, por exemplo, seria igualmente bem produtivo”, sugeriu Oliveira.
Participaram ainda do encontro, Gisele Oliveira, coordenadora do grupo de humanização do Ambulatório de Especialidades (AME); Denise Mendes, articuladora da Atenção Básica da Diretoria Regional de Saúde; e a secretária-adjunta de Caraguatatuba, Derci Andolfo.
Veja Também Recentes
Pontos MIS: Oficina audiovisual “Curta os Brasis” está com inscrições abertas em Caraguatatuba
O Pontos MIS, programa do Museu da Imagem e do Som, em parceria com Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), promove na próxima terça-feira (16/6), das 14h às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, a oficina audiovisual “Curta os Brasis”. As inscrições estão abertas e devem ser efetuadas no link
Estudantes da rede municipal participam de ações de educação ambiental durante gincana “Descarte Certo de Resíduos Recicláveis”
A Semana do Meio Ambiente começa no dia 2 de junho com uma agenda que reúne atividades em escolas, espaços públicos e áreas ambientais de Caraguatatuba. Nos espaços educacionais, a programação conta com a gincana “Descarte Certo de Resíduos Recicláveis”, no Cide Tinga e nos Ciases do Travessão e Sumaré,
Com torneio de vôlei de praia no sábado, Caraguá Agita Esportes segue festivais e atividades de norte a sul da cidade
Mais ações de incentivo ao esporte e lazer no município. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, iniciou o programa “Caraguá Agita Esportes 2026”, iniciativa que prevê a realização de festivais, campeonatos e torneios em diversas modalidades por todo município. O “Caraguá Agita Esportes” foi idealizado com
Corpo de Baile de Caraguatatuba é selecionado para Programa de Qualificação em Dança 2026
O Corpo de Baile de Caraguatatuba celebra mais uma importante conquista em sua trajetória artística: a seleção para o Programa de Qualificação em Dança (PQD) 2026 – iniciativa do CULTSP PRO – Escola de Profissionais da Cultura, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, – voltado ao fortalecimento de
Praia do Porto Novo recebe mutirão de limpeza aberto à população na próxima terça-feira
A limpeza nas praias de Caraguatatuba ganha reforço na próxima terça-feira (26) com a realização de um mutirão na Praia do Porto Novo. A ação, que será realizada das 8h30 às 11h, próximo ao quiosque 52, é aberta a toda a população e busca unir conscientização ambiental, participação comunitária e