Pesquisar No Site
Caraguatatuba capacita médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde no diagnóstico e tratamento da hanseníase

Caraguatatuba capacita médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde no diagnóstico e tratamento da hanseníase
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, segue com a capacitação para profissionais de saúde no diagnóstico e tratamento da hanseníase. Desta vez, médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde recebem o treinamento.

#PraTodosVerem: Profissionais de saúde sentados durante capacitação (Foto: Divulgação/PMC)
Em fevereiro, o município ofertou capacitação aos agentes comunitários de saúde, que por meio de busca ativa nas residências, aplicaram questionário de suspeição de hanseníase, que faz parte de uma ação estratégica do projeto ‘Sasakawa’, do Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde.
De 608 questionários enviados para o projeto Sasakawa, 110 apresentaram importantes alterações. Todos os pacientes estão sendo convocados para avaliação no Centro de Especialidades Médicas (CEM) e assim dar continuidade ao tratamento.
A capacitação dos médicos e enfermeiros é ministrada por uma representante do Ministério da Saúde durante esta semana e segundo a Secretaria de Saúde é a melhor estratégia para diminuição e prevenção da hanseníase, visando o diagnóstico precoce e melhora na qualidade do atendimento aos acometidos pela doença, que ainda é tão estigmatizada, além de facilitar o acesso ao tratamento e a prevenção de incapacidades.

#PraTodosVerem: Profissionais de saúde treinam avaliação entre os colegas (Foto: Divulgação/PMC)
A doença
A hanseníase é uma doença infecciosa causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae. Ela atinge pele e nervos, gera redução da força muscular e produz manchas, sensações como formigamento, dormências e outras formas de perda de sensibilidade.
A doença sempre foi cercada de preconceito e foi chamada, durante muito tempo, de “lepra”. Conscientizar a população sobre esse termo pejorativo é um dos intuitos da campanha, além de desmascarar mitos sobre como ela é transmitida.
Sinais e sintomas:
– sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades;
– manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato;
– áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor;
–caroços e placas em qualquer local do corpo;
– diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).
Como se transmite?
Os pacientes sem tratamento eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro). O paciente em tratamento regular ou que já recebeu alta não transmite. A maioria das pessoas que entram em contato com estes bacilos não desenvolve a doença. Somente um pequeno percentual, em torno de 5% de pessoas, adoecem. Fatores ligados à genética humana são responsáveis pela resistência (não adoecem) ou suscetibilidade (adoecem). O período de incubação da doença é bastante longo, variando de três a cinco anos.
Como tratar?
A hanseníase tem cura. O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento é via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos e é denominado poliquimioterapia.
Como se prevenir?
É importante que se divulgue junto à população os sinais e sintomas da doença e a existência de tratamento e cura, através de todos os meios de comunicação. A prevenção baseia-se no exame dermato-neurológico e aplicação da vacina BCG em todas as pessoas que compartilham o mesmo domicílio com o portador da doença, após avaliação médica.
Veja Também Recentes

Campeonato Municipal de Futsal 2025 abre inscrições para Séries Ouro Prata e Bronze
Está aberto o período de inscrições para o Campeonato Municipal de Futsal 2025 em Caraguatatuba. As equipes das Séries Ouro, Prata e Bronze já podem retirar as fichas de inscrição, com prazo até o dia 2 de setembro, data em que ocorre o Congresso Técnico, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo

Caraguatatuba recebe oficina gratuita de mímica ‘O Corpo Cômico’ neste domingo
O Festival Felino 2025 realiza neste domingo (10/8), das 14h às 16h, no Auditório Maristela de Oliveira, no Centro de Caraguatatuba, a oficina de mímica ‘O Corpo Cômico’ com Alejo Linares. A entrada é gratuita e a inscrição deve ser realizada pelo link https://tinyurl.com/4dbkvhfr . A oficina é uma atividade provocadora e

Autora do livro ‘O Caiçarinha’ participa da Quarta Literária na Biblioteca de Artes
A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realiza no dia 20 de agosto, às 19h, na Biblioteca de Artes Leopoldo Ferreira Louzada, a Quarta Literária com a escritora Beatriz Vaz. O encontro é gratuito e é realizado em parceria com a Biblioteca Municipal Afonso Schmidt. Atuante há mais

Marçal Leme da Costa conquista ouro no Paratambor e reforça trajetória de superação no 48º Campeonato Nacional da ABQM
O paratleta Marçal Leme da Costa, morador de Caraguatatuba, voltou a brilhar no cenário esportivo nacional ao conquistar o 1º lugar na categoria Paratambor durante o 48º Campeonato Nacional da ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha), realizado entre os dias 8 e 20 de julho, em

Estudantes de Caraguatatuba vivem jornada espacial com Planetário Itinerante
Os alunos dos 6º e 8º anos do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Caraguatatuba participam do projeto ‘Planetário Itinerante Urânia – Planetário Móvel na Sua Escola’. O projeto começou nesta segunda-feira (4) e segue até sexta-feira (8), sempre das 8h às 17h40. A expectativa é que mais